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Abstract(s)
O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do
Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge da
observação e da prática pedagógica desenvolvida no contexto da PES, numa turma do
4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, da rede pública de educação da cidade de Lisboa.
O estudo desenvolvido procura investigar e refletir sobre as potencialidades da
aprendizagem cooperativa como estratégia de intervenção em indisciplina na sala de
aula. Assim sendo, foram refletidos e aprofundados conceitos como: a indisciplina na
sala de aula, relação pedagógica e gestão de qualidade de sala de aula, salientando-se as
perspetivas preconizadas por Amado e Freire, 2002; Estrela, 2002 e Veiga, 2007; bem
como as características e potencialidades da aprendizagem cooperativa identificadas por
Bessa e Fontaine, 2002; Serra, 2007 e Lopes e Silva, 2009.
A metodologia adotada foi o paradigma metodológico designado como
investigação qualitativa, seguindo a perspetiva de Coutinho, 2006; Aires, 2011 e Stake,
2011, uma vez que teve como objetivo conhecer e interpretar um dado contexto
complexo. A principal técnica de recolha de dados utilizada foi a observação
participante, descrita por Afonso, 2005, em que os dados foram sendo registados em
memorandos de caráter descritivo e reflexivo, mediante registos de notas pessoais da
observação e da análise documental realizada. Desde o início, a prática pedagógica e a
realidade observada foram objeto de reflexão e questionamento, sendo encaradas não
como um fim em si mesmas, mas como partes constituintes de todo o processo.
Com o presente estudo, pudemos constatar que a aprendizagem cooperativa
promove a participação e interação dos intervenientes, produzindo de facto alterações
positivas no contexto de aprendizagem que levam à redução de situações e práticas
indisciplinares.
Description
Keywords
Ensino Básico Aprendizagem Cooperativa Indisciplina Relação Pedagógica Gestão da Sala