Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O jogo simbólico em contexto educativo numa sala de creche com crianças dos 2 aos 3 anos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CUPIDO Elisabete dez16.pdf1.1 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório tem como intuito apresentar um tema de investigação, estudo e prática pedagógica. O tema aborda o jogo simbólico em contexto educativo numa sala de creche com crianças dos dois aos três anos, demonstrando a forma como contribui para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, da linguagem e da imaginação. Este trabalho foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social de cariz católico, na cidade de Lisboa, com um grupo de crianças com o qual estive a estagiar na valência de creche. Através de actividades planeadas e orientadas (tais como contar/dramatizar histórias, dança criativa, jogos de faz-de-conta, histórias e elaboração de fantoches) e da observação e registo de notas de campo sobre algumas crianças do grupo. Tendo em conta os interesses do grupo de crianças em ouvir, imitar e brincar ao faz de conta, e sabendo que o jogo simbólico proporciona o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais elaboradas que estimulem a socialização, a imitação e a imaginação, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Creche Jogo Simbólico Imaginação Socialização Comunicação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License