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Abstract(s)
Os contos de tradição oral são uma das maiores riquezas do espólio cultural da
humanidade. Atravessando gerações, permaneceram vivos até aos dias de hoje,
disseminando-se através dos tempos pelas vozes de quem por eles se encantou.
Conhecidos universalmente, fazem o deleite de adultos e crianças, que desde cedo
privilegiam de um contacto próximo com estas narrativas, assim como da cumplicidade
e afeto que o momento do conto oferece à relação íntima e reveladora que se cria.
Conhecidas as suas imensuráveis potencialidades e valores, instigam a curiosidade de
todo o ser humano, que enredado nos contornos maravilhosos e fantasistas destas
histórias tradicionais, se perdem na própria imaginação.
O estudo apresentado, partindo de tais princípios, foi estruturado a pensar na
descoberta das implicações que os contos de tradição oral têm no desenvolvimento da
imaginação das crianças de três e quatro anos de idade, nomeadamente em contexto de
pré-escolar, local onde foram efetuadas as recolhas para análise.
De uma investigação atenta e cuidada, nasceu esta criteriosa redação resultante
do aprofundamento do tema central do estudo assente nos dados recolhidos, os quais se
encontram divididos em três grupos principais: contos tradicionais contados pelo adulto
às crianças; a presença dos contos tradicionais nas brincadeiras imaginativas das
crianças e contos tradicionais e fantasia na gestão da rotina diária das crianças.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Literatura infanto-Juvenil Contos de Tradição Oral Imaginação