IP - ISEITA - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada
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Browsing IP - ISEITA - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Análise comparativa da aptidão física dos alunos dos diferentes cursos do ensino secundárioPublication . Veiga, Pedro; Willig, RenataO presente relatório tem por base uma análise reflexiva relativamente ao estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. O estágio decorreu em duas escolas deste agrupamento: na Escola Secundária de Santo André e na Escola Básica 2º e 3º Ciclos da Quinta da Lomba, no ano letivo 2022/2023, com duas turmas uma do 10ºano, do curso de Ciências Socioeconómicas e outra do 8º ano de escolaridade. Este relatório está dividido em quatro áreas, na primeira é destacada a importância da Prática de Ensino Supervisionada e caraterizada a instituição onde o estágio foi realizado. Na segunda área é relatado como decorreu o planeamento, o ensino e a avaliação. Na terceira área é descrito o envolvimento do estagiário na comunidade escolar. Na quarta área, apresenta-se uma investigação relacionada com a temática da aptidão física, com o objetivo de comparar a aptidão física de alunos de uma escola secundária tendo em conta os diferentes cursos cientifico-humanísticos, bem como realizar uma subanálise pelo sexo. Por último, enunciam-se as conclusões de todo o processo através de uma reflexão final.
- Análise da habilidade motora andar de bicicleta dos alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas André de Gouveia, ÉvoraPublication . Pedro, Tiago; Rodriguez, Ana CarolinaA Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), proporciona aos alunos uma imersão no ambiente escolar. Esta componente curricular permite colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, superando situações reais da prática pedagógica. Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores, preparando-os de forma abrangente e eficaz para os desafios do ensino e aprendizagem. Além disso, este relatório também aborda a integração com a equipa docente, a interação com os alunos e a participação em projetos e atividades extracurriculares da escola, ao longo do estágio, foi possível observar e participar ativamente do ambiente escolar, contribuindo para o meu crescimento profissional e pessoal. Espera-se que este relatório seja uma ferramenta útil para futuros estagiários, bem como para os profissionais da área da educação interessados em conhecer as práticas e desafios enfrentados no contexto escolar. Por fim, agradeço a todos os envolvidos no processo de estágio e na elaboração deste relatório, pois sem o apoio e orientação deles, não seria possível atingir os objetivos propostos. Este relatório aborda as quatro áreas do perfil de desempenho docente: Dimensão Profissional, Social e Ética, Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Dimensão de Participação na Escola em Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento ao Longo da Vida. Destaca-se o papel do professor estagiário de Educação Física (EF) no processo de ensino-aprendizagem, planeamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas, participação no Desporto Escolar e trabalho com a comunidade, além de um estudo científico realizado sobre a habilidade motora de andar de bicicleta de alunos do 1º ciclo. Essas áreas constituem um conjunto de competências e responsabilidades que guiaram minha atuação como estagiário e futuro profissional da EF.
- Análise da intensidade de esforço percecionado pelos alunos entre aulas de modalidade desportiva individual e coletivaPublication . Ferreira, Valter; Rodrigues, PaulaO presente documento é singular e intransmissível e abarca o percurso enquanto estudante-estagiário, durante um ano letivo, na prática de ensino supervisionada do mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. É composto por uma análise detalhada argumentativa das quatro áreas que constituem o estágio: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. Nesta última área foi efetuado um estudo para analisar a intensidade de esforço percecionado pelos alunos entre aulas de modalidade desportiva individual (Badminton) e coletiva (Andebol), que contou com a participação de 24 alunos (17,37± 0,49) que efetuaram duas aulas de cada modalidade. Os resultados dos grupos de prática e não praticantes foram comparados, através dos quais apenas se observaram diferenças estatisticamente significativas na variável perceção subjetiva de esforço na modalidade de Andebol (p=,018). O grupo não praticante demonstrou uma perceção de esforço mais elevada (5,9±0,77) comparativamente com o grupo de prática (4,84±1,1). Entre as modalidades de andebol e badminton, aquela que registou valores mais altos relativamente à PSE foi a de andebol, tanto no caso de alunos praticantes de AFDE como no caso de alunos não praticantes. Relativamente ao género, o masculino foi aquele que revelou a taxa mais elevada de PSE. Os valores relativos à correlação entre níveis de PSE referidos pelos alunos e os valores de FC medidos, permitiram concluir a inexistência de correlação estatisticamente significativa entre ambas. Desta forma, podemos recomendar a metodologia de PSE como uma estratégia viável de monotorização em aula de EF, por ser de aplicação simples, rápida e sem existir necessidade de recorrer a material caro.
- Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos)Publication . Dias, João; Flôres, FábioO documento que a seguir se transcreve tem como finalidade refletir e descrever dinâmicas associadas e desenvolvidas durante o processo de estágio pedagógico, no ano letivo 2021/2022, numa escola secundária em Lagos – Algarve. Estarão registados neste documento todos os fundamentos do processo, todas as opções metodológicas e didáticas, propostas e/ou aplicadas no decorrer do ano letivo. O trabalho prático desenvolveu-se numa turma de terceiro ciclo – 9ºano - onde se aplicaram as orientações curriculares que são consideradas nas Aprendizagens Essenciais que visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A praticidade do trabalho desenvolvido está registada num portfólio, elaborado com a finalidade de reunir documentos relativos à organização interna do agrupamento, do departamento, do grupo de Educação Física e construídos/personalizados para a turma. Este relatório pretende descrever e refletir sobre o impacto da prática letiva e sobre a análise do percurso enquanto estagiário, na vertente holística e metodológica, com enfoque nas quatro áreas de formação do Professor; Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida - foi desenvolvido um estudo de investigação científica que dá título ao próprio relatório – “Análise da oportunidade de estimulação motora em crianças da região Algarve (6-11 anos).”
- Análise da velocidade em contexto escolarPublication . Morgado, Manuel; Vieira, PauloNeste estudo pretendemos verificar se existe associação entre a velocidade, força inferior, agilidade e resistência, no contexto escolar do Colégio Marista de Carcavelos, analisando-se também complementarmente o efeito do género e do índice de Massa corporal, nesta relação. A amostra foi composta por 1038 alunos, repartidos pelos 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário do Colégio Marista de Carcavelos, sendo 519 (50%) raparigas. As idades dos alunos oscilam entre os 9 e os 17, com uma média de 13,2 anos de idade. Método: Foi utilizada a bateria de testes de condição física, em que se incluem os testes de velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia, assim como o índice de massa corporal. Globalmente os resultados revelaram que, neste contexto em particular, há uma associação entre a velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia. Este estudo aponta para a necessidade de dar importância ao treino da velocidade e de serem introduzidos no contexto escolar exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: força inferior, resistência e agilidade.
- Análise do método Suzuki vol. 1 para violinoPublication . Passos, Filipe; Carvalho, HelenaO seguinte relatório expõe a atividade desenvolvida no ano letivo de 2016/2017 na Academia de Música Fernandes Fão, e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte aborda a experiência pedagógica enquanto estagiário. Neste contexto o estagiário manteve a direção pedagógica do ensino do violino e viola de arco a alunos do 1º e 7º grau de ensino especializado da música. Na segunda parte do relatório consta uma pesquisa, colheita, e avaliação das técnicas e dificuldades sentidas na aplicação do Método Suzuki. Foi elaborado um estudo de caso observacional com o objetivo de compreender quais as principais dificuldades sentidas pelos alunos e professores na utilização deste modelo de aprendizagem. Com base nas dificuldades observadas foram propostas técnicas para reduzir o impacto das mesmas na aplicação do Método Suzuki tornando-o mais eficaz.
- Análise retrospetiva da influência da aptidão aeróbia do desempenho académico da disciplina de educação físicaPublication . Catarino, Fábio; Rodrigues, PaulaO presente relatório, integrado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, proporcionado pelo Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada (ISEIT), vem apresentar todo o processo pedagógico do ano letivo de 2019/ 2020 realizado em uma instituição de ensino cooperativo. Este documento apresenta-se dividido em quatro partes diferenciadas, as primeiras três relacionadas com todos os procedimentos realizados no âmbito do Estágio Pedagógico e uma última, que contempla um trabalho de investigação. Na fase inicial é realizada a caraterização da escola de estágio e o Domínio da Intervenção Profissional, Social e Ética. Seguidamente, é descrito todo o processo da Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, onde é mencionado o processo de planeamento, de ensino e avaliação. Em relação à Participação na Escola e na Comunidade, serão mencionadas todas as atividades do grupo de Educação Física da escola onde estive envolvido. Por último, na dimensão Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, realizou-se um estudo que teve como objetivo uma análise retrospetiva dos últimos 5 anos - de 2016 a 2020 das relações existentes entre a aptidão aeróbia (VO2 máximo) e os resultados académicos obtidos na disciplina de Educação Física no final do ano letivo em alunos do 7.º ano de escolaridade. A amostra foi constituída por 537 alunos do 7.º ano de escolaridade, 254 do género feminino e 283 do género masculino, numa escola na Benedita, concelho de Alcobaça. Na realização do estudo, para a avaliação da Aptidão Física dos alunos, foi aplicado um teste integrante na bateria de testes do fitnessgram, o teste vaivém, o qual permite a avaliação da aptidão aeróbia. Entre os anos 2016 e 2019, os dados foram facultados pelo grupo de Educação Física da escola e os dados do ano 2020 tiveram recolha entre os dias 10 a 14 de fevereiro desse ano. Os dados foram tratados e analisados através do programa informático IBM SPSS Statistics, versão 22. No tratamento estatístico foram utilizados os testes Kolmogorov – Smirnov, o U de Mann-Whitney e o teste de correlação de Spearman. Os efeitos da analogia em estudo vieram a revelar relações muito positivas entre a aptidão aeróbia e as classificações finais na disciplina de Educação Física, tanto no género masculino como no feminino, em todos os anos letivos considerados, sendo que o género masculino teve um melhor desempenho de VO2 máximo e de desempenho escolar, em relação ao feminino. Concluiu-se que os alunos com níveis mais elevados de aptidão aeróbia apresentaram um melhor desempenho académico na disciplina de Educação Física no final do ano letivo. O relatório final termina com a conclusão geral e com as respetivas referências bibliográficas.
- Ansiedade nos estudantes em educação física no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundárioPublication . Brouillard, Mathilde; Vieira, FernandoNa adolescência existe uma redução no interesse pelas aulas de Educação Física, sendo que uma das causas apontadas é a ansiedade. A ansiedade é um estado emocional presente no ser humano que se manifesta a nível psicológico e/ou fisiológico, nascendo a partir de uma sensação de perigo, sendo esta realista ou não. Existe a ansiedade traço, estado emocional que vive em permanência com o individuo e ansiedade-estado, estado emocional temporário e variável nas suas manifestações cognitivas e somáticas, aferindo-se assim que quem apresenta um elevado grau de ansiedade-traço responde com mais ansiedade em situações avaliativas e/ou competitivas. Esta investigação científica debruça-se sobre os níveis de ansiedade percebidos pelos estudantes nas aulas de Educação Física. É importante reduzir os níveis de ansiedade para poder atingir os objetivos da mesma nomeadamente na aquisição dos estilos de vida ativos e saudáveis. Assim sendo, o principal objetivo deste estudo será analisar os níveis de ansiedade nos domínios Cognitivos (Processos Cognitivos e Preocupações) e Somática dos estudantes na disciplina de Educação Física. O instrumento de avaliação aplicado é a Escala de Estado de Ansiedade em Educação Física traduzida e validada para a língua portuguesa de Portugal por Lima, Saavedra, Fernandes, Lazouras e Barkoukis (2015). A amostra é constituída por 270 alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário da região de Lisboa e Vale do Tejo. A conclusão do estudo indica que estes estudantes apresentam, no geral, pouca ansiedade-estado (2,08±0,72). Existe uma associação positiva, no geral, entre a idade e a ansiedade-estado, ao seja, quanto mais a idade avança mais ansiedade-estado os estudantes têm. O género feminino apresenta, no geral, nos níveis superiores de ansiedade-estado face ao género masculino. Os estudantes que praticam desporto federado apresentam níveis inferiores de ansiedade-estado, no geral, do que os que não praticam desporto federado.
- Aplicação da sociometria na formação de equipas/grupos, nas aulas de educação física de uma turma do 10ºanoPublication . Saúde, Rui; Rebolo, Maria AmáliaNeste trabalho consta uma abordagem síntese sobre o meu percurso e experiência profissional, diversificada e adquirida desde 2002, como docente no ensino público e a frequência em pós-laboral, no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários e respetivo estágio integrado na escola Secundária Padre Alberto Neto em Queluz. O estágio foi realizado junto de uma turma de 10ºano, aliado ao estatuto trabalhador estudante. Foi um desafio que exigiu de mim muito esforço, dedicação e sacrifício. A superação deste desafio foi sendo suplantado por etapas, dia a dia, com a vontade que me impulsionava, pelo querer e determinação que me movia e apoio dos que me rodeavam. Este relatório baseia-se também no Plano Individual de Formação e no Portfólio de Estágio, que refletem toda a pesquisa e estudo realizado no âmbito de quatro áreas de intervenção da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado: Profissional, Social e Ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade; Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta última desenvolveu-se com um estudo que se pretende debruçar sobre a “Aplicação da Sociometria na formação de equipas/grupos nas aulas de Educação Física de uma turma do 10ºano”. Este estudo tem como objetivo explorar uma ferramenta, a sociometria, que considero muito útil como suporte no desempenho de funções docentes como professor de Educação Física. Trata-se de uma ferramenta facilitadora na constituição de equipas e grupos de trabalho na aula. O presente estudo acaba por ter algumas limitações, devido ao encerramento precoce das escolas em março de 2020, sendo uma contrariedade para a continuidade da aplicação do questionário sociométrico, com maior relevância e profundidade.
- A aprendizagem do contrabaixo no ensino a distânciaPublication . Pedro, Samuel; Luís, LinaO ensino a distância configura-se como uma modalidade de oferta educativa em alternativa das aulas presenciais devido à pandemia por COVID-19. Assim, em março de 2020 teve de se optar por esta modalidade de ensino, alicerçada na integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem do contrabaixo como meio para que todos tivessem acesso à continuidade do estudo deste instrumento. Tendo em conta o facto de se ter lecionado a distância, procurou-se conhecer a opinião dos alunos acerca da aprendizagem do contrabaixo nesta modalidade de ensino. Nesta linha, definiu-se como principal objetivo conhecer a opinião dos alunos acerca da aprendizagem do Contrabaixo nesta modalidade de ensino. Para concretizar este objetivo optou-se pela criação de um questionário elaborado ad hoc aplicado numa amostra constituída por 7 alunos a quem se lecionaram aulas de contrabaixo a distância, durante o período de 14 de abril de 2020 a 19 de junho de 2020.