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Abstract(s)
O presente relatório tem como intuito apresentar um tema de investigação, estudo e prática
pedagógica. O tema aborda o jogo simbólico em contexto educativo numa sala de creche com
crianças dos dois aos três anos, demonstrando a forma como contribui para o desenvolvimento
das suas competências pessoais e sociais, da linguagem e da imaginação. Este trabalho foi
desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social de cariz católico, na cidade
de Lisboa, com um grupo de crianças com o qual estive a estagiar na valência de creche.
Através de actividades planeadas e orientadas (tais como contar/dramatizar histórias, dança
criativa, jogos de faz-de-conta, histórias e elaboração de fantoches) e da observação e registo
de notas de campo sobre algumas crianças do grupo. Tendo em conta os interesses do grupo de
crianças em ouvir, imitar e brincar ao faz de conta, e sabendo que o jogo simbólico proporciona
o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se
fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais elaboradas que
estimulem a socialização, a imitação e a imaginação, ajudando-as assim a desenvolver o seu
brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas
capacidades de expressão e comunicação.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Creche Jogo Simbólico Imaginação Socialização Comunicação