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Abstract(s)
O ambiente educativo de uma sala de aula é, ainda, objeto de poucos estudos.
Neste momento, encontramo-nos num tempo em que o currículo e a formação dos
professores não são suficientes para garantir o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
No meu entender, a organização que o professor faz da sua sala de aula influencia a
aprendizagem dos alunos e o bom funcionamento das aulas.
Com o estudo apresentado neste Relatório Final pretende-se refletir sobre a importância
de dois fatores do ambiente educativo, que podem ajudar a tornar este agradável e favorável,
quer para a aprendizagem dos alunos, quer para o trabalho do professor.
O estudo foi realizado numa instituição privada, na área da grande Lisboa, no decorrer
do período de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que funcionou como ponto de partida
para o referido estudo.
Para desenvolver este estudo houve um tempo de observação que me levou à
abordagem da problemática direcionada para a organização do ambiente educativo, focandome
em dois objetos de estudo: o incumprimento de regras por parte dos alunos e a
redistribuição dos lugares dos mesmos.
Relativamente ao incumprimento das regras da sala de aula, pus em prática várias
estratégias, tentando levar os alunos a compreender a importância destas e a cumpri-las.
Quanto à redistribuição dos lugares, foi feito um questionário às professoras do 1.º
Ciclo do Ensino Básico da instituição, e consequente análise, de forma a perceber por que
razão o faziam.
Description
Keywords
Ensino Básico Ambiente educativo Sala de aula Regras Lugares dos alunos