Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Como pode o educador, promover uma introdução às ciências e iniciar uma consciência ecológica?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ROCHA Arizlaine dez16.pdf22.04 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório enquadra-se no âmbito do mestrado em Educação Préescolar para a profissionalização do docente e visa apresentar um estudo sobre a problemática do meio ambiente como recurso educativo no processo do desenvolvimento de competências ao nível do pré-escolar. A problemática escolhida visa a exploração de histórias infantis e dos elementos da natureza para a aprendizagem das ciências e simultaneamente sensibilizar as crianças para uma consciência mais ecológica. A partir de uma proposta de atividades, pretende-se contribuir para a reflexão de estratégias de ensino que proporcionem às crianças aprendizagens significativas e diferenciadas com os elementos que a natureza oferece, de modo divertido e lúdico. Com esta abordagem pretende-se fomentar nas crianças uma consciência ecológica, ligação ao meio ambiente e paralelamente desenvolver a cidadania, e a ideia de preservação ambiental, responsabilidade, a imaginação, a criatividade e espirito critico, nos diferentes temas escolhidos pelo Educador, em conjunto com as crianças, outros profissionais, em sala e no exterior A metodologia adotada para a realização deste estudo foi de caráter qualitativo, e os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a observação participativa, as notas de campo e o registo fotográfico das atividades realizadas.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Natureza Consciência Ecológica Preservação Aprendizagem das Ciências

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License