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- Reabilitação e transformação de uma casa do Porto do séc.. XIXPublication . Santos, Ana; Gomes, JoãoNos últimos anos tem-se verificado um aumento da reabilitação na cidade do Porto, a introdução de lojas, bares, cafés e restaurantes com diferentes conceitos que alegram e preenchem os espaços antes abandonados. Contudo, por entre estes novos espaços são notados alguns edifícios que continuam desatualizados face às necessidades atuais. Paralelamente, a Sociedade de Tiro do Porto, procurava um espaço central e de fácil acesso que permitisse ao clube retornar à cidade. Aliando estas duas principais questões, projetou-se a transformação e reabilitação de uma casa burguesa do século XIX, que, respeitando as características da época, tem como objetivo responder a todas as regras e necessidades que uma carreira de tiro de ar comprimido acarreta.
- A reabilitação sustentável no centro do Porto _ Conversão de um edifício de habitação num hostelPublication . Tavares, Maria; Gomes, JoãoCidade do Porto. Cidade Invicta. Não invadida. Não conquistada, não transformada. Durante tanto tempo assim o foi que se manteve intacta aos avanços do tempo. Porém tornou-se ultrapassada, devoluta, abandonada e menosprezada. Começa agora a realidade a mudar. Começa a mentalidade a progredir. Começa a cidade a evoluir. Começa o Porto a renascer. São hoje inúmeras as intervenções que polvilham a cidade: aqui e ali, surgem espaços recuperados, de cara lavada, com nova alma, convidativos e amistosos. Transformam a cidade e o habitante, suscitando na visita um interesse anormal. Quem chega, quer ficar. Quem viu, quer explorar. Quem conheceu, quer volta. O Turista desta cidade parece ter vindo para ficar. Mas não vem sozinho: traz no bolso o resto do mundo. Com o poder da Internet e das redes sociais, a cidade é diariamente publicitada pelos viajantes e pelos seus admiradores. O número de visitas é crescente e esta cidade tão hospitaleira precisa de se preparar. Há que bem receber a visita - abrir as portas das casas, pôr comida nas mesas, disponibilizar as melhores camas, mostrar o que de melhor temos, dar o melhor que somos, exibir o melhor que fazemos. Neste contexto, surge esta proposta de transformação de dois edifícios de habitação contíguos no Porto, convertidos a um novo programa e adaptado à recente realidade que se vive nesta cidade - um espaço que simultâneamente oferece estadia e promove a produção portuguesa.
- Life in motion - Vida em movimento [Habitar mínimo em arquitetura móvel]Publication . Fedi, Eleonora; Gomes, JoãoO habitar em movimento pode ser uma necessidade e uma possibilidade contemporânea. A história recente reporta exemplos e inúmeros exercícios relacionando espaços mínimos com a mobilidade. O habitar neste contexto requer uma atenção acrescida sobre elementos portadores de maior flexibilidade e multifuncionais. Esta investigação faz uma retrospetiva de soluções de habitação mínima e móvel que têm representado ao longo da história a resposta às necessidades humanas de vários tipos para um habitante à procura da sua própria identidade e independência. Utilizando o "pequeno" como ponto de partida, é possível criar espaços cheios de significado, capazes de conter todas as funções hedonicas e utilitárias para habitar. O exercício de projeto parte da transformação de uma caravana de transporte de animais ( com um pequeno habitáculo para pessoas) num espaço flexível que permite criar novas relações entre os espaço do living e o espaço de transporte. Este exercício revelou-se muito motivador para a presente área de especialização em design de interiores, porque é capaz de levar as condicionantes de projeto ao extremo, desafiando assim o designer a treinar as suas competências em espaços de pequenas dimensões.
- Measurement of four-jet differential cross sections in $\sqrt{s}=8$ TeV proton-proton collisions using the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2857 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutDifferential cross sections for the production of at least four jets have been measured in proton-proton collisions at $ \sqrt{s}=8 $ TeV at the Large Hadron Collider using the ATLAS detector. Events are selected if the four anti-k$_{t}$ R = 0.4 jets with the largest transverse momentum (p$_{T}$) within the rapidity range |y| < 2.8 are well separated (ΔR$_{4j}^{min}$ > 0.65), all have p$_{T}$ > 64 GeV, and include at least one jet with p$_{T}$ > 100 GeV. The dataset corresponds to an integrated luminosity of 20.3 fb$^{−}^{1}$ . The cross sections, corrected for detector effects, are compared to leading-order and next-to-leading-order calculations as a function of the jet momenta, invariant masses, minimum and maximum opening angles and other kinematic variables.
- Chameleon, um quarto que se adapta a vários ambientesPublication . Pais, Joana; Gomes, JoãoNo âmbito do trabalho final do curso de Design de Interiores da Escola Superior de Artes e Design, propomos o desenvolvimento de um projeto que consiste na criação de um quarto pré-fabricado. “Chameleon” é o nome que resulta de um processo de tentativa erro na reconversão de uma casa senhorial do século XVIII. Os quartos que normalmente, nos espaços hoteleiros, se encontram no interior transformam-se, neste projeto, em quartos cuja envolvente é o meio florestal.
- A relevância das perfumarias tradicionais para a marca ChanelPublication . Teixeira, Carolina; Freire, JoãoNo âmbito do estágio realizado na empresa CHANEL Portugal, foi detetada uma escassez de informação sobre o desempenho e quota de mercado da marca no seu sector em Portugal. Este estudo exploratório tem como objectivo compreender e analisar a importância dos pontos de venda tradicionais para a Marca CHANEL, e realizar uma comparação não aprofundada com as cadeias nacionais e internacionais de livre serviço.
- Criação de um novo modelo de negócio no ramo da reparação e manutenção automóvelPublication . Teles, João Pedro; Romão, IsabelO estudo que se segue pretende aferir a viabilidade da criação de um novo modelo de negócio no ramo automóvel. Trata-se de uma nova reparadora que, tal como se poderá verificar no decorrer do estudo, funciona de forma diferente e inovadora. Esta pretende, não só, criar valor para si mesma mas também resolver alguns problemas das oficinas já existentes, tais como os grandes encargos fiscais, despesas com funcionários, etc… Esta ideia surgiu com a observação directa desse mesmo problema e com a própria experiência e gosto do autor pela área em questão. Falando um pouco sobre o conceito em si, trata-se de um departamento que seria criado dentro das reparadoras independentes Mercedes-Benz já existentes, com o objectivo de reparar viaturas de marca Smart. Todos os aspectos, incluindo a ligação entre estas duas marcas serão abordados no decorrer do estudo. Escolhi este tema, não só por acompanhar de perto este mercado e as marcas em causa mas também por ser um assunto do meu interesse e um mercado no qual gostaria de me estabelecer profissionalmente. Para obter respostas foi levantada uma pesquisa bibliográfica e foram efectuados 2 questionários diferentes, inquirindo no total 125 proprietários de viaturas Smart. Foram também efectuadas entrevistas presenciais a gerentes e proprietários de reparadoras independentes Mercedes-Benz. No final foram analisados os dados recolhidos e obtiveram-se as respostas aos objectivos aos quais me propus responder.
- Critérios de tomada de decisão na opção por um curso em e-learningPublication . Ferreira, Ana Carina; Romão, IsabelCom o avanço das novas tecnologias e com a industrialização tecnológica, a competição nas empresas é cada vez maior, tanto a nível de oferta aos clientes como a nível interno da empresa na ascensão da carreira dos funcionários. É necessária uma formação e atualização constante. Isto implica que as qualificações sejam cada vez mais e para isso são necessários estudos. No entanto a vida quotidiana é cada vez mais agitada e a falta de tempo é um manifesto na maioria da vida diária da população. Para melhorar a flexibilidade entre a vida laboral/familiar da população, existe o ensino em e-learning, que cada vez é mais procurado pelos indivíduos. Este trabalho consiste na análise dos critérios dos consumidores na opção por um curso em e-learning e para essa análise foi feito um levantamento de fontes bibliográficas para a fundamentação teórica do trabalho. Posteriormente foi realizado um estudo exploratório, qualitativo de lógica indutiva. Trata-se de um estudo de caso sobre a Empresa X, uma empresa que comercializa cursos em e-learning. Foram realizadas duas entrevistas ao Diretor Geral e a um professor da empresa para ver a opinião de dois especialistas na área. De seguida foram enviados inquéritos a 102 alunos e ex-alunos da empresa para conhecer entre outras, algumas informações como a motivação destes para a escolha de um curso online. Na análise de dados foram analisadas as frequências das respostas, as medidas de tendência central, as associações e a análise fatorial. Foi possível verificar que as motivações para a escolha deste tipo de ensino são a flexibilidade e a falta de tempo. A publicidade deve ser digital/online e os alunos têm conhecimento da marca através do seu Website, pois o word of mouth ainda é reduzido.
- Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarialPublication . Almeida, Rita; Romão, IsabelNum panorama em permanente transformação onde a diversidade ganha voz, as empresas vêem-se obrigadas a repensarem as suas estratégias e a reposicionarem a sua presença num mercado onde se exigem resultados mais eficientes e imediatos. Ressalta-se a necessidade de afirmação por parte das organizações, numa aposta insistente em estratégias de diferenciação. Uma postura diferente e inovadora onde as atuações vão além das práticas convencionais e as estratégias ultrapassam os padrões estipulados, é o compromisso de hoje para que as empresas se evidenciem num mercado competitivo. É aqui que a emergência da criatividade e inovação como motor na criação de valor ganha notoriedade num universo empresarial onde os ingredientes para a eficiência e otimização dos resultados ficam aquém das suas potencialidades. Aliando esta realidade à criação de novos produtos, o presente trabalho pretende constituir-se como um estudo de caso de uma marca e produto recentemente lançados no mercado – Vertty. Foi possível analisar a importância do enfoque estratégico na diferenciação desta marca tendo como alicerce a criatividade e inovação. Como base do estudo exploratório, foi implementada uma metodologia (apoiada em artigos e documentos científicos, entrevista e um questionário) capaz de realizar um diagnóstico à marca e aos seus potenciais clientes, do qual se concluiu que a inovação e a criatividade são dois aspetos essenciais ligados ao produto e à marca investigada.
- O impacto dos patrocínios desportivos no Brand EquityPublication . Cardoso, Madalena; Farinha, NunoA indústria dos patrocínios desportivos em Portugal é alvo de investimento de milhões de euros por parte das marcas, representando muitas vezes uma das maiores rubricas de investimento em marketing para estas empresas. O futebol surge como ferramenta de marketing que permite a comunicação das marcas para um público segmentado, aproximando-se do seu consumidor no espaço onde vive as emoções do desporto. Neste contexto, a presente investigação procura medir o impacto dos patrocínios na perspectiva do consumidor, utilizando como critérios de avaliação os principais factores que afectam a percepção de valor de marca: Notoriedade da marca, Imagem da marca e Lealdade à marca. A aplicação empírica dos conceitos sistematizados na revisão da literatura será realizada através do estudo de caso da marca Sagres que se apresenta como uma das marcas com maior número de activos no Futebol e que integra uma estratégia central para a construção de identidade da marca.