Repository logo
 
Publication

Somos sabões! Sabões não!….Sabichões!: Em que medida a sensibilização às ciências promove e fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMalhão, Vera
dc.contributor.authorFigueiredo, Ana
dc.date.accessioned2016-01-25T19:58:11Z
dc.date.available2016-01-25T19:58:11Z
dc.date.issued2015-12-21
dc.description.abstractÉ percetível que o contributo da ciência para a formação do desenvolvimento individual e social das crianças em sala de aula é cada vez mais importante. Contudo, é ainda pouco explorado, principalmente em abordagens no jardim-de-infância. Tendo em conta esta problemática, optamos por desmistificar a ideia de que a abordagem à ciência é muito complicada para ser trabalhada nos primeiros anos e que ela não deve ser vista enquanto conteúdo isolado relativamente a outras áreas. O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Investigação em Educação, do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este relatório de estágio foi construído a partir da vivência da intervenção numa sala de ensino pré-escolar da rede pública, pertencente ao quadro da zona pedagógica de Lisboa Ocidental. Este trabalho de investigação visou o desenvolvimento de atividades experimentais, de forma a promover competências na área do conhecimento do mundo e abordar transversalmente outras áreas previstas nas orientações curriculares para o pré- escolar. Durante este processo, buscamos elucidar a nossa questão de partida “Em que medida a sensibilização às ciências promove e fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental?”. O objetivo geral foi despertar a aprendizagem com base nas atividades no âmbito das ciências, a fim de promover o projeto Clube de Físico-química do Agrupamento e de ampliar nas crianças os conhecimentos já adquiridos. O estudo, de cariz qualitativo, foi realizado a partir dos dados recolhidos provenientes da observação participante e das entrevistas abertas com as crianças após cada experiência realizada. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Este estudo possibilitou novas aprendizagens para a turma, e as experiências realizadas trouxeram um novo olhar à ciência, comprovando que a partir desta prática científica e experimental realizada, foram possibilitadas novas descobertas e interesses. A partir de agora as crianças possuem noções e bases para entender como a ciência pode ser realizada, analisada e a forma como ela está presente no nosso dia-a-dia.pt_PT
dc.identifier.tid201015960pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11087
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectEnsino das Ciênciaspt_PT
dc.subjectExperimentaçãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleSomos sabões! Sabões não!….Sabichões!: Em que medida a sensibilização às ciências promove e fomenta nas crianças uma atitude científica e experimental?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Somos saboes saboes nao sabichoes.pdf
Size:
4.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: