Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.62 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como base a pouca utilização de rimas infantis em contexto de
Jardim de Infância por parte dos educadores, segundo o que observei ao longo dos estágios
realizados, na minha Licenciatura e Mestrado. Este estudo decorre da minha questão de
investigação: “Como são usufruídas as rimas e cantigas tradicionais infantis em contexto
de Jardim de Infância?” e tem como principal objetivo promover o uso das rimas e cantigas
infantis neste contexto, através do elenco das suas vantagens para o desenvolvimento da
criança. Os objetivos específicos decorrem do enunciado: perceber o que é feito em contexto
de Jardim de Infância a nível de rimas e cantigas tradicionais infantis; identificar,
compreender e refletir sobre a importância pedagógica das rimas infantis; elencar razões
possíveis para as práticas existentes (ou não) do uso de materiais da lírica tradicional infantil;
encontrar propostas para promover o uso das rimas e cantigas infantis de origem tradicional.
Nesta sequência, é ainda pertinente refletir sobre como poderá o educador criar ambientes
promotores destes materiais tradicionais em contexto de Jardim de Infância, onde é
determinante a qualidade dos mesmos; para além de diversão garantida, estas rimas e
cantigas infantis passam à criança desde fundações emocionais até elementos de organização
fonológica, assim como novo vocabulário. Podem ainda ajudar as crianças a conhecer o
mundo que as rodeia, como nos será decifrado por Costa (1992, 2012), Pocinho (2007),
Parafita (1999) entre outros. Sim-Sim (1998) e Cordeiro (2009) apresentaram teorias acerca
do desenvolvimento da linguagem.
Do ponto de vista metodológico a nossa investigação utilizou a observação participante,
pois é aquela que melhor se enquadra numa base conceptual que suporta a operacionalização
e análise dos dados que surgem no quotidiano educativo. Também foi feita pesquisa
arquivística e a realização de questionários a educadores de infância e a auxiliares de ação
educativa no ativo. Foi feita ainda uma recolha de rimas e cantigas infantis presentes em
alguns Cancioneiros, assim como uma recolha de bibliografia passível de ser consultada em
estudos posteriores sobre o mesmo assunto.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Literatura infanto-Juvenil Rimas Tradicionais Rimas Infantis Jardim de Infância