Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
824.99 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este Relatório Final surge da unidade curricular da Prática de Ensino
Supervisionada. O estágio teve uma duração de dez semanas, em contexto de
jardim-de-infância numa sala de quatro e cinco anos, numa Instituição
Particular de Solidariedade Social (IPSS).
O tema do presente relatório tem por base as diferentes abordagens na
aprendizagem da matemática. O tema abordado surgiu através da rotina diária
de estágio e será o objeto de estudo do relatório. Neste trabalho serão
abordados temas como o processo ensino-aprendizagem da matemática, a
importância das atividades lúdicas no ensino desta temática, bem como a
transmissão da mesma nas brincadeiras livres e como os planeamentos são
uma ferramenta chave para a interdisciplinaridade e para o respetivo processo
de aprendizagem.
A metodologia utilizada foi de carácter qualitativo, realizado através de
recolha dados tendo como base a observação direta e participante,
nomeadamente notas de campo.
Durante este trabalho irão ser expostas diversas práticas pedagógicas que
foram observadas que serão descritas e analisadas.
Em conclusão, verifiquei que o ensino da matemática também é transmitido
durante as atividades lúdicas e as diversas brincadeiras livres.
Description
Keywords
Ensino Básico Matemática Planeamento Brincadeiras Livres Aprendizagem