Browsing by Issue Date, starting with "2013-05-21"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- PSP e Turismo: paradigma da proximidade no acolhimento ao turista - cidade do PortoPublication . Correia, Hugo Marcos Paula; Moura, Pedro Nuno Resende Melo Coelho deA presente investigação tem por objectivo analisar a relação entre a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o desenvolvimento do sector do turismo, nomeadamente no que diz respeito ao paradigma da proximidade no acolhimento ao turista, partindo do caso concreto da cidade do Porto e, em particular, da Esquadra de Turismo do Comando Metropolitano do Porto (ETP). Como ponto de partida, concretiza-se uma análise do sector do turismo, no âmbito internacional, nacional, regional e da cidade do Porto. Posteriormente, esclarece-se o posicionamento da PSP perante o fenómeno turístico na cidade. A metodologia da investigação envolve uma componente teórica, onde se adopta um método descritivo/expositivo, e uma componente prática, na qual se procede à realização de um inquérito, concebido através da aplicação de um questionário a turistas estrangeiros em visita à cidade do Porto. A aplicação do questionário permite diagnosticar o policiamento direccionado ao turista na ETP, avaliar o sentimento de segurança percepcionado pelos turistas, perscrutar hiatos existentes neste tipo de policiamento e propor medidas que reforcem o carácter proactivo do mesmo. Apesar da actual conjuntura de elevada incerteza económica a nível nacional e internacional, o sector do turismo tem demonstrado a sua resiliência, alicerçada num crescimento forte e sustentado. Neste contexto, a PSP apresenta-se como um dos organismos públicos responsáveis pela construção, defesa e transmissão do sentimento de segurança percepcionado pelos turistas estrangeiros que elegem a cidade do Porto como destino turístico. Da análise dos resultados obtidos da aplicação do questionário pode-se concluir que: uma presença policial constante nos pontos de maior afluência/presença de turistas potencia o seu sentimento de segurança; o sentimento de segurança percepcionado pelo turista aquando da sua visita à cidade do Porto é positivo, considerando-a um destino turístico seguro; a segurança constitui-se como um factor preponderante na escolha do destino; após a sua visita à cidade do Porto, o turista avalia o serviço proporcionado pela ETP como actual, presente e prestável, contribuindo sobremaneira para a divulgação de uma imagem positiva e acolhedora da PSP e do Porto.
- Actuação policial junto dos idosos. Estudo exploratório na área policial de Queluz, Agualva-Cacém e Rio de MouroPublication . Miranda, Tiago Luís Monteiro; Guinote, Hugo Duarte de Sousa Batista eOs idosos são uma parte da sociedade que está actualmente em crescimento e, da mesma forma, cresce a nossa necessidade em estudar este fenómeno e perceber quais as medidas necessárias para dar resposta às necessidades desta população. O nosso objecto de estudo é o policiamento, direccionado para a população idosa e realizado pelos nossos elementos especializados no contacto próximo com estes cidadãos. Procuramos saber qual o trabalho realizado pelos elementos policiais e se este reduz o sentimento de insegurança dos idosos. Também pretendemos analisar o método de actuação das nossas equipas de proximidade e sugerir outras práticas para melhorar o serviço policial.
- Aprendizagem com sentindo e consentida no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Castro, Joana; Macara, MariaO presente Relatório Científico Final revela uma Prática de Ensino Supervisionada em 1º ciclo do Ensino Básico, numa sala de 1º ano, bem como o estudo realizado a partir desse contexto, que teve como objetivo compreender e aprofundar como as vivências do quotidiano utilizadas na sala de aula são contextos potenciadores de aprendizagem curricular com sentido e, portanto, consentida, numa turma do 1º Ciclo do 1º ano. O estudo realizado recorre a uma metodologia qualitativa e interpretativa sobre os dados recolhidos em notas de campo através da observação direta, participante e não participante, e as planificações que dão conta da intencionalidade pedagógica e das estratégias utilizadas. O estudo conclui, reiterando também outros autores considerados, que as vivências do quotidiano utilizadas na sala de aula são potenciadoras da aprendizagem, tornando-a significativa e consentida pelos alunos. Para isso, é imprescindível ter em conta o papel de mediador, facilitador e orientador do professor, o papel ativo do aluno predisposto para que a motivação e aprendizagem ocorram. Para além disso, a relação pedagógica que se estabelece entre aluno e professor é importante na medida em que condiciona a aprendizagem do aluno. Também a contextualização de um conteúdo curricular em experiências vividas motiva o aluno e potencia a aprendizagem, pois trata-se da sua realidade que irá ter significado para a criança, resgatando os conhecimentos prévios e transformando-os/ampliando-os em novos conhecimentos.
- Search for fractionally charged particles in $pp$ collisions at $\sqrt{s}=7$ TeVPublication . CMS collaboration (2197 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Almeida, Nuno; Bargassa, Pedrame; David Tinoco Mendes, Andre; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; Musella, Pasquale; Rodrigues Antunes, Joao; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoA search is presented for free heavy long-lived fractionally charged particles produced in pp collisions at $\sqrt{s}$ = 7 TeV. The data sample was recorded by the CMS detector at the LHC and corresponds to an integrated luminosity of 5.0 inverse femtobarns. Candidate fractionally charged particles are identified by selecting tracks with associated low charge measurements in the silicon tracking detector. Observations are found to be consistent with expectations for background processes. The results of the search are used to set upper limits on the cross section for pair production of fractionally charged, massive spin-1/2 particles that are neutral under SU(3)$_C$ and SU(2)$_L$. We exclude at 95% confidence level such particles with electric charge $\pm$2e/3 with masses below 310 GeV, and those with charge $\pm$e/3 with masses below 140 GeV.