Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente trabalho enquadra-se no Relatório Final do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema “Escola a mais: Terá a criança, hoje, tempo para ser criança?” Esta investigação foi realizada num único estabelecimento de ensino, local onde foram realizados os dois estágios de mestrado. Com base no nosso estudo, delineámos alguns objetivos que pretendemos ver atingidos: identificar o tempo que as crianças passam na escola e nas atividades extracurriculares; verificar se as crianças têm tempo para brincar e alguém que brinque com elas; conhecer a opinião dos intervenientes sobre a importância do brincar na vida das crianças e, finalmente, entender de que forma é que o tempo é utilizado pelas crianças e se é supervisionado por um adulto. Neste trabalho pretendemos refletir, também, acerca do que as crianças aprendem brincando e sobre o papel da relação família-escola-comunidade. Com o principal objetivo de verificar se as crianças usufruem de algum tempo para brincar, a nossa amostra em estudo recai sobre as docentes, os pais e as crianças desse estabelecimento de ensino. No âmbito deste trabalho, utilizámos uma metodologia qualitativa, tendo como instrumento de recolha de dados a entrevista.

Description

Keywords

Criança Escola Tempo educativo Tempo para brincar Aprender brincando

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License