Publication
Abordagem de conteúdos, na área de Estudo do Meio, privilegiando o método de aprendizagem ativa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Malhão, Vera | |
dc.contributor.author | Franco, Ana Rita | |
dc.date.accessioned | 2016-12-05T20:23:44Z | |
dc.date.available | 2016-12-05T20:23:44Z | |
dc.date.issued | 2015-07-21 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no 4.º ano de escolaridade, numa escola situada em Lisboa. Tendo em conta o contexto e a realidade vivenciada durante o estágio foram desenvolvidas temáticas específicas (as Fases da Lua; a Erupção vulcânica; os Fenómenos de transformação da água; Ciclo da água), área de Estudo do Meio, de modo a refletir sobre os processos de intervenção e de intencionalidade pedagógica do método de aprendizagem ativa. Com este método pretende-se favorecer as aulas, não centradas na acumulação de conhecimentos estáticos, segundo um processo de aquisição e construção de conhecimentos centrados nos alunos. A metodologia utilizada nesta investigação foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de campo, os questionários e as entrevistas aplicados aos alunos da turma que acompanhei. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201346770 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16577 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Estudo do Meio | pt_PT |
dc.subject | Metodo de Aprendizagem Ativa | pt_PT |
dc.subject | Estratégias Interventivas | pt_PT |
dc.title | Abordagem de conteúdos, na área de Estudo do Meio, privilegiando o método de aprendizagem ativa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich |