Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.58 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
É percetível que o contributo da ciência para a formação do desenvolvimento individual e
social das crianças em sala de aula é cada vez mais importante. Contudo, é ainda pouco
explorado, principalmente em abordagens no jardim-de-infância. Tendo em conta esta
problemática, optamos por desmistificar a ideia de que a abordagem à ciência é muito
complicada para ser trabalhada nos primeiros anos e que ela não deve ser vista enquanto
conteúdo isolado relativamente a outras áreas. O presente trabalho foi realizado no âmbito da
unidade curricular de Investigação em Educação, do Mestrado em Educação Pré-escolar na
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este relatório de estágio foi
construído a partir da vivência da intervenção numa sala de ensino pré-escolar da rede
pública, pertencente ao quadro da zona pedagógica de Lisboa Ocidental. Este trabalho de
investigação visou o desenvolvimento de atividades experimentais, de forma a promover
competências na área do conhecimento do mundo e abordar transversalmente outras áreas
previstas nas orientações curriculares para o pré- escolar. Durante este processo, buscamos
elucidar a nossa questão de partida “Em que medida a sensibilização às ciências promove e
fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental?”. O objetivo geral foi despertar a
aprendizagem com base nas atividades no âmbito das ciências, a fim de promover o projeto
Clube de Físico-química do Agrupamento e de ampliar nas crianças os conhecimentos já
adquiridos. O estudo, de cariz qualitativo, foi realizado a partir dos dados recolhidos
provenientes da observação participante e das entrevistas abertas com as crianças após cada
experiência realizada. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo.
Este estudo possibilitou novas aprendizagens para a turma, e as experiências realizadas
trouxeram um novo olhar à ciência, comprovando que a partir desta prática científica e
experimental realizada, foram possibilitadas novas descobertas e interesses. A partir de agora
as crianças possuem noções e bases para entender como a ciência pode ser realizada,
analisada e a forma como ela está presente no nosso dia-a-dia.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Jardim de Infância Ensino das Ciências Experimentação Motivação Aprendizagem