Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Primeiro Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria
Ulrich, como forma de relacionar uma problema que surgiu na prática pedagógica, a
Indisciplina.
A constante necessidade de enfrentar focos de indisciplina, dentro e fora a sala,
suscitou em mim a vontade de querer saber como combate-la dentro de sala, que
estratégias utilizar e como cativar a atenção dos alunos.
Seguindo um procedimento qualitativo de investigação, procurei caracterizar a
gestão dos comportamentos dos alunos observada diretamente no estágio, servindo-me
da análise da informação recolhida em notas de campo, diários e no planeamento e
avaliação das minhas aulas de práticas pedagógicas.
O foco principal foi dado, pois, à gestão do comportamento dos alunos e à
identificação de estratégias diversificadas perante um grupo que apresentava algumas
dificuldades de concentração. E desejando que este trabalho seja agente de mudanças
significativas na minha ação educativa, formulei dois objetivos: analisar as atividades
propostas em contexto de estágio e refletir sobre o contributo da utilização de material
didático diferente do habitual.
Description
Keywords
Ensino Básico Disciplina Prevenção Estratégias Pedagógicas Atuação Comportamento