Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Somos sabões! Sabões não!….Sabichões!: Em que medida a sensibilização às ciências promove e fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Somos saboes saboes nao sabichoes.pdf4.58 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

É percetível que o contributo da ciência para a formação do desenvolvimento individual e social das crianças em sala de aula é cada vez mais importante. Contudo, é ainda pouco explorado, principalmente em abordagens no jardim-de-infância. Tendo em conta esta problemática, optamos por desmistificar a ideia de que a abordagem à ciência é muito complicada para ser trabalhada nos primeiros anos e que ela não deve ser vista enquanto conteúdo isolado relativamente a outras áreas. O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Investigação em Educação, do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este relatório de estágio foi construído a partir da vivência da intervenção numa sala de ensino pré-escolar da rede pública, pertencente ao quadro da zona pedagógica de Lisboa Ocidental. Este trabalho de investigação visou o desenvolvimento de atividades experimentais, de forma a promover competências na área do conhecimento do mundo e abordar transversalmente outras áreas previstas nas orientações curriculares para o pré- escolar. Durante este processo, buscamos elucidar a nossa questão de partida “Em que medida a sensibilização às ciências promove e fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental?”. O objetivo geral foi despertar a aprendizagem com base nas atividades no âmbito das ciências, a fim de promover o projeto Clube de Físico-química do Agrupamento e de ampliar nas crianças os conhecimentos já adquiridos. O estudo, de cariz qualitativo, foi realizado a partir dos dados recolhidos provenientes da observação participante e das entrevistas abertas com as crianças após cada experiência realizada. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Este estudo possibilitou novas aprendizagens para a turma, e as experiências realizadas trouxeram um novo olhar à ciência, comprovando que a partir desta prática científica e experimental realizada, foram possibilitadas novas descobertas e interesses. A partir de agora as crianças possuem noções e bases para entender como a ciência pode ser realizada, analisada e a forma como ela está presente no nosso dia-a-dia.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Jardim de Infância Ensino das Ciências Experimentação Motivação Aprendizagem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License