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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este Relatório Final assenta no Paradigma Qualitativo e Interpretativo e insere-se
no âmbito da Área Científica da Prática de Ensino Supervisionada – PES, do Mestrado
em Educação Pré-escolar, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich.
Este estudo emergiu durante o estágio, foi no decorrer deste que pude constatar
sobre importância da conquista da autonomia na vida de uma criança. Surgiu então a
questão na qual me foquei para esta investigação – A conquista da autonomia: Qual o
papel do reforço positivo.
Os dados para esta investigação foram recolhidos numa instituição privada, ao
longo do meu percurso de estágio, no corrente ano lectivo 2011/2012. Este trabalho
advém do instrumento de recolha de dados, as Notas de Campo, que sustentam todo o
meu estudo.
Os dados recolhidos foram analisados por mim e depois fundamentados com
autores de referência, isto possibilitou-me compreender algumas estratégias e atitudes a
utilizar enquanto educadora.
A fundamentação teórica utilizada permitiu-me justificar a reflexão e a análise das
Notas de Campo. E pude verificar com isto que os dados analisados apontam para uma
forte relação entre o papel do adulto na conquista da autonomia da criança e a
motivação da própria criança na mesma conquista.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Autonomia Reforço-positivo Conquista Iniciativa