Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.48 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório científico surgiu no âmbito da Prática do Ensino
Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º
Ciclo do E. Básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este
visa refletir o percurso da prática pedagógica e o que foi observado durante a mesma,
numa turma de 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mas também descrever
o estudo realizado para responder a problemática que emergiu naquele contexto e que
consiste em compreender como podem as histórias constituir contextos catalisadores de
desenvolvimento e aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico.
A metodologia da investigação é qualitativa e os dados foram recolhidos através
de observação registada em notas de campo, a partir de atividades de fruição da leitura e
da narração mas também do desenvolvimento de aprendizagens curriculares planeadas
em roteiro multidisciplinar, a partir do tempo e do espaço, das personagens e das
peripécias da narrativa como transitividade para o conhecimento do real.
Com o quadro teórico e os dados analisados concluí que as histórias contribuem
para o desenvolvimento da criança de forma integral, que contêm potencialidades de
desencadear motivação para o processo de aprendizagem e que mobilizam
conhecimentos tendo um caracter multidisciplinar e interdisciplinar satisfazendo os
objetivos curriculares e as intencionalidades pedagógicas nas diversas áreas, incluindo a
área das expressões.
Description
Keywords
Ensino Básico Literatura infanto-juvenil Desenvolvimento Aprendizagem significativa Roteiros de Aprendizagem