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Authors
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Abstract(s)
As práticas educativas em contextos de risco tem uma relevância de destaque quando falamos de crianças
e jovens.
A importância do educador/professor adquire um papel preponderante no desenvolvimento e crescimento
da criança e do jovem.
O objetivo do estudo incide nas práticas educativas a adotar nos contextos acima referidos, para isso,
investigou-se, o que podem ser os fatores de risco, o que conduz a esses mesmo fatores, que práticas devem
ser exercidas, o que é resiliência em que medida o educador fomentar esta capacidade. O objeto de estudo
foi um pequeno número de crianças consideradas de risco. Comparou-se a prática realizada em estágio,
notas de campo e entrevista com artigos e autores de referência. Por este facto, elaborou-se uma
investigação qualitativa tendo como principio o objeto de estudo em causa.
As conclusões de maior relevância está na competência de estimular a capacidade de resiliência nas
crianças, para que não deixe de acreditar nas competências que tem em relação à prática educativa nestes
contextos específicos dar reforços positivos.
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Keywords
Ensino Básico Pratica Pedagógica Contextos de Risco Resiliência