Publication
O jogo simbólico em contexto educativo numa sala de creche com crianças dos 2 aos 3 anos
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Limpo, Sónia | |
| dc.contributor.author | Cupido, Elisabete | |
| dc.date.accessioned | 2017-02-02T14:26:31Z | |
| dc.date.available | 2017-02-02T14:26:31Z | |
| dc.date.issued | 2016-12-19 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório tem como intuito apresentar um tema de investigação, estudo e prática pedagógica. O tema aborda o jogo simbólico em contexto educativo numa sala de creche com crianças dos dois aos três anos, demonstrando a forma como contribui para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, da linguagem e da imaginação. Este trabalho foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social de cariz católico, na cidade de Lisboa, com um grupo de crianças com o qual estive a estagiar na valência de creche. Através de actividades planeadas e orientadas (tais como contar/dramatizar histórias, dança criativa, jogos de faz-de-conta, histórias e elaboração de fantoches) e da observação e registo de notas de campo sobre algumas crianças do grupo. Tendo em conta os interesses do grupo de crianças em ouvir, imitar e brincar ao faz de conta, e sabendo que o jogo simbólico proporciona o desenvolvimento de competências ao nível da formação pessoal e social, torna-se fundamental o papel do educador para proporcionar às mesmas atividades mais elaboradas que estimulem a socialização, a imitação e a imaginação, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201599961 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17806 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Creche | pt_PT |
| dc.subject | Jogo Simbólico | pt_PT |
| dc.subject | Imaginação | pt_PT |
| dc.subject | Socialização | pt_PT |
| dc.subject | Comunicação | pt_PT |
| dc.title | O jogo simbólico em contexto educativo numa sala de creche com crianças dos 2 aos 3 anos | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa |
