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Abstract(s)
Neste relatório pretende-se evidenciar o resultado da prática educativa em contexto escolar, 1.º ciclo
do ensino básico, a partir de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada da Prática Educativa
Supervisionada. Este relatório apresenta, assim, uma componente teórica que clarifica conceitos
essenciais ao desenvolvimento de uma prática letiva sustentada e uma componente empírica que
explicita muitas das ações realizadas nas escolas.
A partir da observação direta dos alunos durante o estágio pude perceber que as crianças, apesar de
não apresentarem dificuldades especificas de aprendizagem, tinham dificuldades em manter-se
atentas durante o tempo necessário para a execução das tarefas escolares propostas pelo professor.
Essa situação tinha relação direta com o seu desempenho e comprometia o sucesso escolar.
Assim, o problema abordado neste trabalho passou por identificar o que é a atenção, nomeadamente
as suas funções em crianças de 1º ciclo, e como o professor pode promover a atenção dos seus
alunos em sala de aula.
A atenção é fundamental para a assimilação de novos conceitos e compreensão de conteúdos e por
isso era necessário perceber quais os fatores que podem influenciar a atenção dos alunos para
depois traçar estratégias de intervenção que sejam facilitadoras no que diz respeito à promoção da
atenção e interesse dos alunos.
A motivação é um fator determinante para captar a atenção do aluno e consequentemente conseguir
uma aprendizagem eficaz. O papel do professor é de grande relevância no processo de
aprendizagem do aluno pois é a ele que compete gerir e organizar os conteúdos escolares a lecionar
e adotar uma metodologia de ensino que favoreça a motivação do aluno para a aprendizagem.
Logo, a atenção do aluno vai estar diretamente relacionada com a forma como o professor realiza o
seu plano de aula e interage com os alunos em sala.
Cabe ao professor desenvolver atividades variadas, respeitando o tempo de atenção da criança na
sua fase de desenvolvimento, ajudar o aluno a reconhecer o que o leva à distração e o que o motiva
IV
a aprender com mais facilidade e competência.
O professor pode adotar várias estratégias para captar a atenção ou desenvolver o domínio da
atenção das crianças de 1º ciclo. Essas estratégias, apresentadas neste trabalho, constituem uma
ferramenta útil que pode servir de guia prático para os professores utilizarem na sala de aula com os
alunos.
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Keywords
Ensino Básico Prática Pedagógica Sala de aula Sucesso escolar