Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
21.59 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A elaboração deste relatório final teve por problema central a intervenção pedagógica
inspirada na metodologia de projetos aplicada ao ensino da História no 1.º Ciclo do
Ensino Básico.
O projeto foi implementado com um grupo de dezassete alunos do terceiro ano de
escolaridade, com o consentimento e colaboração da professora cooperante, e constitui a
base de recolha de dados, obtidos por uma amostragem não representativa.
A revisão de literatura dá predomínio a propostas recentes do Ministério da Educação,
promovendo uma perspetiva de intervenção voltada para o trabalho por projetos
(Vasconcelos) ou pedagogia participativa (Formosinho)…, dentre outros modelos
interacionais voltados para o aprender a aprender e para a construção de aprendizagens
interdisciplinares cooperativas e significativas.
O trabalho opta por uma metodologia de cariz qualitativo com observação direta e
participante, recolhendo dados a partir de notas de campo e de uma conversa informal
com as crianças para avaliação das práticas desenvolvidas.
A ação educativa foi desenvolvida com base na observação participante, que permitiu
intervir diretamente junto de um grupo de alunos do 3º ano, utilizando a metodologia de
projeto realçando e reforçando a autonomia e a ação dos alunos. Durante este período
recolheu-se dados no terreno, confrontando-se práticas institucionais com as propostas
teóricas obtidas na revisão de literatura. Este procedimento permitiu refletir sobre a ação
desenvolvida e melhorar as práticas educativas de intervenção pedagógica, tendo em
conta a estimulação sustentada do processo de questionamento, investigação, reflexão,
aquisição, exposição e avaliação de conhecimentos das crianças.
Description
Keywords
Ensino Básico Trabalho de Projeto Aprendizagem significativa Cooperação Ensino de história