Repository logo
 
Publication

Como tirar partido dos recursos audiovisuais nas aprendizagens formais do 1º ciclo do Ensino Básico?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria
dc.contributor.authorFurtado, Ana
dc.date.accessioned2016-03-15T20:28:22Z
dc.date.available2016-03-15T20:28:22Z
dc.date.issued2015-07-21
dc.description.abstractO presente Relatório Final emerge da Prática de Ensino Supervisionado a partir da intervenção pedagógica efetuada em contexto de 1ºciclo, numa escola de ensino público. O trabalho pretende refletir acerca da sociedade atual e dos novos recursos educativos disponíveis na comunidade escolar. Uma vez que a escola faz parte da sociedade, deve adaptar a sua ação pedagógica às novas dinâmicas sociais que por vezes, se distanciam dos métodos tradicionais. Este estudo foi implementado com crianças da faixa etária dos 8 e 9 anos, pretendendo contribuir para a reflexão sobre o papel do professor como mediador na utilização de novos recursos, neste caso a fotografia, nos diferentes conteúdo formais tentando estimular e motivar o interesse da criança nestas aprendizagens A metodologia para a realização deste estudo foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação participativa, as notas de campo, os diários de bordo e o registo fotográfico efetuado pelas crianças. No sentido de dar resposta às questões associadas à problemática identificada foi necessária uma pesquisa documental/teórica a partir da visão de vários autores. Foi necessário refletir, sobre os processos de aprendizagens efetuados pelas crianças envolvidas nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo dos resultados obtidos ao longo do processo. Este estudo apresenta as potencialidades pedagógicas e algumas das diferentes estratégias de ensino que se prendem com a utilização da fotografia nas aprendizagens formais no 1º ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.identifier.tid201067382pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12380
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_PT
dc.subjectFotografiapt_PT
dc.subjectAprendizagens formaispt_PT
dc.subjectSócioconstrutivismopt_PT
dc.subjectAprendizagem ativa/cooperativapt_PT
dc.titleComo tirar partido dos recursos audiovisuais nas aprendizagens formais do 1º ciclo do Ensino Básico?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Prática de Ensino Supervisionadopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
FURTADO Ana 2015.pdf
Size:
860.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: