ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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- O álbum puro como ilustrador do futuro de novos leitores: O álbum puro ou livro profundamente ilustrado como promotor de diversos conhecimentos em contexto pré-escolarPublication . Almeida, Liliana; Almeida, JoanaO presente trabalho aborda a questão do não uso dos livros álbum ou livros profundamente ilustrados em educação pré-escolar. Tendo como principias objectivos: Perceber o porque dos livros álbuns ou profundamente ilustrados serem não utilizados pela educadora como promotores de diversos conhecimentos ao nível da língua portuguesa, da escrita e leitura;;entender se as crianças apreendem a historia presente visualizando as ilustrações dos álbuns; conhecer quais as preferências das crianças quanto aos géneros literários infantil.;Entender se o não uso por parte das educadoras está relacionado com os gostos das crianças no que diz respeito aos géneros da literatura infantil. Este objectivos tem como finalidade responder ao problema encontrado ao longo de todos os anteriores estágios: Tendo um educador o mínimo de conhecimentos sobre as potencialidades deste genro literário então porque este género ainda não é tão utilizado como os outros géneros literários? Sendo que foi impossível responder a esta questão, felizmente, porque este género litetário foi utilizado pela educadora, onde realizei o meu estagio e consequentemente retirei todos os dados através de observação qualitativa.
- Algumas técnicas de expressão plástica como registo de vivências significativas das crianças em idade pré-escolarPublication . Leal, Rita; Meireles, Maria
- Alimentação e higiene oral como forma de bem estar da criançaPublication . Martins, Soraia; Malhão, Vera
- Aprender Matemática numa sala de crianças com 4/5 anos de idadePublication . Vaz, Vanda; Ribeiro, MariaEste Relatório Final surge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. O estágio teve uma duração de dez semanas, em contexto de jardim-de-infância numa sala de quatro e cinco anos, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). O tema do presente relatório tem por base as diferentes abordagens na aprendizagem da matemática. O tema abordado surgiu através da rotina diária de estágio e será o objeto de estudo do relatório. Neste trabalho serão abordados temas como o processo ensino-aprendizagem da matemática, a importância das atividades lúdicas no ensino desta temática, bem como a transmissão da mesma nas brincadeiras livres e como os planeamentos são uma ferramenta chave para a interdisciplinaridade e para o respetivo processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativo, realizado através de recolha dados tendo como base a observação direta e participante, nomeadamente notas de campo. Durante este trabalho irão ser expostas diversas práticas pedagógicas que foram observadas que serão descritas e analisadas. Em conclusão, verifiquei que o ensino da matemática também é transmitido durante as atividades lúdicas e as diversas brincadeiras livres.
- Aprendizagem com sentindo e consentida no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Castro, Joana; Macara, MariaO presente Relatório Científico Final revela uma Prática de Ensino Supervisionada em 1º ciclo do Ensino Básico, numa sala de 1º ano, bem como o estudo realizado a partir desse contexto, que teve como objetivo compreender e aprofundar como as vivências do quotidiano utilizadas na sala de aula são contextos potenciadores de aprendizagem curricular com sentido e, portanto, consentida, numa turma do 1º Ciclo do 1º ano. O estudo realizado recorre a uma metodologia qualitativa e interpretativa sobre os dados recolhidos em notas de campo através da observação direta, participante e não participante, e as planificações que dão conta da intencionalidade pedagógica e das estratégias utilizadas. O estudo conclui, reiterando também outros autores considerados, que as vivências do quotidiano utilizadas na sala de aula são potenciadoras da aprendizagem, tornando-a significativa e consentida pelos alunos. Para isso, é imprescindível ter em conta o papel de mediador, facilitador e orientador do professor, o papel ativo do aluno predisposto para que a motivação e aprendizagem ocorram. Para além disso, a relação pedagógica que se estabelece entre aluno e professor é importante na medida em que condiciona a aprendizagem do aluno. Também a contextualização de um conteúdo curricular em experiências vividas motiva o aluno e potencia a aprendizagem, pois trata-se da sua realidade que irá ter significado para a criança, resgatando os conhecimentos prévios e transformando-os/ampliando-os em novos conhecimentos.
- A aprendizagem cooperativa como promotora do desenvolvimento da criança em contexto de educação pré-escolarPublication . Nifrário, Rita; Lacerda, Maria
- A aprendizagem da língua portuguesa, como língua não materna em sala de jardim-de-infânciaPublication . Fernandes, Dulce; Montiel, AntónioNos últimos anos, a população portuguesa tem vindo a sentir o aumento do número de imigrantes provenientes dos mais variados países, nomeadamente da Europa do Leste, Brasil, China e Africa. Este facto motivou nas escolas e demais entidades competentes a preocupação por garantir o sucesso e uma boa integração dos alunos estrangeiros que ingressavam no sistema de ensino português. Com efeito, as escolas portuguesas têm entre os seus alunos uma diversidade linguística e cultural muito alargada. Dentro de uma sala, podemos encontrar crianças com varias línguas não maternas de origem que interagem entre si e são desafiados a realizar as suas aprendizagens escolares em língua portuguesa. Perante essa heterogeneidade de crianças, é necessário que a preocupação dos docentes pelas aprendizagens dessas crianças passe também pelo recurso a estratégias que contribuam e facilitem nelas a aprendizagem de uma língua não materna. Certamente, é decisivo que uma criança seja capaz de descodificar e compreender o código da língua do país onde está inserida, para alcançar aprendizagens significativas, para a aquisição de competências nas áreas transversais. O presente trabalho de investigação tem como objetivo conhecer de que forma os educadores podem contribuir e facilitar a aprendizagem da língua portuguesa em contexto de jardim-de-infância, em crianças para quem o português não é a sua língua materna. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, realizado através de entrevistadas semiestruturadas e na pesquisa de literatura, de forma a descrever a situação em análise, para posteriormente avaliar. Os resultados obtidos com este trabalho, apontam para a necessidade de realizar mudanças relativamente de práticas pedagógicas e no sistema de ensino português, face às dificuldades de integração dos alunos oriundos de outros países. Constatámos também uma absoluta ausência de peças legais e normativas que visem a especificidade da aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua. Em suma, podemos concluir que é fundamental e necessário alertar as entidades competentes para a ausência da legislação referida anteriormente, como também no âmbito da formação dos docentes para o ensino e aprendizagem de uma língua não materna.
- Aprendizagem das ciências através do ensino experimental no pré-escolarPublication . Agostinho, Ana Isabel; Malhão, VeraO conhecimento do mundo é uma parte importante na formação do individuo. Através desta formação conhecemos o mundo que nos rodeia. Assim, este projeto tem como principal objetivo compreender a importância e a necessidade do ensino experimental das ciências no pré-escolar. O presente trabalho decorreu no âmbito da unidade curricular de Investigação em educação, inserida no mestrado em educação pré-escolar. Para a realização deste estudo tive como participantes um grupo de pré- escolar, com idades entre os 4 e 6 anos. Com este trabalho pretendo dar resposta a utilização do ensino experimental na área das ciências. O estudo que aqui se apresenta tem como base uma abordagem qualitativa, onde houve a oportunidade de observar de uma forma participante as atividades que se concretizou. Analisou-se ainda os desenhos que o grupo realizou antes e após cada atividade. No capítulo I pode verificar-se o enquadramento teórico e a metodologia que se utilizou neste projeto. No capítulo II tem lugar a caracterização da instituição e o seu meio envolvente. Para tal analisei o projeto pedagógico da instituição, bem como o projeto da turma onde se apresenta uma caracterização da sala e do grupo. No penúltimo capítulo apresenta-se um descritivo das experiências que foram realizadas com o grupo e ainda a análise de cada atividade. Para esta análise tive como base os desenhos que os participantes realizaram e ainda as notas de campo. Por fim, no último capítulo, apresenta-se uma reflexão final sobre as experiências vividas no decorrer da prática de ensino supervisionada (PES). Neste mesmo capítulo há ainda a oportunidade de refletir sobre as limitações, bem como as expectativas enquanto futura profissional.
- Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de InfânciaPublication . Marques, Vânia; Malhão, VeraO presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução, foi efetuada em contexto de jardim de infância, com crianaçs da faixa etária dos 3, 4 e 5 anos, na EB1/JI de Santa Cruz. O tema incide sobre a aprendizagem das ciências em contexto outdoor, problema que emergiu do contexto de estágio, e que será o objeto de estudo do presente trabalho, que consiste na descoberta das potencialidades do ensino das ciências em contexto exterior no jardim de infância. A metodologia para realizar esta investigação foi de carater qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de cmpo e o registo fotográfico, e o inquérito aplicado aos pais/encarregados de educação. Para que as questões associadas ao problema identificado pudessem ser respondidas, foi necessário fazer uma pesquisa, foi também necessário refletir sobre os processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo das respostas aos inquéritos efetuados aos pais/encarregados de educação das crianças com quem estagiei.
- Aquisição de literacia científica através da descoberta do sistema solar numa sala do pré-escolarPublication . Santos, Filipa; Malhão, VeraO presente relatório final intitulado “Aquisição de literacia científica através da descoberta do sistema solar numa sala do pré-escolar”, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionado, apresenta como principal intencionalidade a perceção da aquisição de linguagem científica numa sala de pré-escolar. Para a realização deste trabalho, todas as atividades propostas para o grupo foram de encontro ao projeto curricular de sala “Terra meu Planeta azul” e assim como o tema, “O Sistema Solar”.. Desta forma, foram realizadas atividades que se dividem em três grupos: Os Planetas e as suas características, Planeta Terra os Movimentos e as Fases da Lua e o ultimo grupo, a construção de uma maqueta do Sistema Solar. Com o desenvolvimento desta investigação, pude concluir que é possível fazer a adaptação de termos e conhecimentos científicos numa sala com idades diferenciadas através da realização de atividades, promovendo-se, desta forma, o desenvolvimento da literacia científica. A investigação utilizada foi de caráter qualitativo, onde se interpretaram informações recolhidas durante a PES, como notas de campo, registos fotográficos e reflexões diárias, aquando o desenvolvimento das atividades realizadas com os alunos.