Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-21"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- A representação do quotidiano das crianças pelo desenho livrePublication . Sousa, Diana; Meireles, MariaO trabalho que está na génese do presente relatório, intitulado “A representação do quotidiano das crianças pelo desenho livre”, teve como principal objetivo tentar compreender, a partir do desenho infantil, quais as vivências significativas para um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Deste modo tivemos como finalidade, entender/analisar se o desenho das crianças expressa as vivências significativas e se o contexto é determinante na elaboração dos mesmos. Este trabalho foi desenvolvido com a utilização de uma metodologia de cariz qualitativa e os dados foram recolhidos por meio da observação participante e de diálogos efetuados após a realização dos desenhos. Esta investigação permitiu concluir que o contexto escolar deve fomentar espaço para as criações livres da criança através da comunicação entre esta e o adulto, possibilitando um melhor conhecimento das situações vividas e sentimentos expressos, não só nas suas reproduções gráficas, a partir do jogo simbólico, bem como nos dados recolhidos a partir dos diálogos que, expressaram bastante as vivências emocionais e do quotidiano.
- Como tirar partido dos recursos audiovisuais nas aprendizagens formais do 1º ciclo do Ensino Básico?Publication . Furtado, Ana; Carvalho, MariaO presente Relatório Final emerge da Prática de Ensino Supervisionado a partir da intervenção pedagógica efetuada em contexto de 1ºciclo, numa escola de ensino público. O trabalho pretende refletir acerca da sociedade atual e dos novos recursos educativos disponíveis na comunidade escolar. Uma vez que a escola faz parte da sociedade, deve adaptar a sua ação pedagógica às novas dinâmicas sociais que por vezes, se distanciam dos métodos tradicionais. Este estudo foi implementado com crianças da faixa etária dos 8 e 9 anos, pretendendo contribuir para a reflexão sobre o papel do professor como mediador na utilização de novos recursos, neste caso a fotografia, nos diferentes conteúdo formais tentando estimular e motivar o interesse da criança nestas aprendizagens A metodologia para a realização deste estudo foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação participativa, as notas de campo, os diários de bordo e o registo fotográfico efetuado pelas crianças. No sentido de dar resposta às questões associadas à problemática identificada foi necessária uma pesquisa documental/teórica a partir da visão de vários autores. Foi necessário refletir, sobre os processos de aprendizagens efetuados pelas crianças envolvidas nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo dos resultados obtidos ao longo do processo. Este estudo apresenta as potencialidades pedagógicas e algumas das diferentes estratégias de ensino que se prendem com a utilização da fotografia nas aprendizagens formais no 1º ciclo do Ensino Básico.
- Diferenciação Pedagógica: Ver para além do visívelPublication . Neo, Patrícia; Vale, PauloO tema deste relatório final, a Diferenciação Pedagógica, emerge da necessidade de perceber como é que a mesma é entendida e realizada no contexto de sala. O presente trabalho foi realizado numa turma de 3º ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os oito e os dez anos de idade. O objetivo deste estudo consiste não só em compreender como é feita a Diferenciação Pedagógica em 1º ciclo, mas também as estratégias utilizadas para ultrapassar as diversas dificuldades que vão surgindo na sua implementação. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, assim como a entrevista semi - estruturada à professora titular e à professora da educação especial. Para ver as questões associadas ao problema respondidas, realizei uma fundamentação teórica que me permitiu ter um entendimento dos conceitos chave inerentes ao tema em estudo. Por fim, foi necessário proceder à análise dos dados recolhidos a partir das questões colocadas, evidenciando-se que a Diferenciação Pedagógica se faz sobretudo ao nível das metodologias adaptadas. As estratégias de Diferenciação Pedagógica implementadas na sala de aula foram diversas, tendo sido aplicadas a todos os alunos e não apenas aqueles com dificuldades de aprendizagem. A professora cooperante utiliza o Modelo Curricular da Escola Moderna como base para desenvolver a diferenciação. Sublinha-se a relevância da intencionalidade pedagógica, sempre que possível partilhada e projectada em equipa, na sua efectiva concretização.
- Toxoplasmose: uma perspetiva de saúde públicaPublication . da Rocha, Bárbara Vizinho; Duarte, Sofia Alexandra Giestas Cancela; Sousa, Sérgio Eduardo RamalhoA toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial que afeta cerca de um terço da população humana, provocada por um protozoário intracelular obrigatório, Toxoplasma gondii. A distribuição deste parasita é influenciada por fatores climáticos, socioeconómicos, hábitos alimentares e regiões geográficas. É considerada uma parasitose emergente, inserida no complexo TORCH, que agrupa as principais infeções perinatais do Homem. O termo TORCH surge da fusão de Toxoplasma, Rubéola, Citomegalovírus e Herpesvirus, cuja ocorrência durante a gestação poderá ocasionar aborto espontâneo, nascimento prematuro, morte neonatal e ainda graves sequelas no feto. As formas habituais de infeção consistem na ingestão de quistos viáveis presentes em carne de porco crua ou mal cozinhada, cordeiro e caça, e ainda ingestão de oocistos presentes na água ou solo contaminados, assim como frutas e vegetais crus. Em Portugal devido a um défice de informação acerca desta doença, a maioria das mulheres toma medidas preventivas ineficazes que põem em causa o decorrer normal da gravidez. Esta problemática é decrescente, de norte para sul do país. Nesta dissertação pretender-se-á efetuar uma revisão bibliográfica sobre a toxoplasmose, na perspetiva da saúde pública. O ciclo de vida e as características do parasita serão abordados numa perspetiva integrada, juntamente com a patogenia, diagnóstico e a identificação de fatores de risco da infeção em humanos. Serão igualmente discutidas as principais medidas de controlo da toxoplasmose em humanos.
- Rotura do ligamento cruzado cranial - técnicas de fisioterapia e reabilitação pós-operatóriaPublication . Ferreira, Sónia Dias; Vieira, Maria João Nobre de Matos Pereira; Pinto, Pedro Olivério Monteiro SanchesA rotura do ligamento cruzado cranial (RLCC) é uma causa frequente de claudicação do membro pélvico nos cães. Esta situação pode ter origem traumática, degenerativa, genética, conformacional, ambiental, imunomediada ou inflamatória. Têm sido descritas várias técnicas cirurgicas para estabilizar o ligamento cruzado cranial, apesar de nenhuma delas conseguir impedir a progressão da osteoartrite ou uma recuperação eficaz do membro afetado. As técnicas cirurgicas mais utilizadas para a estabilização são a intra e extracapsular, assim como as técnicas modificadoras da biomecânica do joelho. Estas últimas, denominadas osteotomias corretivas, têm como objetivo a estabilidade dinâmica assim como a alteração da geometria da tíbia proximal. O objetivo de qualquer técnica cirúrgica é restaurar a estabilidade, simular a função e manter a biomecânica normal do joelho para prevenir a deterioração, especialmente o dano dos meniscos e a progressão da doença degenerativa articular. Do ponto de vista clínico, o controlo do programa de reabilitação do ligamento cruzado cranial está em constante mudança, devido a fatores influenciados pelo retorno funcional do membro após a cirurgia. A reabilitação pode permitir diminuir o tempo de recuperação de alguns pacientes e pode ser uma mais valia ao processo cirúrgico. Os objetivos do pós-operatório são analgesia, promover a cicatrização, manter a massa muscular, aumentar a estabilidade do joelho, flexibilidade, propriocepção, equilíbrio e coordenação, facilitar o retorno à função, prevenir doença degenerativa articular e restabelecer a condição cardiovascular. Neste artigo irei realizar uma pequena aproximação ao tema da rotura do ligamento cruzado cranial, com foco na descrição das técnicas de físioterapia na reabilitação pós cirúrgica da resolução da RLCC, enumerando as vantagens, benefícios e indicações de cada técnica.
- Adaptation of yeasts to fructose rich environments: a role for horizontal gene transfer of a fructose transporterPublication . Gonçalves, Carla; Coelho, Marco A.; Salema-Oom, Madalena; Gonçalves, Paula
- Abordagem de conteúdos, na área de Estudo do Meio, privilegiando o método de aprendizagem ativaPublication . Franco, Ana Rita; Malhão, VeraO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no 4.º ano de escolaridade, numa escola situada em Lisboa. Tendo em conta o contexto e a realidade vivenciada durante o estágio foram desenvolvidas temáticas específicas (as Fases da Lua; a Erupção vulcânica; os Fenómenos de transformação da água; Ciclo da água), área de Estudo do Meio, de modo a refletir sobre os processos de intervenção e de intencionalidade pedagógica do método de aprendizagem ativa. Com este método pretende-se favorecer as aulas, não centradas na acumulação de conhecimentos estáticos, segundo um processo de aquisição e construção de conhecimentos centrados nos alunos. A metodologia utilizada nesta investigação foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de campo, os questionários e as entrevistas aplicados aos alunos da turma que acompanhei.
- Conquista da autonomia: qual o papel do reforço positivo?Publication . Santos, Maria Granate; Quintela, MariaEste Relatório Final assenta no Paradigma Qualitativo e Interpretativo e insere-se no âmbito da Área Científica da Prática de Ensino Supervisionada – PES, do Mestrado em Educação Pré-escolar, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este estudo emergiu durante o estágio, foi no decorrer deste que pude constatar sobre importância da conquista da autonomia na vida de uma criança. Surgiu então a questão na qual me foquei para esta investigação – A conquista da autonomia: Qual o papel do reforço positivo. Os dados para esta investigação foram recolhidos numa instituição privada, ao longo do meu percurso de estágio, no corrente ano lectivo 2011/2012. Este trabalho advém do instrumento de recolha de dados, as Notas de Campo, que sustentam todo o meu estudo. Os dados recolhidos foram analisados por mim e depois fundamentados com autores de referência, isto possibilitou-me compreender algumas estratégias e atitudes a utilizar enquanto educadora. A fundamentação teórica utilizada permitiu-me justificar a reflexão e a análise das Notas de Campo. E pude verificar com isto que os dados analisados apontam para uma forte relação entre o papel do adulto na conquista da autonomia da criança e a motivação da própria criança na mesma conquista.
- Competências do Professor do 1º CEB na Gestão dos Comportamentos em Sala de AulaPublication . Almeida, Joana; Gomes, ElisabeteO presente Relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB e visa reflectir sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida numa escola do 1º ciclo do ensino básico, integrada num Agrupamento de Escolas TEIP (Território Escolar de Intervenção Prioritária), numa turma de vinte e um alunos do 2º ano de escolaridade. A partir das experiências vivenciadas, surgiu o interesse oportuno pelas “Competências do Professor do 1º CEB na Gestão dos Comportamentos em Sala de Aula”, culminando na reflexão acerca do repertório de estratégias que este pode utilizar em prol da construção de um ambiente pedagógico de qualidade. Este grupo é de difícil gestão comportamental, pois a grande parte das crianças são indisciplinadas, pouco respeitadoras de regras, desinteressam-se e distraem-se rapidamente, e revelam agressividade nas suas relações interpessoais. Neste sentido, e a partir de uma investigação qualitativa que se aproxima de uma Investigação-Acção (I-A), são referenciadas práticas correntes da instituição e apresentado o conjunto de intervenções que dinamizei tanto na sala de aula como no tempo de recreio. As opções metodológicas recorreram a um conjunto diversificado de recolha de dados, nomeadamente o Diário de Campo, inquéritos por questionário, tabela da frequência de incidentes críticos e registo fotográfico. As principais conclusões deste trabalho assentam na importância de o/a Professor/a saber organizar e reestruturar o ambiente educativo recorrendo a materiais, instrumentos reguladores, acções e rotinas; planificar actividades estimulantes e diversificadas; e gerir democraticamente os comportamentos da sala de aula, sendo capaz de negociar, discutir e entrar em acordo com os seus alunos na gestão das recompensas e consequências. No que concerne à intervenção do/a Professor/a em contextos e situações não formais dentro da escola, são apresentadas conclusões baseadas na observação e no resultado demonstrado num gráfico de barras que parece evidenciar uma tendência de diminuição da ocorrência de comportamentos desadequados em sala de aula, quando implementadas estratégias nos dois espaços (formais e não formais, especificamente, sala de aula e recreio).
- A importância da marca nas organizações desportivasPublication . Pereira, Fabiana Gonçalves; Fonseca, José Manuel; Portugal, MiguelNa atualidade torna-se evidente o impacto que as organizações desportivas assumem na sociedade, destacando-se uma modalidade, já há muito apelidada de desporto-rei: o futebol. Esta modalidade conquistou multidões em todo o mundo, transformando este desporto numa indústria capaz de gerar um grande volume de receitas. Neste sentido, o sentido de pertença e de identificação que os adeptos têm em relação à equipa mantém-se constante ao longo do tempo, independentemente do número de vitórias desse mesmo clube. E é neste âmbito que o presente trabalho está inserido. Como o próprio título indica, o presente trabalho de investigação, procura entender a importância da marca nas organizações desportivas, tendo como principal foco um dos três grandes clubes do futebol nacional, o Sport Lisboa e Benfica (SLB). Ou seja, entender de que forma é que a marca Benfica é utilizada como ferramenta estratégica na gestão do clube e os resultados que a mesma provoca. Através de estudos realizados pela consultora Brand Finance, conclui-se que, em termos de resultados nacionais, o SLB nos anos de 2005 até 2010 manteve o seu brand equity constante, conseguindo resultados que lhe garantiam uma posição atrás do seu rival Futebol Clube do Porto (FCP) e à frente do Sporting Clube de Portugal (SCP). No entanto, a partir de 2011 o clube da Luz deixou os seus concorrentes nacionais para trás e focou-se no seu crescimento, tendo conseguido posicionar-se pela primeira vez entre as 30 marcas mais valiosas de futebol da europa (28º lugar). Um ano depois sofre uma queda de posição que não lhe permite a conquista de um lugar no ranking dos melhores mas, a partir de 2013, a situação converte-se e o clube dos encarnados começa a destacar-se a nível mundial. A partir deste ano o clube garante o seu lugar ao lado das marcas mais valiosas à escala mundial, conseguindo manter-se até à atualidade neste ranking das 50 mais valiosas. Com base nestas conclusões, o desenvolvimento do Sport Lisboa e Benfica não teve como causa principal os seus resultados desportivos, destacando-se, assim, o papel da marca e a importância e influência que a mesma assume no crescimento e sustentabilidade da organização.