Publication
Diferenciação Pedagógica: Ver para além do visível
dc.contributor.advisor | Vale, Paulo | |
dc.contributor.author | Neo, Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T17:41:41Z | |
dc.date.available | 2016-04-01T17:41:41Z | |
dc.date.issued | 2015-07-21 | |
dc.description.abstract | O tema deste relatório final, a Diferenciação Pedagógica, emerge da necessidade de perceber como é que a mesma é entendida e realizada no contexto de sala. O presente trabalho foi realizado numa turma de 3º ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os oito e os dez anos de idade. O objetivo deste estudo consiste não só em compreender como é feita a Diferenciação Pedagógica em 1º ciclo, mas também as estratégias utilizadas para ultrapassar as diversas dificuldades que vão surgindo na sua implementação. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, assim como a entrevista semi - estruturada à professora titular e à professora da educação especial. Para ver as questões associadas ao problema respondidas, realizei uma fundamentação teórica que me permitiu ter um entendimento dos conceitos chave inerentes ao tema em estudo. Por fim, foi necessário proceder à análise dos dados recolhidos a partir das questões colocadas, evidenciando-se que a Diferenciação Pedagógica se faz sobretudo ao nível das metodologias adaptadas. As estratégias de Diferenciação Pedagógica implementadas na sala de aula foram diversas, tendo sido aplicadas a todos os alunos e não apenas aqueles com dificuldades de aprendizagem. A professora cooperante utiliza o Modelo Curricular da Escola Moderna como base para desenvolver a diferenciação. Sublinha-se a relevância da intencionalidade pedagógica, sempre que possível partilhada e projectada em equipa, na sua efectiva concretização. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201068281 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12825 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Individualização | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | Diferenciação Pedagógica: Ver para além do visível | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |