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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório corresponde ao estágio previsto na fase final do Mestrado em
Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu numa turma do 1º Ano
numa escola pública.
O relatório dedica especial atenção a refletir sobre os efeitos que uma prática mais ou
menos diretiva tem no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo dos alunos.
Seguindo um paradigma de investigação qualitativa e partindo da observação direta e da
minha intervenção prática no estágio, recolhi informação que, depois de analisada, conduz à
conclusão de que a prática docente observada pode não ter sido a mais adequada no
desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. A análise detém-se a considerar a
relevância que tem o ambiente da sala de aula, bem como a relação entre alunos e professores
e o modo como tudo está interligado e influencia o tipo de aprendizagens. O estudo mostra
também, por contraste, as diferenças verificadas no entusiasmo e modo de agir dos alunos nas
atividades por mim planificadas. Concluo afirmando que o modo como as aulas e tarefas são
planificadas fazem toda a diferença, dependendo de se dar maior ou menor atenção ao papel
ativo dos alunos enquanto protagonistas das suas aprendizagens e da construção do seu saber.
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Keywords
Ensino Básico Pensamento Livre Pensamento Criativo Pensamento Crítico