Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.22 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O tema deste Relatório Final recai na aprendizagem e ensino das ciências através da exploração da Biodiversidade em contexto de Jardim-de-Infância. A metodologia utilizada para esta investigação é de carácter qualitativo, tendo sido utilizados vários métodos para a recolha de dados, tais como a observação; notas de campo; registo fotográfico e um inquérito por questionário entregue aos pais/encarregados de educação.
As questões colocadas ao problema identificado, tiveram resposta após uma pesquisa documental e teórica pelo ponto de vista de vários autores. Para além desta parte necessária à realização da pesquisa, foi também necessário refletir acerca dos processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise do conteúdo dos inquéritos realizados aos pais e/ou encarregados de educação presentes no grupo de crianças durante o período de estágio.
O intuito de dar resposta a esta problemática é o de proteger a Biodiversidade, salvaguardando os ecossistemas através de ações corretas. As crianças, como futuro do nosso planeta, devem ter mecanismos que as possam valer em relação a este tema, prevenindo e contribuindo para o bom equilíbrio do mundo que nos rodeia.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino das Ciências Metodologia Qualitativa Biodiversidade