Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Como tirar partido dos recursos audiovisuais nas aprendizagens formais do 1º ciclo do Ensino Básico?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
FURTADO Ana 2015.pdf860.75 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final emerge da Prática de Ensino Supervisionado a partir da intervenção pedagógica efetuada em contexto de 1ºciclo, numa escola de ensino público. O trabalho pretende refletir acerca da sociedade atual e dos novos recursos educativos disponíveis na comunidade escolar. Uma vez que a escola faz parte da sociedade, deve adaptar a sua ação pedagógica às novas dinâmicas sociais que por vezes, se distanciam dos métodos tradicionais. Este estudo foi implementado com crianças da faixa etária dos 8 e 9 anos, pretendendo contribuir para a reflexão sobre o papel do professor como mediador na utilização de novos recursos, neste caso a fotografia, nos diferentes conteúdo formais tentando estimular e motivar o interesse da criança nestas aprendizagens A metodologia para a realização deste estudo foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação participativa, as notas de campo, os diários de bordo e o registo fotográfico efetuado pelas crianças. No sentido de dar resposta às questões associadas à problemática identificada foi necessária uma pesquisa documental/teórica a partir da visão de vários autores. Foi necessário refletir, sobre os processos de aprendizagens efetuados pelas crianças envolvidas nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo dos resultados obtidos ao longo do processo. Este estudo apresenta as potencialidades pedagógicas e algumas das diferentes estratégias de ensino que se prendem com a utilização da fotografia nas aprendizagens formais no 1º ciclo do Ensino Básico.

Description

Keywords

Ensino Básico Recursos audiovisuais Fotografia Aprendizagens formais Sócioconstrutivismo Aprendizagem ativa/cooperativa

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue