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Authors
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Abstract(s)
O presente Relatório Final emerge da Prática de Ensino Supervisionado a partir
da intervenção pedagógica efetuada em contexto de 1ºciclo, numa escola de ensino
público.
O trabalho pretende refletir acerca da sociedade atual e dos novos recursos
educativos disponíveis na comunidade escolar. Uma vez que a escola faz parte da
sociedade, deve adaptar a sua ação pedagógica às novas dinâmicas sociais que por vezes,
se distanciam dos métodos tradicionais.
Este estudo foi implementado com crianças da faixa etária dos 8 e 9 anos,
pretendendo contribuir para a reflexão sobre o papel do professor como mediador na
utilização de novos recursos, neste caso a fotografia, nos diferentes conteúdo formais
tentando estimular e motivar o interesse da criança nestas aprendizagens
A metodologia para a realização deste estudo foi de caráter qualitativo, sendo que
os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação participativa, as
notas de campo, os diários de bordo e o registo fotográfico efetuado pelas crianças.
No sentido de dar resposta às questões associadas à problemática identificada foi
necessária uma pesquisa documental/teórica a partir da visão de vários autores. Foi
necessário refletir, sobre os processos de aprendizagens efetuados pelas crianças
envolvidas nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo dos resultados
obtidos ao longo do processo.
Este estudo apresenta as potencialidades pedagógicas e algumas das diferentes
estratégias de ensino que se prendem com a utilização da fotografia nas aprendizagens
formais no 1º ciclo do Ensino Básico.
Description
Keywords
Ensino Básico Recursos audiovisuais Fotografia Aprendizagens formais Sócioconstrutivismo Aprendizagem ativa/cooperativa