Publication
A representação do quotidiano das crianças pelo desenho livre
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Meireles, Maria | |
dc.contributor.author | Sousa, Diana | |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T17:33:25Z | |
dc.date.available | 2016-04-01T17:33:25Z | |
dc.date.issued | 2015-07-21 | |
dc.description.abstract | O trabalho que está na génese do presente relatório, intitulado “A representação do quotidiano das crianças pelo desenho livre”, teve como principal objetivo tentar compreender, a partir do desenho infantil, quais as vivências significativas para um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Deste modo tivemos como finalidade, entender/analisar se o desenho das crianças expressa as vivências significativas e se o contexto é determinante na elaboração dos mesmos. Este trabalho foi desenvolvido com a utilização de uma metodologia de cariz qualitativa e os dados foram recolhidos por meio da observação participante e de diálogos efetuados após a realização dos desenhos. Esta investigação permitiu concluir que o contexto escolar deve fomentar espaço para as criações livres da criança através da comunicação entre esta e o adulto, possibilitando um melhor conhecimento das situações vividas e sentimentos expressos, não só nas suas reproduções gráficas, a partir do jogo simbólico, bem como nos dados recolhidos a partir dos diálogos que, expressaram bastante as vivências emocionais e do quotidiano. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201070758 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12824 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Desenho | pt_PT |
dc.subject | Jardim-de-infância | pt_PT |
dc.subject | Ambiente educativo | pt_PT |
dc.title | A representação do quotidiano das crianças pelo desenho livre | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |