Repository logo
 
Publication

Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria
dc.contributor.authorAlmeida, Catarina
dc.date.accessioned2016-03-14T19:19:30Z
dc.date.available2016-03-14T19:19:30Z
dc.date.issued2015-06-30
dc.description.abstractA elaboração deste relatório final teve por problema central a intervenção pedagógica inspirada na metodologia de projetos aplicada ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi implementado com um grupo de dezassete alunos do terceiro ano de escolaridade, com o consentimento e colaboração da professora cooperante, e constitui a base de recolha de dados, obtidos por uma amostragem não representativa. A revisão de literatura dá predomínio a propostas recentes do Ministério da Educação, promovendo uma perspetiva de intervenção voltada para o trabalho por projetos (Vasconcelos) ou pedagogia participativa (Formosinho)…, dentre outros modelos interacionais voltados para o aprender a aprender e para a construção de aprendizagens interdisciplinares cooperativas e significativas. O trabalho opta por uma metodologia de cariz qualitativo com observação direta e participante, recolhendo dados a partir de notas de campo e de uma conversa informal com as crianças para avaliação das práticas desenvolvidas. A ação educativa foi desenvolvida com base na observação participante, que permitiu intervir diretamente junto de um grupo de alunos do 3º ano, utilizando a metodologia de projeto realçando e reforçando a autonomia e a ação dos alunos. Durante este período recolheu-se dados no terreno, confrontando-se práticas institucionais com as propostas teóricas obtidas na revisão de literatura. Este procedimento permitiu refletir sobre a ação desenvolvida e melhorar as práticas educativas de intervenção pedagógica, tendo em conta a estimulação sustentada do processo de questionamento, investigação, reflexão, aquisição, exposição e avaliação de conhecimentos das crianças.pt_PT
dc.identifier.tid201064677pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12302
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectTrabalho de Projetopt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectEnsino de históriapt_PT
dc.titleMetodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Prática de Ensino Supervisionadopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ALMEIDA Catarina 2015.pdf
Size:
21.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: