Repository logo
 
Publication

Brincado com sons e palavras

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBatalim, Dora
dc.contributor.authorMendes, Vânia
dc.date.accessioned2016-01-20T11:38:17Z
dc.date.available2016-01-20T11:38:17Z
dc.date.issued2015-12-21
dc.description.abstractO presente estudo tem como base a pouca utilização de rimas infantis em contexto de Jardim de Infância por parte dos educadores, segundo o que observei ao longo dos estágios realizados, na minha Licenciatura e Mestrado. Este estudo decorre da minha questão de investigação: “Como são usufruídas as rimas e cantigas tradicionais infantis em contexto de Jardim de Infância?” e tem como principal objetivo promover o uso das rimas e cantigas infantis neste contexto, através do elenco das suas vantagens para o desenvolvimento da criança. Os objetivos específicos decorrem do enunciado: perceber o que é feito em contexto de Jardim de Infância a nível de rimas e cantigas tradicionais infantis; identificar, compreender e refletir sobre a importância pedagógica das rimas infantis; elencar razões possíveis para as práticas existentes (ou não) do uso de materiais da lírica tradicional infantil; encontrar propostas para promover o uso das rimas e cantigas infantis de origem tradicional. Nesta sequência, é ainda pertinente refletir sobre como poderá o educador criar ambientes promotores destes materiais tradicionais em contexto de Jardim de Infância, onde é determinante a qualidade dos mesmos; para além de diversão garantida, estas rimas e cantigas infantis passam à criança desde fundações emocionais até elementos de organização fonológica, assim como novo vocabulário. Podem ainda ajudar as crianças a conhecer o mundo que as rodeia, como nos será decifrado por Costa (1992, 2012), Pocinho (2007), Parafita (1999) entre outros. Sim-Sim (1998) e Cordeiro (2009) apresentaram teorias acerca do desenvolvimento da linguagem. Do ponto de vista metodológico a nossa investigação utilizou a observação participante, pois é aquela que melhor se enquadra numa base conceptual que suporta a operacionalização e análise dos dados que surgem no quotidiano educativo. Também foi feita pesquisa arquivística e a realização de questionários a educadores de infância e a auxiliares de ação educativa no ativo. Foi feita ainda uma recolha de rimas e cantigas infantis presentes em alguns Cancioneiros, assim como uma recolha de bibliografia passível de ser consultada em estudos posteriores sobre o mesmo assunto.pt_PT
dc.identifier.tid201004933pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11010
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectLiteratura infanto-Juvenilpt_PT
dc.subjectRimas Tradicionaispt_PT
dc.subjectRimas Infantispt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.titleBrincado com sons e palavraspt_PT
dc.title.alternativeRimas e Cantigas Tradicionais Infantis em contexto de Jardim de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Brincado com as palavras.pdf
Size:
1.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: