Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
38.96 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de
Prática de Ensino Supervisionada, realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino
Básico, mais concretamente no 4.º ano de escolaridade, numa escola situada em
Lisboa.
Tendo em conta o contexto e a realidade vivenciada durante o estágio foram
desenvolvidas temáticas específicas (as Fases da Lua; a Erupção vulcânica; os
Fenómenos de transformação da água; Ciclo da água), área de Estudo do Meio, de
modo a refletir sobre os processos de intervenção e de intencionalidade pedagógica
do método de aprendizagem ativa. Com este método pretende-se favorecer as
aulas, não centradas na acumulação de conhecimentos estáticos, segundo um
processo de aquisição e construção de conhecimentos centrados nos alunos.
A metodologia utilizada nesta investigação foi de caráter qualitativo, sendo
que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste
caso, as notas de campo, os questionários e as entrevistas aplicados aos alunos da
turma que acompanhei.
Description
Keywords
Ensino Básico Estudo do Meio Metodo de Aprendizagem Ativa Estratégias Interventivas