| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.55 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino
Básico é o resultado de uma investigação qualitativa sobre a presença da metacognição nas
dinâmicas em sala de aula do grupo de alunos do 2º ano da turma A do Colégio de Santa
Maria. Pela observação participante, registaram-se vinte e nove situações em notas de
campo, onde se identificaram práticas metacognitivas, que foram posteriormente
classificadas segundo as categorias definidas, pelo cruzamento de três perspetivas
abordadas na investigação: o sentido metacognitivo (autorregulação ou metacognição no
sentido estrito); o sujeito (estratégias do professor ou comportamentos dos alunos); a fase
da tarefa em que ocorre metacognição (planificação, execução ou avaliação). A
classificação foi justificada com teoria sobre metacognição, sobre a qual incide em
exclusivo o primeiro capítulo do relatório. Para além de apresentar a realidade
metacognitiva de uma sala de aula do Ensino do 1º Ciclo, a investigação é mote para uma
reflexão profunda sobre a temática, as suas implicações na aprendizagem dos alunos e
principalmente no processo de educação do Homem ao longo da vida.
Description
Keywords
Ensino Básico Metacognição Autorregulação Processo de educação
