Publication
Brincado com sons e palavras
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Batalim, Dora | |
dc.contributor.author | Mendes, Vânia | |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T11:38:17Z | |
dc.date.available | 2016-01-20T11:38:17Z | |
dc.date.issued | 2015-12-21 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como base a pouca utilização de rimas infantis em contexto de Jardim de Infância por parte dos educadores, segundo o que observei ao longo dos estágios realizados, na minha Licenciatura e Mestrado. Este estudo decorre da minha questão de investigação: “Como são usufruídas as rimas e cantigas tradicionais infantis em contexto de Jardim de Infância?” e tem como principal objetivo promover o uso das rimas e cantigas infantis neste contexto, através do elenco das suas vantagens para o desenvolvimento da criança. Os objetivos específicos decorrem do enunciado: perceber o que é feito em contexto de Jardim de Infância a nível de rimas e cantigas tradicionais infantis; identificar, compreender e refletir sobre a importância pedagógica das rimas infantis; elencar razões possíveis para as práticas existentes (ou não) do uso de materiais da lírica tradicional infantil; encontrar propostas para promover o uso das rimas e cantigas infantis de origem tradicional. Nesta sequência, é ainda pertinente refletir sobre como poderá o educador criar ambientes promotores destes materiais tradicionais em contexto de Jardim de Infância, onde é determinante a qualidade dos mesmos; para além de diversão garantida, estas rimas e cantigas infantis passam à criança desde fundações emocionais até elementos de organização fonológica, assim como novo vocabulário. Podem ainda ajudar as crianças a conhecer o mundo que as rodeia, como nos será decifrado por Costa (1992, 2012), Pocinho (2007), Parafita (1999) entre outros. Sim-Sim (1998) e Cordeiro (2009) apresentaram teorias acerca do desenvolvimento da linguagem. Do ponto de vista metodológico a nossa investigação utilizou a observação participante, pois é aquela que melhor se enquadra numa base conceptual que suporta a operacionalização e análise dos dados que surgem no quotidiano educativo. Também foi feita pesquisa arquivística e a realização de questionários a educadores de infância e a auxiliares de ação educativa no ativo. Foi feita ainda uma recolha de rimas e cantigas infantis presentes em alguns Cancioneiros, assim como uma recolha de bibliografia passível de ser consultada em estudos posteriores sobre o mesmo assunto. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201004933 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11010 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Literatura infanto-Juvenil | pt_PT |
dc.subject | Rimas Tradicionais | pt_PT |
dc.subject | Rimas Infantis | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.title | Brincado com sons e palavras | pt_PT |
dc.title.alternative | Rimas e Cantigas Tradicionais Infantis em contexto de Jardim de Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |