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Authors
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Abstract(s)
O trabalho que está na génese do presente relatório, intitulado “A representação
do quotidiano das crianças pelo desenho livre”, teve como principal objetivo tentar
compreender, a partir do desenho infantil, quais as vivências significativas para um
grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Deste modo tivemos
como finalidade, entender/analisar se o desenho das crianças expressa as vivências
significativas e se o contexto é determinante na elaboração dos mesmos. Este trabalho
foi desenvolvido com a utilização de uma metodologia de cariz qualitativa e os dados
foram recolhidos por meio da observação participante e de diálogos efetuados após a
realização dos desenhos. Esta investigação permitiu concluir que o contexto escolar
deve fomentar espaço para as criações livres da criança através da comunicação entre
esta e o adulto, possibilitando um melhor conhecimento das situações vividas e
sentimentos expressos, não só nas suas reproduções gráficas, a partir do jogo simbólico,
bem como nos dados recolhidos a partir dos diálogos que, expressaram bastante as
vivências emocionais e do quotidiano.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Desenho Jardim-de-infância Ambiente educativo