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Abstract(s)
O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, no âmbito da unidade curricular
de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino
Básico, a qual decorreu numa Escola Básica da rede pública, na freguesia de Porto Salvo,
concelho de Oeiras.
Da prática levada a cabo, decorreu o tema de investigação – A Iniciação à Educação
Literária no 1.º Ano do 1.º Ciclo Básico em Sala de Aula, cujo cerne a aplicação de um
conjunto de atividades no âmbito do domínio da Educação Literária, presente nas Metas
Curriculares de Português do Ensino Básico, que fossem ao encontro dos objetivos presentes
no documento, tendo em vista, sempre que se afigurou possível, a interligação com os
restantes domínios existentes na área (Leitura e Escrita; Gramática; oralidade e Ortografia).
Deste conjunto, essencialmente, fizeram parte: audição de textos literários, leituras
participadas de histórias e poemas, a recriação de pequenos textos em diferentes formas de
expressão, e a invenção de pequenas histórias.
Com resultado, pude explorar quatro dos cinco objetivos e sete dos treze descritores
preconizados para este ano de escolaridade, no referido domínio. O entusiasmo e o interesse
demonstrado pelos alunos ao longo do percurso delineado, e por mim aferido ao longo do
processo documental de reflexão, alicerçado no estudo empírico realizado, permite-me
concluir que a Educação Literária constitui uma incontornável área na formação de leitores,
sendo a sua atual existência a nível normativo uma mais-valia para a reflexão, planificação e
prática dos professores.
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Ensino Básico Educação Literária Língua Portuguesa Metas Curriculares