Publication
Como tirar partido dos recursos audiovisuais nas aprendizagens formais do 1º ciclo do Ensino Básico?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria | |
dc.contributor.author | Furtado, Ana | |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T20:28:22Z | |
dc.date.available | 2016-03-15T20:28:22Z | |
dc.date.issued | 2015-07-21 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final emerge da Prática de Ensino Supervisionado a partir da intervenção pedagógica efetuada em contexto de 1ºciclo, numa escola de ensino público. O trabalho pretende refletir acerca da sociedade atual e dos novos recursos educativos disponíveis na comunidade escolar. Uma vez que a escola faz parte da sociedade, deve adaptar a sua ação pedagógica às novas dinâmicas sociais que por vezes, se distanciam dos métodos tradicionais. Este estudo foi implementado com crianças da faixa etária dos 8 e 9 anos, pretendendo contribuir para a reflexão sobre o papel do professor como mediador na utilização de novos recursos, neste caso a fotografia, nos diferentes conteúdo formais tentando estimular e motivar o interesse da criança nestas aprendizagens A metodologia para a realização deste estudo foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação participativa, as notas de campo, os diários de bordo e o registo fotográfico efetuado pelas crianças. No sentido de dar resposta às questões associadas à problemática identificada foi necessária uma pesquisa documental/teórica a partir da visão de vários autores. Foi necessário refletir, sobre os processos de aprendizagens efetuados pelas crianças envolvidas nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo dos resultados obtidos ao longo do processo. Este estudo apresenta as potencialidades pedagógicas e algumas das diferentes estratégias de ensino que se prendem com a utilização da fotografia nas aprendizagens formais no 1º ciclo do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201067382 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12380 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_PT |
dc.subject | Fotografia | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens formais | pt_PT |
dc.subject | Sócioconstrutivismo | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ativa/cooperativa | pt_PT |
dc.title | Como tirar partido dos recursos audiovisuais nas aprendizagens formais do 1º ciclo do Ensino Básico? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Prática de Ensino Supervisionado | pt_PT |