Publication
Como pode o educador, promover uma introdução às ciências e iniciar uma consciência ecológica?
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Malhão, Vera | |
| dc.contributor.author | Rocha, Arizlaine | |
| dc.date.accessioned | 2017-01-30T20:17:12Z | |
| dc.date.available | 2017-01-30T20:17:12Z | |
| dc.date.issued | 2016-12-16 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório enquadra-se no âmbito do mestrado em Educação Préescolar para a profissionalização do docente e visa apresentar um estudo sobre a problemática do meio ambiente como recurso educativo no processo do desenvolvimento de competências ao nível do pré-escolar. A problemática escolhida visa a exploração de histórias infantis e dos elementos da natureza para a aprendizagem das ciências e simultaneamente sensibilizar as crianças para uma consciência mais ecológica. A partir de uma proposta de atividades, pretende-se contribuir para a reflexão de estratégias de ensino que proporcionem às crianças aprendizagens significativas e diferenciadas com os elementos que a natureza oferece, de modo divertido e lúdico. Com esta abordagem pretende-se fomentar nas crianças uma consciência ecológica, ligação ao meio ambiente e paralelamente desenvolver a cidadania, e a ideia de preservação ambiental, responsabilidade, a imaginação, a criatividade e espirito critico, nos diferentes temas escolhidos pelo Educador, em conjunto com as crianças, outros profissionais, em sala e no exterior A metodologia adotada para a realização deste estudo foi de caráter qualitativo, e os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a observação participativa, as notas de campo e o registo fotográfico das atividades realizadas. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201571170 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17764 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Natureza | pt_PT |
| dc.subject | Consciência Ecológica | pt_PT |
| dc.subject | Preservação | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem das Ciências | pt_PT |
| dc.title | Como pode o educador, promover uma introdução às ciências e iniciar uma consciência ecológica? | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa |
