Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-19"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação dos Fatores de Risco de Saladas Embaladas Prontas para ConsumirPublication . Moura, Filasmonique Laurinda de; Brandão, Carlos Fernando Santiago Neto; Seabra, Larissa Mont'Alverne JucáProdutos Minimamente Processados, “fresh-cut” e IV Gama são frutas e hortaliças, ou combinação dessas, que tenham sido fisicamente alteradas em sua forma original, isto é, descascadas, cortadas e embaladas, sendo oferecido ao consumidor um produto nutritivo e conveniente. A segurança e a qualidade microbiológica dos Vegetais Minimamente Processados - VMP têm sido motivo de preocupação nas últimas décadas devido ao aumento de associação com surtos de doenças de origem alimentar relacionados ao consumo de vegetais crus. Vegetais de folhas verdes parecem ser os produtos mais frequentemente envolvidos. O desafio é encontrar condições em que a proliferação microbiana e a degradação do vegetal sejam retardadas, para a manutenção da qualidade e o aumento do tempo de vida útil do produto. O objetivo deste trabalho foi avaliar os fatores de risco à saúde humana relativos ao consumo de saladas embaladas prontas para consumir. Analisamos um total de 45 amostras de saladas prontas para o consumo, embalagens que continham 1 tipo de vegetal (Alface tipo Iceberg), 3 (Alface escarola, alface radicchio e canónigos) e 4 tipos vegetais (Folha de ervilha, red oak, canónigos e cebolinho). Os expositores nos pontos de venda foram avaliados por meio de uma checklist (lista de verificação) e foram aferidas as temperaturas das embalagens dos produtos. Os resultados da avaliação microbiológica são os seguintes: Contagens totais a 30ºC (4,7 x 104 a 5,7 x 108 ufc/g), Enterobactérias (9,0 x 101 - 8,9 x 106 ufc/g), Escherichia coli (< 10 ufc/g), Bolores (< 10 - 2,4 x 103 ufc/g), Leveduras (< 10 - 8,2 x 104 ufc/g), e Pseudomonas spp (6,0 x 104 - 2,2 x 108 ufc/g). Em termos de pré-requisitos a maior parte dos equipamentos estavam em boas condições. Observou-se que 50% das amostras apresentavam temperaturas superiores de 7,8ºC, acima dos limites considerados ideais (0 a 4ºC). Foram classificadas como “Não satisfatório” 12,5% das amostras com 1 tipo de vegetal, 93,3% das amostras com 3 tipos de vegetais e todas as amostras com 4 tipos de vegetais. Estes resultados indicam que a qualidade microbiológica destes produtos necessita ser melhorada.
- Projeto educativo de prevenção e intervenção social num contexto escolar: (re)educar-te(me)Publication . Moreira, Cláudia Solange Fernandes; Melo, Sara“Nas sociedades contemporâneas o sucesso escolar constitui não apenas uma preocupação omnipresente de professores, estudantes e as suas famílias, mas é igualmente um tema central na agenda politica e mediática. Assim, tem-se afirmado a convicção de que o êxito na e da escola é um fator importante para o desenvolvimento, a integração e o bem-estar, quer de cada indivíduo, quer dos grupos e da sociedade como um todo.” (Veloso & Abrantes, 2013, p. 1) A preocupação com a temática da Educação e Formação constitui, há vários anos, um dos eixos prioritários do Governo Constitucional de Portugal. Versa sobre o absentismo e a desqualificação escolar, a certeza, de que ambas, geram influências nefastas, seja a curto, médio ou longo prazo, nos mais variados níveis da sociedade (económico, social, cultural). A nossa investigação partiu da observação e análise dos valores nacionais relativamente aos níveis de desemprego, de absentismo e desqualificação escolar, onde se verificou que, de facto, a maioria dos indivíduos afastados do mercado de trabalho haviam mantido uma fraca relação com o sistema educativo. Dessa forma, inferimos que, quanto maior for a qualificação escolar de um indivíduo, menor será a probabilidade de o mesmo se encontrar numa situação de desemprego, e por consequência de exclusão social. Consideramos que, apesar de a problemática ser demasiado vasta e dependente de diversas condicionantes, os projetos de intervenção social, constituem apoios benéficos no combate ao absentismo e desqualificação escolar, apresentando maiores probabilidades de sucesso, quando se verifica uma aplicação preventiva. É neste sentido que pretendemos apresentar uma proposta de um projeto educativo de prevenção e intervenção social em contexto escolar, por acreditarmos que a escola, para além de ser o espaço que maior quantidade de jovens reúne em regime obrigatório, é também um local, onde diferentes tipos de aprendizagens são concretizados e onde percursos de vida são pré-definidos. O trabalho que aqui apresentamos é circunscrito territorialmente pela Área Metropolitana e Distrito do Porto, concretamente os concelhos de Porto, Matosinhos, Gondomar, Santo Tirso e Valongo, constituindo na arte o veículo prioritário de intervenção social em contexto escolar.
- A criança um Ser social: o Jardim de Infância promotor da socializaçãoPublication . Velez, Ana Patrícia; Gerardo, MariaO presente Relatório Final surge depois de uma Prática Ensino Supervisionada realizada numa sala de Jardim de Infância com crianças entre os 3 e os 4 anos. O tema escolhido visa compreender a criança como Ser Social. Este objeto de estudo surgiu no contexto do estágio, visto que as crianças demonstravam comportamentos face aos outros que não eram os ideais para uma boa socialização. Assim sendo, com este relatório tento compreender que de forma o Jardim de Infância e um bom ambiente educativo podem ser promotores e ajudar à criação de boas bases de socialização para as crianças. Para que este Relatório pudesse ser realizado, existiu uma investigação qualitativa, recorrendo à observação e a apontamentos como recolhas de dados. Durante a elaboração deste relatório, recorri a uma pesquisa documentada e teórica de outros autores para fundamentar as minhas respostas ao longo do relatório.
- O jogo simbólico em contexto educativo numa sala de creche com crianças dos 2 aos 3 anosPublication . Cupido, Elisabete; Limpo, SóniaO presente relatório tem como intuito apresentar um tema de investigação, estudo e prática pedagógica. O tema aborda o jogo simbólico em contexto educativo numa sala de creche com crianças dos dois aos três anos, demonstrando a forma como contribui para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, da linguagem e da imaginação. Este trabalho foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social de cariz católico, na cidade de Lisboa, com um grupo de crianças com o qual estive a estagiar na valência de creche. Através de actividades planeadas e orientadas (tais como contar/dramatizar histórias, dança criativa, jogos de faz-de-conta, histórias e elaboração de fantoches) e da observação e registo de notas de campo sobre algumas crianças do grupo. Tendo em conta os interesses do grupo de crianças em ouvir, imitar e brincar ao faz de conta, e sabendo que o jogo simbólico proporciona o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais elaboradas que estimulem a socialização, a imitação e a imaginação, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação.
- Dislexia e suas Consequências EmocionaisPublication . Gonçalves de Carvalho Nunes, Maria de Lurdes
- A Disgrafia nos alunos do 1º ciclo E.B. - Construção de um Instrumento de DespistePublication . Pontes Martins das Neves, Anabela
- Search for dark matter particles in proton-proton collisions at $ \sqrt{s}=8 $ TeV using the razor variablesPublication . CMS collaboration (2287 authors); Calpas, Betty; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, Pasquale; Pela, JoaoA search for dark matter particles directly produced in proton-proton collisions recorded by the CMS experiment at the LHC is presented. The data correspond to an integrated luminosity of 18.8 fb$^{−1}$, at a center-of-mass energy of 8 TeV. The event selection requires at least two jets and no isolated leptons. The razor variables are used to quantify the transverse momentum balance in the jet momenta. The study is performed separately for events with and without jets originating from b quarks. The observed yields are consistent with the expected backgrounds and, depending on the nature of the production mechanism, dark matter production at the LHC is excluded at 90% confidence level for a mediator mass scale Λ below 1 TeV. The use of razor variables yields results that complement those previously published.
- O Programa Son-Rise na Intervenção com a Síndrome de AspergerPublication . Anjos Duarte, Paulo Filipe dos