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- Search for pair production of a new heavy quark that decays into a $W$ boson and a light quark in $pp$ collisions at $\sqrt{s} = 8$ TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2865 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search is presented for pair production of a new heavy quark (Q) that decays into a W boson and a light quark (q) in the final state where one W boson decays leptonically (to an electron or muon plus a neutrino) and the other W boson decays hadronically. The analysis is performed using an integrated luminosity of 20.3 fb-1 of pp collisions at s=8 TeV collected by the ATLAS detector at the LHC. No evidence of QQ¯ production is observed. New chiral quarks with masses below 690 GeV are excluded at 95% confidence level, assuming BR(Q→Wq)=1. Results are also interpreted in the context of vectorlike quark models, resulting in the limits on the mass of a vectorlike quark in the two-dimensional plane of BR(Q→Wq) versus BR(Q→Hq).
- Aprender Matemática numa sala de crianças com 4/5 anos de idadePublication . Vaz, Vanda; Ribeiro, MariaEste Relatório Final surge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. O estágio teve uma duração de dez semanas, em contexto de jardim-de-infância numa sala de quatro e cinco anos, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). O tema do presente relatório tem por base as diferentes abordagens na aprendizagem da matemática. O tema abordado surgiu através da rotina diária de estágio e será o objeto de estudo do relatório. Neste trabalho serão abordados temas como o processo ensino-aprendizagem da matemática, a importância das atividades lúdicas no ensino desta temática, bem como a transmissão da mesma nas brincadeiras livres e como os planeamentos são uma ferramenta chave para a interdisciplinaridade e para o respetivo processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativo, realizado através de recolha dados tendo como base a observação direta e participante, nomeadamente notas de campo. Durante este trabalho irão ser expostas diversas práticas pedagógicas que foram observadas que serão descritas e analisadas. Em conclusão, verifiquei que o ensino da matemática também é transmitido durante as atividades lúdicas e as diversas brincadeiras livres.
- As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridadePublication . Barata, Daniela; Ribeiro, MariaEste relatório final foi elaborado perante uma situção de estágio num contexto social desfavorecido, manifestando-se a necessidade de direcionar o estudo para as competências sociais, motoras e linguísticas que supostamente devem ser adquiridas na fase que antecede o 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta perspetiva, considerei primário abordar o que se entendia por competências tendo optado por estas três vertentes em cima referidas. Este estudo procura dar resposta a questões focadas naquele contexto que nos interpelam para o facto da grande dificuldade que estas crianças apresentam neste início da escolaridade. Optei por uma metodologia de cariz qualitativo e os dados foram recolhidos através duma observação participante sendo registados quer em notas de campo, quer nos registos no meu caderno de estágio, das actividades proporcionadas.
- Relações interpessoais e mudanças comportamentaisPublication . Ferreira, Inês; Garcia, MariaO presente relatório final tem como finalidade principal analisar as relações entre os professores e os alunos e o que leva à alteração de comportamentos em sala de aula tendo como suporte as relações e a afetividade. Este estudo teve como base a experiência de uma Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada numa turma de 1.º Ciclo do Ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de observação direta, com apoio nas notas de campo, experiências vividas, planificações, reflexões diárias, atividades realizadas pelos alunos e entrevistas a professores do ensino básico. Para a realização deste relatório final foram privilegiadas algumas atividades realizadas em que pude trabalhar com os alunos o tema escolhido, observando as suas reações e os seus comportamentos perante as situações por mim propostas. Perante a situação de ensino do nosso país, de problemas comportamentais em sala de aula e da inclusão de alunos, este trabalho de conclusão de mestrado vai incidir na compreensão do funcionamento das salas de aulas e do trabalho desenvolvido pelas escolas e professores para combater a diferenciação pedagógica, assim como perceber como é que as relações entre pares e entre professor/aluno, são fundamentais para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento das crianças a todos os níveis. No geral, todos os alunos aderiram sempre de forma positiva, às tarefas propostas, não só por mim mas também pela professora. No decorrer da resolução das tarefas propostas foi percetível que o foco incidiu sempre nas reações e mudanças de comportamento e qual a sua origem o que foi muito gratificante e uma preciosa ajuda para a apreensão dos conceitos pretendidos.
- A intervenção do docente para uma aprendizagem motivada no 1º CEBPublication . Braz, Carla; Vale, Paulo“Alunos motivados” e “aprendizagem significativa” são duas expressões que se traduzem no objetivo primordial, comum a qualquer docente. É um dos grandes desafios que põe à prova os professores que se interessam e se relacionam para e com os seus alunos. Neste sentido, o presente estudo procura salientar a importância da motivação nos processos de aprendizagem e no sucesso dos alunos em contexto escolar e, por isso, compreender através da Teoria da Autodeterminação (TAD) os mecanismos da motivação, com o intuito de vir a integrar, na prática pedagógica do professor, possíveis estratégias promotoras da motivação intrínseca, sendo esta a mais benéfica para o ensino. Assim surgiu a questão norteadora do presente estudo: Que tipo de intervenção educativa pode ser desenvolvida para uma aprendizagem motivada no 1.º CEB? Com o intuito de compreender melhor esta problemática, colocaram-se três questões secundárias: 1.ª - Que tipos de motivação existem nos alunos? 2.ª - Qual o papel do professor na motivação dos alunos no processo de ensino/aprendizagem? 3.ª - Que estratégias pedagógicas potenciam a motivação dos alunos para as tarefas em sala de aula? Este estudo teve como suporte um contexto educativo de 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente, uma turma de 3.º ano, para o qual se utilizou uma metodologia de natureza qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), como as planificações, atividades realizadas pelos alunos e notas de campo. As atividades desenvolvidas com e para os alunos desencadearam uma abordagem educativa que coloca o aluno como agente ativo da sua aprendizagem, tendo como fator principal a motivação dos mesmos.
- Motivação intrínseca no processo de ensino/aprendizagemPublication . Pedro, Ana; Montiel, AntónioO presente Relatório Final retrata uma Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano e reporta o estudo realizado a partir desse contexto, que se centrou no tema da motivação intrínseca dos alunos. Resistindo a considerar utópica a motivação intrínseca para as aprendizagens e contrariando aqueles que afirmam ser um fenómeno raro no contexto escolar, este estudo teve como principal intuito compreender e identificar as manifestações de autêntica motivação intrínseca dos alunos por aprender e possíveis fatores que a gerem. Por se crer que a motivação intrínseca é condição sine qua non para um processo de ensino/aprendizagem efetivamente mais bem-sucedido, este estudo pretende mostrar, não só o valor e a inegável influência da motivação intrínseca nesse processo, bem como no desempenho/rendimento escolar dos discentes. Do interesse da investigadora, do fundamento referente à educação que lhe foi transmitida e s inquietações muito próximas dos estágios e unidades curriculares realizadas no seu percurso formativo, emergiram duas questões fundamentais: Quais os comportamentos dos alunos que são manifestações de uma autêntica motivação intrínseca por aprender?; Quais os comportamentos do professor, que revelam ser geradores de uma autêntica motivação intrínseca dos alunos para a aprendizagem? Suportada numa referenciação teórica precisa para conduzir o percurso da investigação, a pesquisa, seguindo um cariz metodológico qualitativo com abordagem multimetodológica, serviu-se de três recursos primordiais de recolha de informação: diários de campo, entrevistas semiestruturadas aos alunos e inquéritos por questionário dirigidos aos professores. Entre os diversos estudos teóricos, foi dada especial atenção à Teoria da Autodeterminação, de Deci e Ryan (1985), nomeadamente enquanto sugere que todo o ser humano possui um desejo para aprender desde que nasce e que esse desejo é mantido caso haja satisfação das suas necessidades psicológicas básicas - autonomia, competência e pertencer ou estabelecer vínculos. A análise dos dados recolhidos, interpretados à luz do referencial teórico, permitiu concluir que o docente é capaz de gerar uma autêntica motivação intrínseca nos alunos para aprender, adotando determinadas estratégias que procurem afetar ou ativar o sistema de necessidades do aluno, que desenvolvam e que orientem e facilitem o exercício das capacidades dos alunos. Encontrámos também a possibilidade de agruparmos os diversos fatores geradores de motivação intrínseca nos alunos para aprender em dois grupos: tornando as aulas mais “atrativas” para os alunos ou tornando os alunos mais “atraídos” para as aulas, através de diversos fatores. Do mesmo modo, propõe-se promover uma motivação intrínseca através do reconhecimento das manifestações de motivação intrínseca dos alunos. Para o efeito, foram destacadas algumas dessas manifestações que se referem ao efeito/impacto que as disciplinas (elencadas como preferidas nas entrevistas) têm nos alunos, isto é, referentes ao bem que essa disciplina “cria” nos alunos, bem como manifestações que se referem ao bem que se “encontra” nas disciplinas. As manifestações foram categorizadas em dois grupos: manifestações declaradas de motivação intrínseca e manifestações sintomáticas de motivação intrínseca.
- A organização espacial, o corpo e os afetos vividos numa sala de creche com crianças dos 8 aos 18 meses de idadePublication . Duarte, Cristina; Ribeiro, MariaA organização espacial em contexto de creche, alia-se ao corpo e aos afectos, que impulsionam o saber, visto que são aspectos que ajudam a sedimentar as vivências transformando-as em conhecimento. Este conjunto é algo que não se separa, visto que, eu conheço o espaço através do corpo, mas só conseguirei explorá-lo se tiver um apoio emocional/afectivo que assegure confiança para me aventurar por entre o espaço, com o apoio de objectos significativos. O presente trabalho sedimentou-se numa sala de creche com crianças dos 8 aos 18 meses. O estudo decorreu através de uma observação participante tendo como método de recolha as notas de campo que auxiliaram o espontâneo e as actividades planeadas que se edificaram através de uma intenção. Conclui-se que o acto de refletir e de intervir são cruciais para uma acção pedagógica mais coerente e focalizada para o que é essencial.
- Estudo do meio no 1º CEB: Uma experiência de intervenção pedagógicaPublication . Vaz, Cláudia; Malhão, VeraO ensino das Ciências e do Estudo do Meio permite expandir o conhecimento e a compreensão do mundo quer a nível físico, quer a nível biológico. Este é fundamental para que os cidadãos adquiram conhecimentos, capacidades, competências e valores necessários para a inserção na sociedade atual. Por isso é fulcral a criança aprender ciências desde os primeiros anos de vida, de modo a realizar melhores aprendizagens no futuro. Sendo nas escolas onde ocorre esta aprendizagen, este é um local onde são exigidas mudanças e transformações a nível das práticas educativas, uma vez que, infelizmente, não é atribuído o devido valor a esta área curricular. Dado esta situação, o objeto de estudo deste Relatório Final, estratégias impulsionadoras à transdisciplinaridade tendo como eixo central a área de Estudo do Meio, no 1' CEB, surgiu no decorrer da minha PES, numa instituição de caráter privado e, tem como intuito, compreender as razões dos docentes, relativamente ao interesse e o lecionar desta área curricular. Desta forma, abordo neste documento, algumas estratégias de modo a promover a área das Ciências/Estudo do Meio, através da transdisciplinaridade, uma via que acredito ser a mais produtiva, uma vez que oferece uma variedade de conteúdos objetivos, organizados em outras áreas curriculares. Com efeito, após esta investigação, posso concluir que o método experimental e a metodologia de trabalho de projeto, são duas estratégias bastante produtivas para a aprendizagem, uma vez que é a criança o principal agente ativo das suas aprendizagens, realizando descobertas e alcançando respostas. Assim, além de consciencializar os conteúdos necessários, a criança, ao vivenciar o que está a estudar adquire, também, atitudes e valores indispensáveis para a inserção na sociedade.
- Os contos de tradição oral e o desenvolvimento da imaginação na criançaPublication . Silva, Ana; Batalim, DoraOs contos de tradição oral são uma das maiores riquezas do espólio cultural da humanidade. Atravessando gerações, permaneceram vivos até aos dias de hoje, disseminando-se através dos tempos pelas vozes de quem por eles se encantou. Conhecidos universalmente, fazem o deleite de adultos e crianças, que desde cedo privilegiam de um contacto próximo com estas narrativas, assim como da cumplicidade e afeto que o momento do conto oferece à relação íntima e reveladora que se cria. Conhecidas as suas imensuráveis potencialidades e valores, instigam a curiosidade de todo o ser humano, que enredado nos contornos maravilhosos e fantasistas destas histórias tradicionais, se perdem na própria imaginação. O estudo apresentado, partindo de tais princípios, foi estruturado a pensar na descoberta das implicações que os contos de tradição oral têm no desenvolvimento da imaginação das crianças de três e quatro anos de idade, nomeadamente em contexto de pré-escolar, local onde foram efetuadas as recolhas para análise. De uma investigação atenta e cuidada, nasceu esta criteriosa redação resultante do aprofundamento do tema central do estudo assente nos dados recolhidos, os quais se encontram divididos em três grupos principais: contos tradicionais contados pelo adulto às crianças; a presença dos contos tradicionais nas brincadeiras imaginativas das crianças e contos tradicionais e fantasia na gestão da rotina diária das crianças.
- Horticultura e jardinagem: Encontros com o programa de estudo do meio numa turma de 4º ano do 1º CEBPublication . Vieira, Maria; Malhão, VeraO objetivo deste trabalho foi analisar um projeto de jardinagem/horta em meio escolar, desenvolvido com crianças de uma turma de 4º ano com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos e entender de que forma estas aulas práticas se interligam e servem de complemento ao programa de Estudo do Meio do Ministério da Educação para o 1º ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi elaborado durante um estágio de três meses de Prática de Ensino Supervisionada em 1º CEB, com os alunos da referida turma nas aulas práticas de horta e jardinagem da escola, em parceria com uma professora certificada que coordena esta atividade. O trabalho que se apresenta tem como base a metodologia qualitativa e baseia-se em notas de campo e em registos de observação participante, como técnicas de recolha de dados. Esta investigação mostra como as atividades de horticultura e jardinagem abrangem outras disciplinas e como a criança adquire conhecimento em situações de aprendizagem ativa.