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Somos sabões! Sabões não!….Sabichões!: Em que medida a sensibilização às ciências promove e fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental?
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Malhão, Vera | |
| dc.contributor.author | Figueiredo, Ana | |
| dc.date.accessioned | 2016-01-25T19:58:11Z | |
| dc.date.available | 2016-01-25T19:58:11Z | |
| dc.date.issued | 2015-12-21 | |
| dc.description.abstract | É percetível que o contributo da ciência para a formação do desenvolvimento individual e social das crianças em sala de aula é cada vez mais importante. Contudo, é ainda pouco explorado, principalmente em abordagens no jardim-de-infância. Tendo em conta esta problemática, optamos por desmistificar a ideia de que a abordagem à ciência é muito complicada para ser trabalhada nos primeiros anos e que ela não deve ser vista enquanto conteúdo isolado relativamente a outras áreas. O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Investigação em Educação, do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este relatório de estágio foi construído a partir da vivência da intervenção numa sala de ensino pré-escolar da rede pública, pertencente ao quadro da zona pedagógica de Lisboa Ocidental. Este trabalho de investigação visou o desenvolvimento de atividades experimentais, de forma a promover competências na área do conhecimento do mundo e abordar transversalmente outras áreas previstas nas orientações curriculares para o pré- escolar. Durante este processo, buscamos elucidar a nossa questão de partida “Em que medida a sensibilização às ciências promove e fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental?”. O objetivo geral foi despertar a aprendizagem com base nas atividades no âmbito das ciências, a fim de promover o projeto Clube de Físico-química do Agrupamento e de ampliar nas crianças os conhecimentos já adquiridos. O estudo, de cariz qualitativo, foi realizado a partir dos dados recolhidos provenientes da observação participante e das entrevistas abertas com as crianças após cada experiência realizada. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Este estudo possibilitou novas aprendizagens para a turma, e as experiências realizadas trouxeram um novo olhar à ciência, comprovando que a partir desta prática científica e experimental realizada, foram possibilitadas novas descobertas e interesses. A partir de agora as crianças possuem noções e bases para entender como a ciência pode ser realizada, analisada e a forma como ela está presente no nosso dia-a-dia. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201015960 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11087 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
| dc.subject | Ensino das Ciências | pt_PT |
| dc.subject | Experimentação | pt_PT |
| dc.subject | Motivação | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
| dc.title | Somos sabões! Sabões não!….Sabichões!: Em que medida a sensibilização às ciências promove e fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental? | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
