Browsing by Issue Date, starting with "2015-12-16"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem Cooperativa no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Coimbra, Raquel; Moreira, CecíliaO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no 3.º Ano de escolaridade, numa instituição de ensino situada em Sintra. Tendo em conta o contexto e a realidade vivenciada durante o estágio foram desenvolvidas algumas atividades específicas, de modo a refletir sobre a intervenção e a intencionalidade pedagógica do método da aprendizagem cooperativa. Com este método pretende-se que os alunos sejam os atores da aprendizagem no lugar do professor, privilegiando assim uma aprendizagem com significado e ainda a interação entre o grupo, a responsabilização e ainda a autorreflexão de grupo. A metodologia utilizada na investigação foi de caráter qualitativo, sendo os instrumentos utilizados para recolha de dados a análise das atividades desenvolvidas com os alunos da turma.
- A qualidade do gesto do educador em crechePublication . Felgueiras, Ana; Garcia, MariaEste estudo consiste na qualidade do gesto do educador em creche, cujo objecto de estudo é a atitude e qualidade do educador face às diversas manifestações comportamentais das crianças em creche, em que a atitude do educador será determinante na intervenção pedagógica. Deste modo, este trabalho tem como objectivos: (i) Analisar em diversas situações (actividades, rotinas diárias, situações espontâneas) as características comportamentais da criança em creche; (ii) Adequar a postura do educador e de outros profissionais quando estão perante situações “problemáticas” e outros acontecimentos; (iii) Avaliar as práticas educativas em creche. A metodologia deste relatório final é de carácter qualitativo descritivo, em que que as técnicas de recolha de dados consistem na observação directa, observação participativa e continuada, tal como, notas de campo. Por sua vez, os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram actividades previamente planeadas, bem como o próprio investigador. Porém, as activadas previamente planeadas não foram o único instrumento de recolha de dados, uma vez que neste estudo estiveram presentes situações de rotinas diárias, bem como, situações espontâneas. Assim sendo, após a observação das actividades, rotinas diárias e situações espontâneas, procedeu-se ao registo das mesmas nas notas de campo, descrevendo as diversas manifestações comportamentais das crianças e as respectivas atitudes dos profissionais envolvidos. Denotou-se assim que é fulcral o educador adoptar uma postura calma e serena, onde a prática diária deverá estar aliada à teoria pré-concebida. Em suma, é importante que exista uma boa relação entre o educador e a instituição (creche), bem como identificar-se com a metodologia, com os restantes profissionais e pais, de forma a tornar possível a coesão das práticas educativas.
- A expressão musical no pré-escolar: um estágio em crechePublication . Fernandes, Ana; Barone, AntónioEste estudo tem como objetivo analisar a atuação educativa no âmbito da Expressão Musical no Ensino Pré-Escolar, nomeadamente, na creche. Sendo a música uma linguagem universal é fundamental que a criança seja sensibilizada, desde muito cedo, para os sons que a rodeiam e esta é uma tarefa dos pais e educadores. Em creche, a música é um excelente recurso educativo tendo um papel importante na formação das crianças. Neste sentido pretendemos investigar e propor atividades que possam ser utilizadas / realizadas no contexto de creche. No que se refere à metodologia utilizada neste estudo foi investigação ação. Esta caracteriza-se pela forma interativa como se desenvolve de maneira a ser orientada e promovida por todos os agentes envolvidos, com a intenção de intervirem na sua prática de forma a melhorar ou modificar no sentido da inovação. Este estudo teve como instrumentos de recolha de dados, registos e memórias das práticas observadas na instituição e das práticas realizadas e/ou utilizadas no estágio pela mestranda. Da análise investigativa resultaram propostas de atividades a fim de suprir as necessidades sentidas.
- Livre para aprender: pensamento crítico e criativoPublication . Caldas, Sofia; Montiel, AntónioO presente relatório corresponde ao estágio previsto na fase final do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu numa turma do 1º Ano numa escola pública. O relatório dedica especial atenção a refletir sobre os efeitos que uma prática mais ou menos diretiva tem no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo dos alunos. Seguindo um paradigma de investigação qualitativa e partindo da observação direta e da minha intervenção prática no estágio, recolhi informação que, depois de analisada, conduz à conclusão de que a prática docente observada pode não ter sido a mais adequada no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. A análise detém-se a considerar a relevância que tem o ambiente da sala de aula, bem como a relação entre alunos e professores e o modo como tudo está interligado e influencia o tipo de aprendizagens. O estudo mostra também, por contraste, as diferenças verificadas no entusiasmo e modo de agir dos alunos nas atividades por mim planificadas. Concluo afirmando que o modo como as aulas e tarefas são planificadas fazem toda a diferença, dependendo de se dar maior ou menor atenção ao papel ativo dos alunos enquanto protagonistas das suas aprendizagens e da construção do seu saber.
- Reabilitação e transformação de uma casa do Porto do séc.. XIXPublication . Santos, Ana; Gomes, JoãoNos últimos anos tem-se verificado um aumento da reabilitação na cidade do Porto, a introdução de lojas, bares, cafés e restaurantes com diferentes conceitos que alegram e preenchem os espaços antes abandonados. Contudo, por entre estes novos espaços são notados alguns edifícios que continuam desatualizados face às necessidades atuais. Paralelamente, a Sociedade de Tiro do Porto, procurava um espaço central e de fácil acesso que permitisse ao clube retornar à cidade. Aliando estas duas principais questões, projetou-se a transformação e reabilitação de uma casa burguesa do século XIX, que, respeitando as características da época, tem como objetivo responder a todas as regras e necessidades que uma carreira de tiro de ar comprimido acarreta.
- Chameleon, um quarto que se adapta a vários ambientesPublication . Pais, Joana; Gomes, JoãoNo âmbito do trabalho final do curso de Design de Interiores da Escola Superior de Artes e Design, propomos o desenvolvimento de um projeto que consiste na criação de um quarto pré-fabricado. “Chameleon” é o nome que resulta de um processo de tentativa erro na reconversão de uma casa senhorial do século XVIII. Os quartos que normalmente, nos espaços hoteleiros, se encontram no interior transformam-se, neste projeto, em quartos cuja envolvente é o meio florestal.
- A reabilitação sustentável no centro do Porto _ Conversão de um edifício de habitação num hostelPublication . Tavares, Maria; Gomes, JoãoCidade do Porto. Cidade Invicta. Não invadida. Não conquistada, não transformada. Durante tanto tempo assim o foi que se manteve intacta aos avanços do tempo. Porém tornou-se ultrapassada, devoluta, abandonada e menosprezada. Começa agora a realidade a mudar. Começa a mentalidade a progredir. Começa a cidade a evoluir. Começa o Porto a renascer. São hoje inúmeras as intervenções que polvilham a cidade: aqui e ali, surgem espaços recuperados, de cara lavada, com nova alma, convidativos e amistosos. Transformam a cidade e o habitante, suscitando na visita um interesse anormal. Quem chega, quer ficar. Quem viu, quer explorar. Quem conheceu, quer volta. O Turista desta cidade parece ter vindo para ficar. Mas não vem sozinho: traz no bolso o resto do mundo. Com o poder da Internet e das redes sociais, a cidade é diariamente publicitada pelos viajantes e pelos seus admiradores. O número de visitas é crescente e esta cidade tão hospitaleira precisa de se preparar. Há que bem receber a visita - abrir as portas das casas, pôr comida nas mesas, disponibilizar as melhores camas, mostrar o que de melhor temos, dar o melhor que somos, exibir o melhor que fazemos. Neste contexto, surge esta proposta de transformação de dois edifícios de habitação contíguos no Porto, convertidos a um novo programa e adaptado à recente realidade que se vive nesta cidade - um espaço que simultâneamente oferece estadia e promove a produção portuguesa.
- Life in motion - Vida em movimento [Habitar mínimo em arquitetura móvel]Publication . Fedi, Eleonora; Gomes, JoãoO habitar em movimento pode ser uma necessidade e uma possibilidade contemporânea. A história recente reporta exemplos e inúmeros exercícios relacionando espaços mínimos com a mobilidade. O habitar neste contexto requer uma atenção acrescida sobre elementos portadores de maior flexibilidade e multifuncionais. Esta investigação faz uma retrospetiva de soluções de habitação mínima e móvel que têm representado ao longo da história a resposta às necessidades humanas de vários tipos para um habitante à procura da sua própria identidade e independência. Utilizando o "pequeno" como ponto de partida, é possível criar espaços cheios de significado, capazes de conter todas as funções hedonicas e utilitárias para habitar. O exercício de projeto parte da transformação de uma caravana de transporte de animais ( com um pequeno habitáculo para pessoas) num espaço flexível que permite criar novas relações entre os espaço do living e o espaço de transporte. Este exercício revelou-se muito motivador para a presente área de especialização em design de interiores, porque é capaz de levar as condicionantes de projeto ao extremo, desafiando assim o designer a treinar as suas competências em espaços de pequenas dimensões.
- Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarialPublication . Almeida, Rita; Romão, IsabelNum panorama em permanente transformação onde a diversidade ganha voz, as empresas vêem-se obrigadas a repensarem as suas estratégias e a reposicionarem a sua presença num mercado onde se exigem resultados mais eficientes e imediatos. Ressalta-se a necessidade de afirmação por parte das organizações, numa aposta insistente em estratégias de diferenciação. Uma postura diferente e inovadora onde as atuações vão além das práticas convencionais e as estratégias ultrapassam os padrões estipulados, é o compromisso de hoje para que as empresas se evidenciem num mercado competitivo. É aqui que a emergência da criatividade e inovação como motor na criação de valor ganha notoriedade num universo empresarial onde os ingredientes para a eficiência e otimização dos resultados ficam aquém das suas potencialidades. Aliando esta realidade à criação de novos produtos, o presente trabalho pretende constituir-se como um estudo de caso de uma marca e produto recentemente lançados no mercado – Vertty. Foi possível analisar a importância do enfoque estratégico na diferenciação desta marca tendo como alicerce a criatividade e inovação. Como base do estudo exploratório, foi implementada uma metodologia (apoiada em artigos e documentos científicos, entrevista e um questionário) capaz de realizar um diagnóstico à marca e aos seus potenciais clientes, do qual se concluiu que a inovação e a criatividade são dois aspetos essenciais ligados ao produto e à marca investigada.
- Measurement of four-jet differential cross sections in $\sqrt{s}=8$ TeV proton-proton collisions using the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2857 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutDifferential cross sections for the production of at least four jets have been measured in proton-proton collisions at $ \sqrt{s}=8 $ TeV at the Large Hadron Collider using the ATLAS detector. Events are selected if the four anti-k$_{t}$ R = 0.4 jets with the largest transverse momentum (p$_{T}$) within the rapidity range |y| < 2.8 are well separated (ΔR$_{4j}^{min}$ > 0.65), all have p$_{T}$ > 64 GeV, and include at least one jet with p$_{T}$ > 100 GeV. The dataset corresponds to an integrated luminosity of 20.3 fb$^{−}^{1}$ . The cross sections, corrected for detector effects, are compared to leading-order and next-to-leading-order calculations as a function of the jet momenta, invariant masses, minimum and maximum opening angles and other kinematic variables.