Browsing by Issue Date, starting with "2015-12-21"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Inteligência emocional e estilos de coping: estudo exploratório numa população de idososPublication . Silva, Diana Catarina Martins da; Souto, Maria TeresaEste estudo tem como objetivo perceber de que forma se exprimem os construtos de inteligência emocional e estratégias/estilos de coping numa população de idosos, bem como verificar se existem relações entre os mesmos e as variáveis socio demográficas (nomeadamente: local de recolha de dados, idade, género, estado civil, habilitações literárias, tipo de agregado em que se inserem, atividade/inatividade e rendimento médio mensal). Participaram na investigação 50 idosos (37 mulheres e 13 homens) com uma média de idade de 72,48 anos. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a escala de inteligência emocional (Rego & Fernandes, 2001; 2005) e o Brief – COPE (Ribeiro & Rodrigues, 2004). Os resultados demonstraram relações estatísticamente significativas entre os fatores de inteligência emocional e as variáveis sócio demográficas género, habilitações literárias, tipo de agregado e o facto do idoso estar ou não ativo. Esta última variável e o estado civil apresentaram correlações positivas e significativas com dois estilos de coping. Verificaram-se ainda várias correlações estatísticamente significativas entre os fatores de inteligência emocional e os estilos de coping.
- Práticas Educativas em Contexto de RiscoPublication . Seik, Margarida; Montiel, AntónioAs práticas educativas em contextos de risco tem uma relevância de destaque quando falamos de crianças e jovens. A importância do educador/professor adquire um papel preponderante no desenvolvimento e crescimento da criança e do jovem. O objetivo do estudo incide nas práticas educativas a adotar nos contextos acima referidos, para isso, investigou-se, o que podem ser os fatores de risco, o que conduz a esses mesmo fatores, que práticas devem ser exercidas, o que é resiliência em que medida o educador fomentar esta capacidade. O objeto de estudo foi um pequeno número de crianças consideradas de risco. Comparou-se a prática realizada em estágio, notas de campo e entrevista com artigos e autores de referência. Por este facto, elaborou-se uma investigação qualitativa tendo como principio o objeto de estudo em causa. As conclusões de maior relevância está na competência de estimular a capacidade de resiliência nas crianças, para que não deixe de acreditar nas competências que tem em relação à prática educativa nestes contextos específicos dar reforços positivos.
- Aquisição de literacia científica através da descoberta do sistema solar numa sala do pré-escolarPublication . Santos, Filipa; Malhão, VeraO presente relatório final intitulado “Aquisição de literacia científica através da descoberta do sistema solar numa sala do pré-escolar”, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionado, apresenta como principal intencionalidade a perceção da aquisição de linguagem científica numa sala de pré-escolar. Para a realização deste trabalho, todas as atividades propostas para o grupo foram de encontro ao projeto curricular de sala “Terra meu Planeta azul” e assim como o tema, “O Sistema Solar”.. Desta forma, foram realizadas atividades que se dividem em três grupos: Os Planetas e as suas características, Planeta Terra os Movimentos e as Fases da Lua e o ultimo grupo, a construção de uma maqueta do Sistema Solar. Com o desenvolvimento desta investigação, pude concluir que é possível fazer a adaptação de termos e conhecimentos científicos numa sala com idades diferenciadas através da realização de atividades, promovendo-se, desta forma, o desenvolvimento da literacia científica. A investigação utilizada foi de caráter qualitativo, onde se interpretaram informações recolhidas durante a PES, como notas de campo, registos fotográficos e reflexões diárias, aquando o desenvolvimento das atividades realizadas com os alunos.
- A Biodiversidade chegou ao Jardim de Infância, vamos explorar e aprender?Publication . Santos, Joana; Malhão, VeraO tema deste Relatório Final recai na aprendizagem e ensino das ciências através da exploração da Biodiversidade em contexto de Jardim-de-Infância. A metodologia utilizada para esta investigação é de carácter qualitativo, tendo sido utilizados vários métodos para a recolha de dados, tais como a observação; notas de campo; registo fotográfico e um inquérito por questionário entregue aos pais/encarregados de educação. As questões colocadas ao problema identificado, tiveram resposta após uma pesquisa documental e teórica pelo ponto de vista de vários autores. Para além desta parte necessária à realização da pesquisa, foi também necessário refletir acerca dos processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise do conteúdo dos inquéritos realizados aos pais e/ou encarregados de educação presentes no grupo de crianças durante o período de estágio. O intuito de dar resposta a esta problemática é o de proteger a Biodiversidade, salvaguardando os ecossistemas através de ações corretas. As crianças, como futuro do nosso planeta, devem ter mecanismos que as possam valer em relação a este tema, prevenindo e contribuindo para o bom equilíbrio do mundo que nos rodeia.
- Brincado com sons e palavrasPublication . Mendes, Vânia; Batalim, DoraO presente estudo tem como base a pouca utilização de rimas infantis em contexto de Jardim de Infância por parte dos educadores, segundo o que observei ao longo dos estágios realizados, na minha Licenciatura e Mestrado. Este estudo decorre da minha questão de investigação: “Como são usufruídas as rimas e cantigas tradicionais infantis em contexto de Jardim de Infância?” e tem como principal objetivo promover o uso das rimas e cantigas infantis neste contexto, através do elenco das suas vantagens para o desenvolvimento da criança. Os objetivos específicos decorrem do enunciado: perceber o que é feito em contexto de Jardim de Infância a nível de rimas e cantigas tradicionais infantis; identificar, compreender e refletir sobre a importância pedagógica das rimas infantis; elencar razões possíveis para as práticas existentes (ou não) do uso de materiais da lírica tradicional infantil; encontrar propostas para promover o uso das rimas e cantigas infantis de origem tradicional. Nesta sequência, é ainda pertinente refletir sobre como poderá o educador criar ambientes promotores destes materiais tradicionais em contexto de Jardim de Infância, onde é determinante a qualidade dos mesmos; para além de diversão garantida, estas rimas e cantigas infantis passam à criança desde fundações emocionais até elementos de organização fonológica, assim como novo vocabulário. Podem ainda ajudar as crianças a conhecer o mundo que as rodeia, como nos será decifrado por Costa (1992, 2012), Pocinho (2007), Parafita (1999) entre outros. Sim-Sim (1998) e Cordeiro (2009) apresentaram teorias acerca do desenvolvimento da linguagem. Do ponto de vista metodológico a nossa investigação utilizou a observação participante, pois é aquela que melhor se enquadra numa base conceptual que suporta a operacionalização e análise dos dados que surgem no quotidiano educativo. Também foi feita pesquisa arquivística e a realização de questionários a educadores de infância e a auxiliares de ação educativa no ativo. Foi feita ainda uma recolha de rimas e cantigas infantis presentes em alguns Cancioneiros, assim como uma recolha de bibliografia passível de ser consultada em estudos posteriores sobre o mesmo assunto.
- Intoxicações em aves de companhiaPublication . Martins, Vera Lúcia Costa; Francisco, Anabela Maduro de Almeida; Barros, Luís Carlos MeirelesEsta tese analisa as intoxicações mais frequentes em aves de companhia, através da revisão bibliográfica de alguns tóxicos, de natureza diversa, tais como, alimentos provenientes da dieta, e por isso considerados pelos proprietários como alimentos seguros (ex. abacate, alho, cebola, chocolate), ou plantas tóxicas e gases. Foram também focados alguns dos metais mais vezes implicados em casos clínicos e as principais reações adversas provocadas pela administração de fármacos que podem causar toxicidade em aves. Fez-se uma abordagem que pretende ser mais vocacionada para a prática clínica, com uma breve referência aos mecanismos subjacentes, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e prognóstico.
- A Importância da Aprendizagem Ativa no 1º CEB “Aprender a aprender”Publication . Faria, Ana; Gerardo, MariaO presente relatório pretende retratar o estágio efetuado no âmbito do Curso de Mestrado 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objeto de estudo deste Relatório Final, a aprendizagem ativa,resulta da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu numa Instituição privada, onde procurei desenvolver situações potenciadoras do envolvimento e motivação das crianças, promovendo assim uma aprendizagem ativa, sustentada na pedagogia da participação e tendo por base uma cuidada consulta bibliográfica sobre o tema. No decorrer do estágio delineei a minha ação educativa de forma a dinamizar as aulas, centrando sempre a aprendizagem na criança, através de atividades integradas e integradoras e abrangendo todas as áreas curriculares. Através deste estudo posso concluir que a aprendizagem ativa, é de facto promotora do desenvolvimento integral da criança, pois, através da pedagogia da participação e da diversificação pedagógica, consegui proporcionar-lhes experiências significativas, diversificadas e ativas, potenciando assim a sua motivação e o seu envolvimento no processo de ensino-aprendizagem.
- A Iniciação à Educação Literária no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico em sala de aulaPublication . Monteiro, Rute; Magalhães, MariaO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a qual decorreu numa Escola Básica da rede pública, na freguesia de Porto Salvo, concelho de Oeiras. Da prática levada a cabo, decorreu o tema de investigação – A Iniciação à Educação Literária no 1.º Ano do 1.º Ciclo Básico em Sala de Aula, cujo cerne a aplicação de um conjunto de atividades no âmbito do domínio da Educação Literária, presente nas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, que fossem ao encontro dos objetivos presentes no documento, tendo em vista, sempre que se afigurou possível, a interligação com os restantes domínios existentes na área (Leitura e Escrita; Gramática; oralidade e Ortografia). Deste conjunto, essencialmente, fizeram parte: audição de textos literários, leituras participadas de histórias e poemas, a recriação de pequenos textos em diferentes formas de expressão, e a invenção de pequenas histórias. Com resultado, pude explorar quatro dos cinco objetivos e sete dos treze descritores preconizados para este ano de escolaridade, no referido domínio. O entusiasmo e o interesse demonstrado pelos alunos ao longo do percurso delineado, e por mim aferido ao longo do processo documental de reflexão, alicerçado no estudo empírico realizado, permite-me concluir que a Educação Literária constitui uma incontornável área na formação de leitores, sendo a sua atual existência a nível normativo uma mais-valia para a reflexão, planificação e prática dos professores.
- A importância do contato com animais no ensino Pré-EscolarPublication . Rodrigues, Ana; Malhão, VeraEste estudo demonstra a importância que os animais têm no quotidiano das crianças, nomeadamente em sala de pré-escolar, com crianças de 5 e 6 anos de idade. Começo por contextualizar o campo de estágio referindo os recursos físicos e valências, o modelo utilizado em sala, a caraterização do grupo de crianças, a rotina das crianças, os recursos humanos, a organização da sala e os recursos materiais. De seguida apresento o problema estudado e as questões associadas a este e às quais responderei no final do trabalho. No capítulo 1 denominado por enquadramento teórico saliento os autores de referência a que recorri, não só para analisar o documento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, como também apresento a base da minha investigação referindo o significado associado ao termo literacia científica/ o ensino das ciências/ a área do conhecimento do mundo e a importância das visitas de estudo e da metodologia de trabalho de projeto. O capítulo 2 apresenta a metodologia utilizada neste estudo, bem como as caraterísticas inerentes a esta, as técnicas de recolha e produção de dados a que recorri e a análise e interpretação de informação qualitativa. No capítulo 3 explicito a importância das visitas de estudo e do trabalho de projeto para o tema em estudo, no capítulo 4 refiro os resultados de aprendizagem alcançados interligando os aspetos essenciais da minha investigação e no capítulo 5 reflito acerca das respostas às perguntas que me propus estudar e ainda reflito acerca de alguns constrangimentos que senti. Seguem-se as referências bibliográficas, a webgrafia e os anexos.
- Somos sabões! Sabões não!….Sabichões!: Em que medida a sensibilização às ciências promove e fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental?Publication . Figueiredo, Ana; Malhão, VeraÉ percetível que o contributo da ciência para a formação do desenvolvimento individual e social das crianças em sala de aula é cada vez mais importante. Contudo, é ainda pouco explorado, principalmente em abordagens no jardim-de-infância. Tendo em conta esta problemática, optamos por desmistificar a ideia de que a abordagem à ciência é muito complicada para ser trabalhada nos primeiros anos e que ela não deve ser vista enquanto conteúdo isolado relativamente a outras áreas. O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Investigação em Educação, do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este relatório de estágio foi construído a partir da vivência da intervenção numa sala de ensino pré-escolar da rede pública, pertencente ao quadro da zona pedagógica de Lisboa Ocidental. Este trabalho de investigação visou o desenvolvimento de atividades experimentais, de forma a promover competências na área do conhecimento do mundo e abordar transversalmente outras áreas previstas nas orientações curriculares para o pré- escolar. Durante este processo, buscamos elucidar a nossa questão de partida “Em que medida a sensibilização às ciências promove e fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental?”. O objetivo geral foi despertar a aprendizagem com base nas atividades no âmbito das ciências, a fim de promover o projeto Clube de Físico-química do Agrupamento e de ampliar nas crianças os conhecimentos já adquiridos. O estudo, de cariz qualitativo, foi realizado a partir dos dados recolhidos provenientes da observação participante e das entrevistas abertas com as crianças após cada experiência realizada. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Este estudo possibilitou novas aprendizagens para a turma, e as experiências realizadas trouxeram um novo olhar à ciência, comprovando que a partir desta prática científica e experimental realizada, foram possibilitadas novas descobertas e interesses. A partir de agora as crianças possuem noções e bases para entender como a ciência pode ser realizada, analisada e a forma como ela está presente no nosso dia-a-dia.