Publication
Livre para aprender: pensamento crítico e criativo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Montiel, António | |
dc.contributor.author | Caldas, Sofia | |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T12:39:55Z | |
dc.date.available | 2016-01-20T12:39:55Z | |
dc.date.issued | 2015-12-16 | |
dc.description.abstract | O presente relatório corresponde ao estágio previsto na fase final do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu numa turma do 1º Ano numa escola pública. O relatório dedica especial atenção a refletir sobre os efeitos que uma prática mais ou menos diretiva tem no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo dos alunos. Seguindo um paradigma de investigação qualitativa e partindo da observação direta e da minha intervenção prática no estágio, recolhi informação que, depois de analisada, conduz à conclusão de que a prática docente observada pode não ter sido a mais adequada no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. A análise detém-se a considerar a relevância que tem o ambiente da sala de aula, bem como a relação entre alunos e professores e o modo como tudo está interligado e influencia o tipo de aprendizagens. O estudo mostra também, por contraste, as diferenças verificadas no entusiasmo e modo de agir dos alunos nas atividades por mim planificadas. Concluo afirmando que o modo como as aulas e tarefas são planificadas fazem toda a diferença, dependendo de se dar maior ou menor atenção ao papel ativo dos alunos enquanto protagonistas das suas aprendizagens e da construção do seu saber. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11023 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Pensamento Livre | pt_PT |
dc.subject | Pensamento Criativo | pt_PT |
dc.subject | Pensamento Crítico | pt_PT |
dc.title | Livre para aprender: pensamento crítico e criativo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |