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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório enquadra-se no âmbito do mestrado em Educação Préescolar
para a profissionalização do docente e visa apresentar um estudo sobre a
problemática do meio ambiente como recurso educativo no processo do
desenvolvimento de competências ao nível do pré-escolar.
A problemática escolhida visa a exploração de histórias infantis e dos
elementos da natureza para a aprendizagem das ciências e simultaneamente
sensibilizar as crianças para uma consciência mais ecológica.
A partir de uma proposta de atividades, pretende-se contribuir para a reflexão
de estratégias de ensino que proporcionem às crianças aprendizagens significativas
e diferenciadas com os elementos que a natureza oferece, de modo divertido e
lúdico.
Com esta abordagem pretende-se fomentar nas crianças uma consciência
ecológica, ligação ao meio ambiente e paralelamente desenvolver a cidadania, e a
ideia de preservação ambiental, responsabilidade, a imaginação, a criatividade e
espirito critico, nos diferentes temas escolhidos pelo Educador, em conjunto com as
crianças, outros profissionais, em sala e no exterior
A metodologia adotada para a realização deste estudo foi de caráter
qualitativo, e os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a
observação participativa, as notas de campo e o registo fotográfico das atividades
realizadas.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Natureza Consciência Ecológica Preservação Aprendizagem das Ciências