Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.85 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final tem como finalidade principal analisar as relações entre
os professores e os alunos e o que leva à alteração de comportamentos em sala de aula
tendo como suporte as relações e a afetividade.
Este estudo teve como base a experiência de uma Prática de Ensino
Supervisionada (PES), realizada numa turma de 1.º Ciclo do Ensino básico.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de observação direta, com apoio nas notas
de campo, experiências vividas, planificações, reflexões diárias, atividades realizadas
pelos alunos e entrevistas a professores do ensino básico.
Para a realização deste relatório final foram privilegiadas algumas atividades
realizadas em que pude trabalhar com os alunos o tema escolhido, observando as suas
reações e os seus comportamentos perante as situações por mim propostas.
Perante a situação de ensino do nosso país, de problemas comportamentais em
sala de aula e da inclusão de alunos, este trabalho de conclusão de mestrado vai incidir na
compreensão do funcionamento das salas de aulas e do trabalho desenvolvido pelas
escolas e professores para combater a diferenciação pedagógica, assim como perceber
como é que as relações entre pares e entre professor/aluno, são fundamentais para a
qualidade do ensino e para o desenvolvimento das crianças a todos os níveis.
No geral, todos os alunos aderiram sempre de forma positiva, às tarefas propostas,
não só por mim mas também pela professora. No decorrer da resolução das tarefas
propostas foi percetível que o foco incidiu sempre nas reações e mudanças de
comportamento e qual a sua origem o que foi muito gratificante e uma preciosa ajuda
para a apreensão dos conceitos pretendidos.
Description
Keywords
Ensino Básico Relações Interpessoais Comportamento