Browsing by Issue Date, starting with "2014-06-27"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Gestão da manutenção de equipamentos portuáriosPublication . Silva, Sandra Isabel Conceição Tavares; Cruz, Nuno VeraOs desafios da competitividade e as exigências de grande operacionalidade, fiabilidade e otimização que se colocam à atividade dos terminais portuários de movimentação de carga constituem motivação determinante para uma reflexão sobre os instrumentos e processos de gestão da manutenção de equipamentos portuários de movimentação de carga, como fator de garantia das melhores condições de operação daqueles equipamentos. Com a realização deste projeto e, partindo de uma caracterização breve da actividade portuária, dos respetivos equipamentos e infra-estruturas e da sua importância para a competitividade do porto, pretende-se abordar a problemática da gestão da manutenção numa perspetiva prática, cobrindo, designadamente: (i) os conceitos chave de manutenção (tipos de trabalho, terminologia e técnicas); (ii) a organização do parque de equipamentos e respetiva base de dados no sistema de gestão de ativos; (iii) a operacionalização e caracterização do sistema de gestão. Do ponto de vista metodológico, será feita uma revisão da literatura sobre a problemática e serão elencados aspetos práticos apreendidos da gestão no caso real do Porto da Praia, em Cabo Verde.
- A autoridade e proximidade na relação pedagógicaPublication . Pereira, Madalena; Montiel, AntónioA pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo descobrir os fatores que potenciam a autoridade do professor e a sua proximidade aos alunos. Após uma revisão de leitura para encontrar recomendações que facilitam a autoridade e proximidade na relação pedagógica, tentou-se identificar fatores que potenciam essa autoridade do professor e a proximidade aos alunos que eu observei no estágio e finalmente procurou-se saber quais são os fatores e estratégias que são praticados por professores experientes para potenciarem a autoridade e a sua proximidade aos alunos. Uma vez definidos os conceitos de autoridade e de proximidade e revelada a sua importância na relação pedagógica, passou-se a uma fase de observação empírica com base em dois intrumentos de recolha de dados: os diários de campo e as entrevistas semi¬estruturadas. Os diários foram escritos durante o período de estágio, em que estive no Externato "O Nosso Jardim" numa sala do 4°ano do 1°Ciclo do Ensino Básico e centrou-se na análise de comportamentos do professor e dos alunos, com o intuito de perceber os fatores que facilitam o exercício da autoridade e da proximidade e os fatores que dificultam o exercício da autoridade e da proximidade. O segundo instrumento foi a entrevista a professores experientes para sabermos quais eram os fatores e estratégias que usam e recomendam. Após um estudo dos dados recolhidos, interpretados usando grelhas de análise, foi possível tomar consciência da necessidade do equilíbrio entre a autoridade e a proximidade na relação pedagógica e dos fatores que possibilitam o exercício da autoridade e a sua proximidade aos alunos. Todos os fatores foram sintetizados nos conceitos de capacitação pedagógica (saber que sustenta a autoridade) e disponibilidade pedagógica (que assegura a proximidade conveniente).
- A autoridade do professor e gestão da aulaPublication . Palha, Maria do Carmo; Montiel, António
- Possible emodepside toxicosis in a Collie with MDR1 gene mutationPublication . Dias, Carlos André Ribeiro; Francisco, Anabela Maduro de Almeida; Vilhena, Hugo Corte-RealThe multi-drug resistance gene 1 (MDR1) is responsible for encoding an efflux transport protein designated P-glycoprotein (P-gp). The P-gp is expressed in various tissues such as the capillary endothelial cells of the brain, renal tubular cells, intestinal cells, skin, among others. It is also present in some types of neoplastic cells, where it is often overexpressed. It is a glycosylated transmembrane protein that transports several amphipathic and hydrophobic molecules, such as toxins and xenobiotics, including drugs commonly used in veterinary practice. A mutation in MDR1 gene is frequent in some dog breeds, and encodes the synthesis of a non-functional P-gp. The absence of P-gp in the blood-brain barrier may originate the accumulation of its substrates in the central nervous system, leading to neurotoxicity. Currently, a wide variety of molecules are known to be substrates of P-gp. This mutation has been classically associated with ivermectin neurotoxicity in dogs of Collie breeds. However, this mutation has been described in several other dog breeds, mainly herding breeds, and associated with toxicity of other drugs and toxins. This paper reports a clinical case of a strong suspicion of neurotoxicity associated with an overdose of emodepside in a Collie dog carrier of an homozygous mutation in the MDR1 gene. Although the neurotoxicity associated with the overdose of emodepside is recognized by the European Medicines Agency, this is, to our best knowledge, the first clinical report of a possible emodepside toxicosis. Considering the relevance of P-gp function in drug metabolism, it is of paramount importance to screen the MDR1 gene mutation, especially in dogs breeds where this mutation is frequent, so that safe drugs are used in the treatment of these animals
- Pensar o pensar. Práticas metacognitivas numa sala do 1º cicloPublication . Tomaz, Maria Ana; Montiel, AntónioO presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico é o resultado de uma investigação qualitativa sobre a presença da metacognição nas dinâmicas em sala de aula do grupo de alunos do 2º ano da turma A do Colégio de Santa Maria. Pela observação participante, registaram-se vinte e nove situações em notas de campo, onde se identificaram práticas metacognitivas, que foram posteriormente classificadas segundo as categorias definidas, pelo cruzamento de três perspetivas abordadas na investigação: o sentido metacognitivo (autorregulação ou metacognição no sentido estrito); o sujeito (estratégias do professor ou comportamentos dos alunos); a fase da tarefa em que ocorre metacognição (planificação, execução ou avaliação). A classificação foi justificada com teoria sobre metacognição, sobre a qual incide em exclusivo o primeiro capítulo do relatório. Para além de apresentar a realidade metacognitiva de uma sala de aula do Ensino do 1º Ciclo, a investigação é mote para uma reflexão profunda sobre a temática, as suas implicações na aprendizagem dos alunos e principalmente no processo de educação do Homem ao longo da vida.
- Brincar para ser, ajudar e crescerPublication . Ferreira, Joana; Ribeiro, Maria
- O papel das tarefas propostas na aprendizagem matemáticas em alunas do 3º ano do Ensino BásicoPublication . Nunes, Vanessa; Paiva, Ana
- Observation of a peaking structure in the $J/\psi \phi$ mass spectrum from $B^{\pm} \to J/\psi \phi K^{\pm}$ decaysPublication . CMS collaboration (2210 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Calpas, Betty; Almeida, Nuno; Bargassa, Pedrame; David Tinoco Mendes, Andre; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoA peaking structure in the J/psi phi mass spectrum near threshold is observed in B(+/-) to J/psi phi K(+/-) decays, produced in pp collisions at sqrt(s) = 7 TeV collected with the CMS detector at the LHC. The data sample, selected on the basis of the dimuon decay mode of the J/psi, corresponds to an integrated luminosity of 5.2 inverse femtobarns. Fitting the structure to an S-wave relativistic Breit-Wigner lineshape above a three-body phase-space nonresonant component gives a signal statistical significance exceeding five standard deviations. The fitted mass and width values are m = 4148.0 +- 2.4 (stat.) +- 6.3 (syst.) MeV and Gamma = 28 +15 -11 (stat.) +- 19 (syst.) MeV, respectively. Evidence for an additional peaking structure at higher J/psi phi mass is also reported.