Publication
Aprendizagem das ciências através do ensino experimental no pré-escolar
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Malhão, Vera | |
| dc.contributor.author | Agostinho, Ana Isabel | |
| dc.date.accessioned | 2017-01-30T16:07:18Z | |
| dc.date.available | 2017-01-30T16:07:18Z | |
| dc.date.issued | 2016-12-16 | |
| dc.description.abstract | O conhecimento do mundo é uma parte importante na formação do individuo. Através desta formação conhecemos o mundo que nos rodeia. Assim, este projeto tem como principal objetivo compreender a importância e a necessidade do ensino experimental das ciências no pré-escolar. O presente trabalho decorreu no âmbito da unidade curricular de Investigação em educação, inserida no mestrado em educação pré-escolar. Para a realização deste estudo tive como participantes um grupo de pré- escolar, com idades entre os 4 e 6 anos. Com este trabalho pretendo dar resposta a utilização do ensino experimental na área das ciências. O estudo que aqui se apresenta tem como base uma abordagem qualitativa, onde houve a oportunidade de observar de uma forma participante as atividades que se concretizou. Analisou-se ainda os desenhos que o grupo realizou antes e após cada atividade. No capítulo I pode verificar-se o enquadramento teórico e a metodologia que se utilizou neste projeto. No capítulo II tem lugar a caracterização da instituição e o seu meio envolvente. Para tal analisei o projeto pedagógico da instituição, bem como o projeto da turma onde se apresenta uma caracterização da sala e do grupo. No penúltimo capítulo apresenta-se um descritivo das experiências que foram realizadas com o grupo e ainda a análise de cada atividade. Para esta análise tive como base os desenhos que os participantes realizaram e ainda as notas de campo. Por fim, no último capítulo, apresenta-se uma reflexão final sobre as experiências vividas no decorrer da prática de ensino supervisionada (PES). Neste mesmo capítulo há ainda a oportunidade de refletir sobre as limitações, bem como as expectativas enquanto futura profissional. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201561190 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17758 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Experimental | pt_PT |
| dc.subject | Ciências | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
| dc.title | Aprendizagem das ciências através do ensino experimental no pré-escolar | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa |
