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- Canções e aquisição da linguagem na crechePublication . Baiona, Joana; Carvalho, Maria de São José
- Qualidade de Vida em Equipamentos GerontológicosPublication . Gil, Célia Maria da Silva; Luz, Maria Helena Amaro daEm Portugal, à semelhança de outros países a população idosa tem vindo a crescer, devido principalmente ao aumento da esperança de vida que nos últimos anos se tem verificado. Este envelhecimento da população acarreta implicações para a qualidade de vida da população idosa, já que a longevidade pode ser acompanhada de declínio funcional, doenças crónicas, maior dependência, perda da autonomia e isolamento social. A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados constitui exemplo de resposta adequada para esta população, combinando os cuidados de saúde com apoio social, procura promover a capacidade funcional, autonomia e a independência da mesma, garantir níveis de bem-estar favoráveis de modo a influenciar e melhorar a qualidade de vida dos idosos. A recente implementação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados represente um novo contexto na qualidade de vida das pessoas idosas. Por ter sido implementada em Portugal, em 2006, são raros os estudos nesta área. Tendo presente esta realidade, desenvolvi este estudo, centrado na questão: Quais os níveis de funcionalidade e bem-estar dos idosos institucionalizados em Unidade de Cuidados Continuados Integrados? Neste sentido, este estudo teve como principais objetivos a caracterização dos aspetos sócio-demográficos, o nível de independência nas atividades de vida diária, os níveis de depressão e o nível de ânimo dos idosos. O estudo foi realizado com base na abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, que contou com colaboração de uma Unidade de Cuidados Continuados da região de Lisboa e Vale do Tejo. Participaram neste estudos 59 idosos, internados nas tipologias de Convalescença, Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção. Os dados qualitativos foram obtidos através do Questionário Sócio-Demográfico, da Escala de Atividades de Vida Diária de Lawton e Brody, da Escala Depressão Geriátrica e da Escala de Ânimo de Lawton. A análise dos dados foi realizada com apoio do programa estatístico, SPSS versão 20. Os resultados demonstram que predomina o grupo etário dos 65 aos 74 anos (40,8%). É uma amostra maioritariamente feminina com 74,6%. Relativamente ao estado civil, 37,3% são viúvos. A maioria reside só (54,2%). O nível de escolaridade é baixo com 52,5%. Exerciam profissões de pouca qualificação. Auferem baixos rendimentos (76,3%). Os resultados ao nível da funcionalidade indicam a presença de idosos dependentes nos vários grupos de atividade. Os níveis de dependência mais elevados estão associados a utentes internados em Unidade de Longa Duração e Manutenção, o que está de acordo com o facto de estas unidades estarem destinadas a receber os indivíduos em situação de maior dependência. A maioria dos idosos que fazem parte da amostra encontram-se em estados depressivos do tipo ligeiro (57,6%). Ao nível de bem-estar dos idosos verificou-se que a dimensão solidão/insatisfação obteve a pontuação mais elevada na amostra. Com este estudo, espero contribuir para melhorar e promover uma conceptualização da qualidade de vida dos idosos internados em Unidades de Cuidados Continuados e estimular novos estudos para avançar e aprimorar as bases conceptuais aqui desenvolvidas.
- De que modo 0 faz-de-conta contribui para a compreensão dos papeis sociais num contexto de aprendizagem activa, num grupo de crianças de 3 anosPublication . Silveira, Ana Rita; Carvalho, Maria
- Comunicação do bebé desde o nascimento, e a sua importância na aquisição da linguagem verbalPublication . Ferreira, Maria Armandina; Garcia, MariaEste estudo aborda o tema “Comunicação do bebé desde o nascimento, e a sua importância na aquisição da linguagem verbal.”Tendo como propósito, identificar e descrever, o tema da comunicação numa sala do berçário, levou a que numa primeira fase, procurasse fazer uma importante pesquisa da literatura, consultando diversos autores que abordam o tema. O presente estudo é de natureza qualitativa, e teve como fundamento, a observação direta das interações dos bebés/educadores, e bebés e os seus pares, na sala do berçário, usando as Notas de Campo, como instrumento da investigação, que me levaram à escolha da temática acima referida. Após fazer a análise de dados, e fazer a sua interpretação, fiz as considerações finais, tendo concluído, da importância que a comunicação tem para a aquisição verbal.
- O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especialPublication . Lourenço, Teresa; Montiel, AntónioEste Relatório Final estuda o dia-a-dia de uma criança com Paralisia Cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial e responde, como ponto de partida, à seguinte pergunta: Que diferenças se destacam, na criança com Paralisia Cerebral, no modo como é acompanhada em ambos as salas? Sendo um trabalho de investigação, que tenta compreender as práticas pedagógicas com uma criança com Paralisia Cerebral, procurou-se realizar um estudo inicial que lhe conferisse o devido suporte teórico, com referências de vários autores, que nos permitissem compreender as práticas observadas. A intenção deste trabalho é perceber e compreender as realidades distintas quer do contexto de ensino regular, quer do contexto de ensino especial. Para tal é necessário recorrer a um método de investigação que permita organizar a informação recolhida e, seguidamente, realizar uma reorganização da mesma informação par possibilitar uma interpretação dos factos. Para compreender as realidades onde a criança com Paralisia Cerebral está inserida, pretende-se considerar o conteúdo deste estudo, respondendo ao problema inicial e a futuras questões que possam corresponder a esta realidade.
- Interacções estabelecidas entre crianças dos 2 e 3 anosPublication . Augusto, Rosa; Meireles, MariaO presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, está inscrito na área científica da própria supervisão. Teve como objetivo principal aprofundar e reflectir sobre o tipo de relação que as crianças de 2/3 anos estabelecem nas interações entre pares. Como no decorrer dessas interações muitas vezes está presente a mediação do adulto, procuramos também compreender o modelo do adulto e a forma como poderá criar um clima positivo. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, tendo como método a observação naturalista através da recolha de dados e notas de campo. Esta recolha foi realizada no local de estágio, numa sala de creche.
- De que forma a relação e a interação da criança com a figura de vinculação na creche influência o seu desenvolvimentoPublication . Rua, Ana Lúcia; Garcia, MariaEste relatório final teve como ponto de partida o trabalho desenvolvido ao longo do estágio da unidade curricular: Prática de Ensino Supervisionado, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré – Escolar Atualmente, considera-se que a vinculação na creche desempenha um importante papel no desenvolvimento da criança. Com o presente estudo procurei, essencialmente, compreender e estar mais recetiva à forma como se constrói uma vinculação que possibilite a construção de uma relação afetiva que gere segurança, primeiramente com os pais e depois com os cuidadores na creche. Teve como objetivo, perceber de que forma a relação e a interação da criança com a figura de vinculação na creche influência o seu desenvolvimento. Para concretizar esta pesquisa recorri à investigação qualitativa e interpretativa, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento da investigação. Foram realizadas entrevistas a cinco educadoras e a análise de dados recolhidos revelou a perceção que as educadoras têm em relação à construção de uma vinculação positiva na creche, sendo o educador uma figura de referência para a criança.
- A Comunicação do bebé até à aquisição da Linguagem VerbalPublication . Fernandes, Cláudia; Garcia, MariaNeste trabalho de investigação procurei analisar a comunicação do bebé até à aquisição da linguagem verbal. A investigação foi realizada na Instituição C&D numa sala de berçário, com dez crianças, com idades compreendidas entre os cinco e os doze meses de idade. Com o intuito de conhecer as diferentes formas de comunicação que os bebés utilizam na creche, observei e registei o dia-a-dia destas crianças durante os quatro meses de estágio. Ao longo do processo de pesquisa fiz um levantamento bibliográfico relacionado com esta temática. Como procedimento metodológico, recorri à metodologia qualitativa e como instrumento de recolha de dados, às Notas de Campo. Através da observação empírica foi possível constatar, que o principal meio de comunicação dos bebés é constituído por um conjunto de ações que antecedem a linguagem verbal. Neste sentido, o trabalho de investigação está estruturado a partir da apresentação do desenvolvimento teórico e metodológico da pesquisa, seguindo-se a análise de dados realizada a partir das Notas de Campo. Nas considerações finais, pude verificar que é através dos risos, olhares, choros, gestos, balbucios, movimentos e expressões faciais que os bebés comunicam antes da aquisição da linguagem verbal.
- Hierarquia e Ansiedade de Status nas Tecnologias de Informação e ComunicaçãoPublication . Silva, Nuno; Ramos, CasimiroA ocidentalidade vem forjando, desde há duzentos anos, a mais drástica melhoria nos padrões de vida na história da humanidade, marcada recentemente pelo acelerado desenvolvimento da globalização. Contudo permanece-lhe latente como que um medo da privação denominado ansiedade de status. A presente investigação pretende caracterizar e correlacionar a hierarquia e a ansiedade de status em profissionais do sector das tecnologias de informação e comunicação (TIC), caracterizado por hierarquias organizacionais planas. Para tal, e por forma a verificar as hipóteses em análise através do método dedutivo, procedeu-se primeiramente à praparação dos dados secundários através da tradução e adaptação do BSMSS e da perscrutação das características da ansiedade de status presentes no estado da arte tendo em vista a preparação dos dados primários, consumados na criação e aplicação do ASO a uma amostra de conveniência de 175 colaboradores de empresas associadas às TIC, entre Fevereiro e Abril de 2013. Com uma consistência de = 0,688, um grau de confiança de 95%, e uma margem de erro de 7,4%, verificou-se que os colaboradores TIC inquiridos são jovens masculinos com ensino superior; são ambiciosos, desejam o sucesso e dão importância às realizações profissionais; ambicionam prestígio, honra e poder e fazem comparações de sucessos profissionais; a remuneração é tida como consequência desse sucesso, e não desejam enriquecer dessa maneira; sentir-se-iam frustrados e humilhados se não fossem bem-sucedidos, e desejam subir na ordem de status do seu ambiente de trabalho. Ficou provado que os factores “ambição, sucesso e expectativas elevadas” (H1), “prestígio, honra e poder” (H2), “riqueza” (H3), “comparação na igualdade” (H4) e “medo do fracasso e da humilhação” (H5) propiciam ansiedade de status, na medida em que as hipóteses em questão foram validadas; sendo que, por outro lado, na correlação entre hierarquia e ansiedade de status não ficou provado que a posição de status elevado corresponde ao nível de ansiedade de status médio (H6), nem que a posição de status média corresponde ao nível de ansiedade de status elevado (H7), mas somente que a posição de status baixa corresponde ao nível de ansiedade de status baixo (H8).