| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 6.49 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O conhecimento do mundo é uma parte importante na formação do individuo. Através desta
formação conhecemos o mundo que nos rodeia.
Assim, este projeto tem como principal objetivo compreender a importância e a necessidade do
ensino experimental das ciências no pré-escolar.
O presente trabalho decorreu no âmbito da unidade curricular de Investigação em educação,
inserida no mestrado em educação pré-escolar. Para a realização deste estudo tive como
participantes um grupo de pré- escolar, com idades entre os 4 e 6 anos.
Com este trabalho pretendo dar resposta a utilização do ensino experimental na área das
ciências. O estudo que aqui se apresenta tem como base uma abordagem qualitativa, onde houve a
oportunidade de observar de uma forma participante as atividades que se concretizou. Analisou-se
ainda os desenhos que o grupo realizou antes e após cada atividade.
No capítulo I pode verificar-se o enquadramento teórico e a metodologia que se utilizou neste
projeto.
No capítulo II tem lugar a caracterização da instituição e o seu meio envolvente. Para tal analisei o
projeto pedagógico da instituição, bem como o projeto da turma onde se apresenta uma
caracterização da sala e do grupo.
No penúltimo capítulo apresenta-se um descritivo das experiências que foram realizadas
com o grupo e ainda a análise de cada atividade. Para esta análise tive como base os desenhos que
os participantes realizaram e ainda as notas de campo.
Por fim, no último capítulo, apresenta-se uma reflexão final sobre as experiências vividas no
decorrer da prática de ensino supervisionada (PES). Neste mesmo capítulo há ainda a oportunidade
de refletir sobre as limitações, bem como as expectativas enquanto futura profissional.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino Experimental Ciências Aprendizagem
