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Authors
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Abstract(s)
O tema deste relatório final, a Diferenciação Pedagógica, emerge da necessidade de perceber
como é que a mesma é entendida e realizada no contexto de sala. O presente trabalho foi
realizado numa turma de 3º ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades
compreendidas entre os oito e os dez anos de idade. O objetivo deste estudo consiste não só
em compreender como é feita a Diferenciação Pedagógica em 1º ciclo, mas também as
estratégias utilizadas para ultrapassar as diversas dificuldades que vão surgindo na sua
implementação.
A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os
instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, assim como a entrevista
semi - estruturada à professora titular e à professora da educação especial.
Para ver as questões associadas ao problema respondidas, realizei uma fundamentação teórica
que me permitiu ter um entendimento dos conceitos chave inerentes ao tema em estudo. Por
fim, foi necessário proceder à análise dos dados recolhidos a partir das questões colocadas,
evidenciando-se que a Diferenciação Pedagógica se faz sobretudo ao nível das metodologias
adaptadas. As estratégias de Diferenciação Pedagógica implementadas na sala de aula foram
diversas, tendo sido aplicadas a todos os alunos e não apenas aqueles com dificuldades de
aprendizagem. A professora cooperante utiliza o Modelo Curricular da Escola Moderna como
base para desenvolver a diferenciação. Sublinha-se a relevância da intencionalidade
pedagógica, sempre que possível partilhada e projectada em equipa, na sua efectiva
concretização.
Description
Keywords
Ensino Básico Diferenciação Pedagógica Aprendizagem Individualização Inclusão