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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho enquadra-se no Relatório Final do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema “Escola a mais: Terá a
criança, hoje, tempo para ser criança?”
Esta investigação foi realizada num único estabelecimento de ensino, local onde foram
realizados os dois estágios de mestrado.
Com base no nosso estudo, delineámos alguns objetivos que pretendemos ver
atingidos: identificar o tempo que as crianças passam na escola e nas atividades
extracurriculares; verificar se as crianças têm tempo para brincar e alguém que brinque com
elas; conhecer a opinião dos intervenientes sobre a importância do brincar na vida das crianças
e, finalmente, entender de que forma é que o tempo é utilizado pelas crianças e se é
supervisionado por um adulto.
Neste trabalho pretendemos refletir, também, acerca do que as crianças aprendem
brincando e sobre o papel da relação família-escola-comunidade.
Com o principal objetivo de verificar se as crianças usufruem de algum tempo para
brincar, a nossa amostra em estudo recai sobre as docentes, os pais e as crianças desse
estabelecimento de ensino.
No âmbito deste trabalho, utilizámos uma metodologia qualitativa, tendo como
instrumento de recolha de dados a entrevista.
Description
Keywords
Criança Escola Tempo educativo Tempo para brincar Aprender brincando