Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relações interpessoais e mudanças comportamentais

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório final tem como finalidade principal analisar as relações entre os professores e os alunos e o que leva à alteração de comportamentos em sala de aula tendo como suporte as relações e a afetividade. Este estudo teve como base a experiência de uma Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada numa turma de 1.º Ciclo do Ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de observação direta, com apoio nas notas de campo, experiências vividas, planificações, reflexões diárias, atividades realizadas pelos alunos e entrevistas a professores do ensino básico. Para a realização deste relatório final foram privilegiadas algumas atividades realizadas em que pude trabalhar com os alunos o tema escolhido, observando as suas reações e os seus comportamentos perante as situações por mim propostas. Perante a situação de ensino do nosso país, de problemas comportamentais em sala de aula e da inclusão de alunos, este trabalho de conclusão de mestrado vai incidir na compreensão do funcionamento das salas de aulas e do trabalho desenvolvido pelas escolas e professores para combater a diferenciação pedagógica, assim como perceber como é que as relações entre pares e entre professor/aluno, são fundamentais para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento das crianças a todos os níveis. No geral, todos os alunos aderiram sempre de forma positiva, às tarefas propostas, não só por mim mas também pela professora. No decorrer da resolução das tarefas propostas foi percetível que o foco incidiu sempre nas reações e mudanças de comportamento e qual a sua origem o que foi muito gratificante e uma preciosa ajuda para a apreensão dos conceitos pretendidos.

Description

Keywords

Ensino Básico Relações Interpessoais Comportamento

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue