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ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar

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  • Literatura como ponto de partida para o desenvolvimento das exoressões integradas em pré-escolar
    Publication . Cruz, Andreia; Barone, António
    Este trabalho consiste num relatório prático do ensino supervisionado e procura descrever e interpretar práticas pedagógicas na área de expressão e comunicação, tanto no domínio da linguagem oral como na abordagem à escrita. A opção metodológica dá ênfase às práticas observadas e vivenciadas no estágio e aplica sobre estas algumas categorias de análise, advindas da literatura utilizada nas Orientações Curriculares do Ministério da Educação. O enquadramento teórico revela, de modo mais aprofundado, as propostas de intervenção pedagógicas utilizadas nas orientações curriculares. As práticas derivadas das teorias que concebem a criança no centro de processo educativo confrontam-se com as práticas observadas e possíveis e estas tornam-se uma referência de intervenção pedagógica transformadora.
  • O jogo simbólico em contexto educativo numa sala de creche com crianças dos 2 aos 3 anos
    Publication . Cupido, Elisabete; Limpo, Sónia
    O presente relatório tem como intuito apresentar um tema de investigação, estudo e prática pedagógica. O tema aborda o jogo simbólico em contexto educativo numa sala de creche com crianças dos dois aos três anos, demonstrando a forma como contribui para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, da linguagem e da imaginação. Este trabalho foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social de cariz católico, na cidade de Lisboa, com um grupo de crianças com o qual estive a estagiar na valência de creche. Através de actividades planeadas e orientadas (tais como contar/dramatizar histórias, dança criativa, jogos de faz-de-conta, histórias e elaboração de fantoches) e da observação e registo de notas de campo sobre algumas crianças do grupo. Tendo em conta os interesses do grupo de crianças em ouvir, imitar e brincar ao faz de conta, e sabendo que o jogo simbólico proporciona o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais elaboradas que estimulem a socialização, a imitação e a imaginação, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação.
  • Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria.
    Publication . Ramalhete, Sara; Ribeiro, Maria
    Este relatório teve por base o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, realizado com um grupo de onze crianças em valência de creche, numa sala com crianças dos 12 aos 24 meses de idade, numa instituição de índole particular. Este estudo teve como objetivo perceber a importância do brincar na 1ª infância, que aprendizagens pode o adulto reconhecer na brincadeira da criança, o que usa para brincar quando brinca livremente e qual o papel do educador com a criança que brinca. Os autores escolhidos para fazer a revisão de literatura foram, nomeadamente, Piaget, Portugal, Ferland e Azevedo. Este estudo está focado nas brincadeiras espontâneas das crianças e não em atividades previamente programadas com elas. As observações decorreram das interações com as crianças umas com as outras e com os objetos que eu lhes disponibilizei ou que já existiam. Foi utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, interpretativo e os dados foram recolhidos numa observação participante e registados sob a forma de notas de campo.
  • Como o brincar da criança pode reflectir a importância que o Educador atribui às histórias
    Publication . Rodrigues, Filipa; Ribeiro, Maria
    O presente estudo, de natureza qualitativa, surge ao verificar o gosto que as crianças, logo na 1ª infância, têm ao ouvir uma história e como a acção do educador nesse contar se reflecte no seu brincar. O questionamento sobre a importância que o educador atribui às histórias e ao modo como as contas de forma a tornarem-se um fator de aprendizagem para crianças de 18 a 24meses de idade motivou as perguntas de investigação. Os dados foram recolhidos na creche onde decorreu o estágio final. Os dados que constam deste trabalho, registados sob a forma de notas de campo, foram analisados e interpretados com sustentação de uma fundamentação teórica baseada nas características das crianças desta idade, do modo como brincam usando a imitação.
  • Como pode o educador, promover uma introdução às ciências e iniciar uma consciência ecológica?
    Publication . Rocha, Arizlaine; Malhão, Vera
    O presente relatório enquadra-se no âmbito do mestrado em Educação Préescolar para a profissionalização do docente e visa apresentar um estudo sobre a problemática do meio ambiente como recurso educativo no processo do desenvolvimento de competências ao nível do pré-escolar. A problemática escolhida visa a exploração de histórias infantis e dos elementos da natureza para a aprendizagem das ciências e simultaneamente sensibilizar as crianças para uma consciência mais ecológica. A partir de uma proposta de atividades, pretende-se contribuir para a reflexão de estratégias de ensino que proporcionem às crianças aprendizagens significativas e diferenciadas com os elementos que a natureza oferece, de modo divertido e lúdico. Com esta abordagem pretende-se fomentar nas crianças uma consciência ecológica, ligação ao meio ambiente e paralelamente desenvolver a cidadania, e a ideia de preservação ambiental, responsabilidade, a imaginação, a criatividade e espirito critico, nos diferentes temas escolhidos pelo Educador, em conjunto com as crianças, outros profissionais, em sala e no exterior A metodologia adotada para a realização deste estudo foi de caráter qualitativo, e os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a observação participativa, as notas de campo e o registo fotográfico das atividades realizadas.
  • Aprendizagem das ciências através do ensino experimental no pré-escolar
    Publication . Agostinho, Ana Isabel; Malhão, Vera
    O conhecimento do mundo é uma parte importante na formação do individuo. Através desta formação conhecemos o mundo que nos rodeia. Assim, este projeto tem como principal objetivo compreender a importância e a necessidade do ensino experimental das ciências no pré-escolar. O presente trabalho decorreu no âmbito da unidade curricular de Investigação em educação, inserida no mestrado em educação pré-escolar. Para a realização deste estudo tive como participantes um grupo de pré- escolar, com idades entre os 4 e 6 anos. Com este trabalho pretendo dar resposta a utilização do ensino experimental na área das ciências. O estudo que aqui se apresenta tem como base uma abordagem qualitativa, onde houve a oportunidade de observar de uma forma participante as atividades que se concretizou. Analisou-se ainda os desenhos que o grupo realizou antes e após cada atividade. No capítulo I pode verificar-se o enquadramento teórico e a metodologia que se utilizou neste projeto. No capítulo II tem lugar a caracterização da instituição e o seu meio envolvente. Para tal analisei o projeto pedagógico da instituição, bem como o projeto da turma onde se apresenta uma caracterização da sala e do grupo. No penúltimo capítulo apresenta-se um descritivo das experiências que foram realizadas com o grupo e ainda a análise de cada atividade. Para esta análise tive como base os desenhos que os participantes realizaram e ainda as notas de campo. Por fim, no último capítulo, apresenta-se uma reflexão final sobre as experiências vividas no decorrer da prática de ensino supervisionada (PES). Neste mesmo capítulo há ainda a oportunidade de refletir sobre as limitações, bem como as expectativas enquanto futura profissional.