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- A dimensão transnacional do Terrorismo: estratégias de prevenção e de resposta por parte do CanadáPublication . Henriques, Tânia Sofia Branco; Matos, Hermínio Joaquim deOs acontecimentos registados a 11 de Setembro de 2001 abalaram o mundo. A segurança foi colocada em causa e o medo instalou-se de forma imediata nos quatro cantos do mundo. O despoletar do Terrorismo tornou-se uma ameaça extremamente séria à dignidade da vida humana. O Canadá, país fronteiriço dos Estado-Unidos da América não ficou indiferente com a presença das ações terroristas. Perante a dimensão transnacional do Terrorismo, não só procedeu à implementação de um vasto conjunto de medidas, incluindo estratégias de prevenção e de resposta, como adotou uma nova consciencialização perante esta espiral de violência que ostenta não ter fim.
- A adaptação curricular e a construção de materiais pedagógicosPublication . Quintino, Raquel; Ribeiro, Maria; Lacerda, MariaEste relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais adaptados para crianças com NEE (necessidades educativas especiais), assim como, tentar compreender e verificar o porquê dos mesmos não serem sistematicamente usados. Visitados autores de referência e, explicadas e reflectidas as atividades realizadas e a construção dos materiais adaptados para trabalhar determinados temas e conteúdos do programa do 1ºCiclo procurei encontrar resposta para as perguntas que balizaram este estudo, procurando sempre a contextualização do mesmo. Durante o estágio, local onde escolhi a problemática para a realização deste relatório, foquei-me essencialmente numa criança com NEE, à qual era diagnosticada uma paralisia cerebral. Foi com esta criança que trabalhei a partir dos materiais adaptados que construí ao longo do estágio. A metodologia escolhida é de cariz qualitativo tendo usado como instrumento de recolha de dados a observação participante que foram registadas na forma de notas de campo. A análise dos dados permitiu-me perceber a importância do uso desses materiais num trabalho quer de diferenciação pedagógica quer de inclusão na sala de aula de um aluno com NEE.
- A sala de aula: um espaço onde se aprendePublication . Gomes, Andreia; Gerardo, MariaO ambiente educativo de uma sala de aula é, ainda, objeto de poucos estudos. Neste momento, encontramo-nos num tempo em que o currículo e a formação dos professores não são suficientes para garantir o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. No meu entender, a organização que o professor faz da sua sala de aula influencia a aprendizagem dos alunos e o bom funcionamento das aulas. Com o estudo apresentado neste Relatório Final pretende-se refletir sobre a importância de dois fatores do ambiente educativo, que podem ajudar a tornar este agradável e favorável, quer para a aprendizagem dos alunos, quer para o trabalho do professor. O estudo foi realizado numa instituição privada, na área da grande Lisboa, no decorrer do período de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que funcionou como ponto de partida para o referido estudo. Para desenvolver este estudo houve um tempo de observação que me levou à abordagem da problemática direcionada para a organização do ambiente educativo, focandome em dois objetos de estudo: o incumprimento de regras por parte dos alunos e a redistribuição dos lugares dos mesmos. Relativamente ao incumprimento das regras da sala de aula, pus em prática várias estratégias, tentando levar os alunos a compreender a importância destas e a cumpri-las. Quanto à redistribuição dos lugares, foi feito um questionário às professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico da instituição, e consequente análise, de forma a perceber por que razão o faziam.
- Campylobacter na produção de carne de frango e saúde pública: revisão bibliográficaPublication . Padilha, Pedro Miguel Oliveira; Rocha, Humberto José Guerreiro; Mateus, Teresa Susana LetraA campilobacteriose é a doença gastrointestinal de origem bacteriana mais frequentemente reportada em humanos em toda a União Europeia, com 214,779 casos confirmados em 2013. No entanto, a maioria dos casos de campilobacteriose não é declarada, pelo que o número efetivo de casos estimado poderá chegar aos nove milhões por ano. Campylobacter jejuni e Campylobacter coli são as duas espécies mais importantes em infeções de origem alimentar no Homem. Este agente patógenico coloniza a mucosa intestinal da maioria dos hospedeiros de sangue quente (incluindo o Homem, os animais de interesse pecuário, os animais de estimação e as aves selvagens), no entanto as aves são consideradas como um dos mais importantes reservatórios de Campylobacter. De facto, são as aves domésticas, e particularmente os frangos, os responsáveis pela maioria das infeções humanas causadas por Campylobacter. Como tal, a redução ou eliminação deste agente patogénico no reservatório aves é um passo essencial para minimizar o problema de saúde pública. O objetivo deste trabalho passa por apresentar uma revisão bibliográfica sobre Campylobacter, a infeção e suas consequências, a sua associação com as aves domésticas, as fontes de contaminação, os métodos de intervenção e as medidas de controlo em diferentes fases da cadeia de produção de carne de frango.
- Study of gastrointestinal parasites in the iberian wolf (Canis lupus signatus)Publication . Pereira, Ana Luísa de Oliveira; Duarte, Sofia Alexandra Giestas Cancela; Mateus, Teresa Susana LetraIberian wolf (Canis lupus signatus), is the largest carnivore in Iberian Peninsula and is threatened with extinction. The aim of this study was to contribute to the knowledge of helminthic and protozoa fauna, in the wolf populations from the North of Spain, with the perspective to evaluate the health and surveillance of the diseases of these packs. One hundred and seventy seven samples of faeces of Canis lupus signatus, were collected from the environment in the North of Spain, between 2013 and 2014 and submitted to coprological methods. Helminth eggs were detected on 101 (57.0 %), and simple infections were more frequent with a prevalence of 53.4 % comparing with multiple infections. In the overall samples, eggs from Capillaria spp. (41.5 %) were the most frequently detected, followed by Toxocara spp. (40.5 %), Ancylostomatidae (29.7 %), Taeniidae (26.7 %) and Trichuris spp. (25.7 %). Results are discussed and compared with earlier published studies, especially to check the present status of helminthic infections in the wolf populations in that region. Additionally a subsample was analysed using a immunofluorescent assay (IFA) to identify the presence of Giardia spp. and Cryptosporidium spp. Fifty faecal samples were analysed, of which ten (20 %) were positive. Simple infections were more frequent, with seven (14 %) samples positive for Giardia spp. and two (4 %) positive for Cryptosporidium spp. Multiple infections with both protozoan species were found in just one (2 %) sample. Faecal samples, even frozen, revealed to be a valuable tool, to detect and identify helminthic and protozoa infections from wolves in the scope of surveillance programs.
- Uterine Adenocarcinoma in pet rabbits: a reviewPublication . e Silva, Carolina Salgueiro Costa; Carmo, Anália Georgina Vital; Vieira, Ana Luísa Nobre de Matos PereiraThe uterine adenocarcinoma is a slow growing malignant tumour that affects 50-80% of pet rabbits over 4 years old, having age as its major risk factor. The mechanisms underlying the development of this tumour are not completely understood and some of the existing studies presented contradictory results. In fact, in rabbits there is not an adequate classification of these tumours and until now the cellular and molecular features were not fully investigated. Regarding treatment and until today, ovariohysterectomy is the only effective treatment. Without it, this neoplasia leads to the female rabbit’s death within 1 to 2 years after the appearance of symptoms and metastasis. In spite of the fact that these tumours could in other species be treated by chemotherapy, radiotherapy and hormonal therapy, in rabbits these treatments were mainly used in laboratory animals and therefore, there is no data regarding the adequate protocol. The limited studies available and the existing doubts around the development of the uterine adenocarcinoma in rabbits show that further investigation is necessary to provide other ways to make an accurate diagnosis, to establish an adequate treatment protocol and to determine the prognosis.
- A prática teatral como meio de aprendizagem em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pedroso, Joaquim; Costa, HélderO presente trabalho foi produzido no âmbito de um Relatório Final de Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado no Instituto Piaget em Almada. O trabalho tem por objetivo mostrar evidências que a prática teatral é eficaz como meio de aprendizagem nesse contexto. Durante um estágio de prática profissional em Ensino de 1º Ciclo, foram experimentadas metodologias teatrais e recolhidas informações, com o propósito de provar a teoria. O estudo aponta algumas evidências que comprovam a teoria. Para além de ser feita uma contextualização conceptual da prática teatral/educação e de sugerir linhas de intervenção, faz ainda um ensaio de uma categorização do trabalho em expressão dramática com crianças e aponta alguns textos de autores nacionais no âmbito do teatro infantil.
- Escola a mais:Publication . Sobralinho, Vera; Costa, HélderO presente trabalho enquadra-se no Relatório Final do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema “Escola a mais: Terá a criança, hoje, tempo para ser criança?” Esta investigação foi realizada num único estabelecimento de ensino, local onde foram realizados os dois estágios de mestrado. Com base no nosso estudo, delineámos alguns objetivos que pretendemos ver atingidos: identificar o tempo que as crianças passam na escola e nas atividades extracurriculares; verificar se as crianças têm tempo para brincar e alguém que brinque com elas; conhecer a opinião dos intervenientes sobre a importância do brincar na vida das crianças e, finalmente, entender de que forma é que o tempo é utilizado pelas crianças e se é supervisionado por um adulto. Neste trabalho pretendemos refletir, também, acerca do que as crianças aprendem brincando e sobre o papel da relação família-escola-comunidade. Com o principal objetivo de verificar se as crianças usufruem de algum tempo para brincar, a nossa amostra em estudo recai sobre as docentes, os pais e as crianças desse estabelecimento de ensino. No âmbito deste trabalho, utilizámos uma metodologia qualitativa, tendo como instrumento de recolha de dados a entrevista.
- A Importância da Educação Alimentar em Idade do Pré-EscolarPublication . Baptista, Ana; Malhão, VeraO presente Relatório Final advém da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação realizada para a sua execução, foi efetuada em contexto de jardim-de-infância, com crianças da faixa etária dos 4 anos de idade, do Externato A Escolinha. O tema incide sobre a importância da Educação Alimentar em idades do préescolar, problema que emergiu do contexto de estágio, e que será o objeto de estudo do presente trabalho, que consiste na descoberta dos hábitos alimentares das crianças em contexto escolar e em contexto familiar, e ainda, que estratégias implementar com este tema. A metodologia para realizar esta investigação foi de carácter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de campo e o registo fotográfico, e ainda, o inquérito por questionário aplicado aos pais/encarregados de educação e as entrevistas as educadoras da infância da instituição. Para que as questões associadas ao problema identificado pudessem ser respondidas, foi necessário fazer uma pesquisa documental/teórica perante a visão de diversos autores. Para além da pesquisa, foi também necessário refletir sobre os processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo das respostas aos inquéritos por questionário efetuados pelos pais/encarregados de educação das crianças com quem estagiei e ainda a análise de conteúdo das respostas as entrevistas realizadas às educadoras de infância do Externato A Escolinha.
- Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEBPublication . Almeida, Catarina; Carvalho, MariaA elaboração deste relatório final teve por problema central a intervenção pedagógica inspirada na metodologia de projetos aplicada ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi implementado com um grupo de dezassete alunos do terceiro ano de escolaridade, com o consentimento e colaboração da professora cooperante, e constitui a base de recolha de dados, obtidos por uma amostragem não representativa. A revisão de literatura dá predomínio a propostas recentes do Ministério da Educação, promovendo uma perspetiva de intervenção voltada para o trabalho por projetos (Vasconcelos) ou pedagogia participativa (Formosinho)…, dentre outros modelos interacionais voltados para o aprender a aprender e para a construção de aprendizagens interdisciplinares cooperativas e significativas. O trabalho opta por uma metodologia de cariz qualitativo com observação direta e participante, recolhendo dados a partir de notas de campo e de uma conversa informal com as crianças para avaliação das práticas desenvolvidas. A ação educativa foi desenvolvida com base na observação participante, que permitiu intervir diretamente junto de um grupo de alunos do 3º ano, utilizando a metodologia de projeto realçando e reforçando a autonomia e a ação dos alunos. Durante este período recolheu-se dados no terreno, confrontando-se práticas institucionais com as propostas teóricas obtidas na revisão de literatura. Este procedimento permitiu refletir sobre a ação desenvolvida e melhorar as práticas educativas de intervenção pedagógica, tendo em conta a estimulação sustentada do processo de questionamento, investigação, reflexão, aquisição, exposição e avaliação de conhecimentos das crianças.