Browsing by Issue Date, starting with "2014-09-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A gestão das relações interpessoais em ambiente escolar - Assembleias de turmaPublication . Branco, Ana Sofia; Macara, Maria
- A bordo do “Tapete Voador”: Histórias e Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Francisco, Inês; Macara, MariaO presente relatório científico surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do E. Básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este visa refletir o percurso da prática pedagógica e o que foi observado durante a mesma, numa turma de 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mas também descrever o estudo realizado para responder a problemática que emergiu naquele contexto e que consiste em compreender como podem as histórias constituir contextos catalisadores de desenvolvimento e aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia da investigação é qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação registada em notas de campo, a partir de atividades de fruição da leitura e da narração mas também do desenvolvimento de aprendizagens curriculares planeadas em roteiro multidisciplinar, a partir do tempo e do espaço, das personagens e das peripécias da narrativa como transitividade para o conhecimento do real. Com o quadro teórico e os dados analisados concluí que as histórias contribuem para o desenvolvimento da criança de forma integral, que contêm potencialidades de desencadear motivação para o processo de aprendizagem e que mobilizam conhecimentos tendo um caracter multidisciplinar e interdisciplinar satisfazendo os objetivos curriculares e as intencionalidades pedagógicas nas diversas áreas, incluindo a área das expressões.
- Flavor tagged time-dependent angular analysis of the $B_s \rightarrow J/\psi \phi$ decay and extraction of $\Delta\Gamma$s and the weak phase $\phi_s$ in ATLASPublication . ATLAS collaboration (2898 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA measurement of the $B_s \rightarrow J/\psi \phi$ decay parameters, updated to include flavour tagging is reported using $4.9 fb^{-1}$ of integrated luminosity collected by the ATLAS detector from $\sqrt{s}= 7$TeV $pp$ collisions recorded in 2011 at the LHC. The values measured for the physical parameters are: \begin{eqnarray*} \phi_s & = & 0.12 \pm 0.25(stat.)\pm 0.05(syst.)rad \\ \Delta\Gamma & = & 0.053 \pm 0.021(stat.) 0.010(syst.)ps^{-1} \\ \Gamma_s & = & 0.677 \pm 0.007 (stat.)\pm 0.004 (syst.)ps^{-1}\\ |A_{\parallel}(0)|^2 & = & 0.220 \pm 0.008 (stat.)\pm 0.009(syst.)\\ |A_{0}(0)|^2 & = & 0.529 \pm 0.006 (stat.)\pm 0.012(syst.)\\ \delta_\perp & = & 3.89 \pm 0.47(stat.) \pm 0.11(syst.)rad \end{eqnarray*} where the parameter $\Delta\Gamma$ is constrained to be positive. The $S$-wave contribution was measured and found to be compatible with zero. Results for $\phi_s$ and $\Delta\Gamma$ are also presented as $68\%$ and $95\%$ likelihood contours, which show agreement with the Standard Model expectations.
- Tratamento de informação e operações no Departamento de "Back Office" da Orey Financial, Instituição Financeira de Crédito S.A.Publication . Cardona Furtado Calengue, Anailde; Cabrito, BelmiroEste estágio surge como forma de dar resposta a uma necessidade pessoal de formação, aprendizagem e dinamização. Neste relatório trata-se essencialmente de tudo quanto se revelou crucial para a realização do estágio assim como da perceção da situação e dinâmica dos estágios, em Portugal principalmente. Foi possível aqui perceber-se os esforços que têm vindo a ser feitos tanto ao nível das instituições de ensino como das instituições laborais de maximizar a utilidade dos estágios. Assim, refere-se o papel que a realização de estágios pode ter para a vida profissional dos indivíduos e a razão da escolha pela modalidade de estágio para conclusão do mestrado. Considerou-se também importante efetuar uma abordagem a toda a envolvente da "Orey Financial", assim como o Grupo em que se encontra inserida, a sua atividade, os serviços e outros aspetos relevantes. Ao longo do relatório e mais precisamente na descrição do estágio, fez-se uma introdução aos departamentos mais diretamente ligados à atividade desempenhada, referiu-se as atividades desempenhadas e o seu desenrolar ao longo dos 6 meses naquela instituição, assim como algumas recomendações e sugestões finais. A passagem pela "Orey Financial IFIC S.A." foi feita no departamento "Back Office", onde foi possível ganhar destreza e agilidade na execução de diversas atividades, assim como aprender fundamentalmente as ferramentas essenciais de trabalho a nível do sistema SIFOX, programa informático de execução de todas atividades daquele departamento.