IP - ISEITA - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada
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- Influência da personalidade na utilização das redes virtuais:Publication . Martins, Virgínia; Jesus, ArturA Internet representa um mundo de interacção e comunicação a nível global. A sua utilização cresceu exponencialmente nos últimos anos, sendo os mais novos consumidores assíduos destas novas tecnologias. Esta elevada afluência dos adolescentes às redes sociais virtuais suscitaram o interesse de diversos investigadores, que pretenderam compreender as novas dimensões de interacção, de comunicação e de relacionamento entre os jovens e as consequentes implicações (Resende, 2011). O presente estudo pretendeu investigar a influência das dimensões psicossociais (i.e. personalidade, auto-estima e autoconceito) na utilização das redes sociais virtuais numa população de adolescentes. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e correlacional. Os participantes foram 177 adolescentes de uma escola secundária de Viseu, entre os quais 55,4% eram rapazes e 44,6% raparigas, de idades compreendidas entre os 12 e 19 anos. De uma forma geral, constatou-se que a Auto-Estima, a Competência Atlética, a Aparência Física (domínios do autoconceito), a Saliência e o Uso Excesso (dimensões do teste de adição à Internet) obtiveram resultados significativos para a utilização diária das redes. A personalidade não obteve resultados significativos para a utilização das redes. Relativamente ao teste de adição, a Negligência do Trabalho obteve resultados significativos para o género, enquanto a Saliência, a Antecipação, a Falta de Controlo e a Negligência da Vida Social obtiveram resultados significativos para a idade. Esta investigação contribuiu para expor uma realidade cada vez mais implementada na nossa sociedade e, permitir uma compreensão das possíveis consequências, positivas e negativas, que a utilização das redes sociais acarreta no desenvolvimento dos nossos adolescentes.
- Idealização e construção de adaptador de trompete para criança com amputação congénitaPublication . Bentes, João; Rosa, JoaquimEste trabalho está dividido em duas partes, a primeira descreve o Estagio realizado na Escola Profissional Metropolitana (EPM) com os Professores Filipe Coelho, Reinaldo Guerreiro e Gonçalo Marques. Na primeira parte deste relatório foram abordados alguns pontos fundamentais, tais como expectativas iniciais em relação ao estágio e o perfil de competências a atingir. Dentro do perfil de competências a atingir, foi elaborada uma análise SWOT onde foram referidos aspetos a desenvolver e competências adquiridas a consolidar. Em relação à estrutura da Metropolitana, da qual depende a EPM, foram descritos neste relatório aspetos da sua organização e gestão. Em relação à EPM foram abordados os planos curriculares, unidades de aprendizagem, competências a desenvolver, comentários ao programa da disciplina de instrumento, programa de trompete e módulos. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada (PES), foi descrita toda a sua planificação, seu nível de consecução de objetivos, e no final foi elaborada uma reflexão final. A segunda parte retrata a investigação levada a cabo na conceção e materialização de um adaptador para uma aluna com amputação congénita do antebraço esquerdo. Esta investigação foi um grande desafio, uma vez que, e após pesquisa exaustiva, concluiu-se que não existe nada deste tipo concebido, exclusivamente, para o estudo do trompete. Uma das possibilidades era construir um trompete adaptado, mas o tempo de espera e o elevado custo fez com que tivesse optado por esta abordagem, de custo acessível e com reduzido tempo de espera. Outra possibilidade era o uso de uma prótese, mas o fator psicológico de recusa da prótese é muito forte nesta aluna, que recusou desde sempre o seu uso. A amputação congénita não é impeditiva ao estudo do trompete, e neste caso nem sequer foi necessário usar diferenciação curricular, apenas criar o adaptador para que a aluna pudesse segurar o trompete e manter uma postura correta garantido desta forma condição possível para a prática do trompete.
- A Relação entre os gestos corporais e o ensino da expressividadePublication . Melo, Madalena; Rosa, JoaquimO presente documento é constituído por duas partes. A primeira parte consiste no relatório do estágio profissional realizado na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN). Este estágio decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Música, frequentado pela estagiária no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada (ISEIT) entre 2012 e 2014. Vários aspectos fundamentais do estágio são aqui descritos, sempre que possível de forma crítica e reflexiva: estrutura e objectivos do estágio, instituição de acolhimento, calendarização do estágio, participação da estagiária nas actividades da EMCN, planificação e implementação de actividades na EMCN por parte da estagiária, reflexão final. A segunda parte deste trabalho consiste no projecto de investigação levado a cabo durante o estágio. O tema desta investigação é a relação entre os gestos corporais e o ensino da expressividade. Recolheram-se dados secundários acerca da temática em causa através de uma revisão da literatura. Este foi o ponto de partida para a colocação de duas hipóteses: (1) Será uma prática comum no ensino da música utilizar-se os gestos corporais como estratégia didáctica para trabalhar a expressividade? (2) Poderá um trabalho pedagógico exclusivo em torno dos gestos corporais facilitadores do som e descritivos do som contribuir, a curto prazo, para uma melhoria do nível de expressividade dos alunos, concretamente no que diz respeito ao som por eles produzido? Procurámos responder a estas questões com uma recolha de dados primários. Esta recolha fez-se através de um questionário realizado aos professores de cordas friccionadas da EMCN e de um estudo experimental realizado com dois alunos de viola de arco também da EMCN.
- O ensino da pedalização ao pianoPublication . Vellotti, Alessio; Rosa, Joaquim; Oliveira, PauloEste trabalho é constituído por duas grandes secções. Na primeira parte é efectuada uma descrição do estágio que realizei no Instituto Gregoriano de Lisboa, com a supervisão dos orientadores cooperantes Eurico Rosado e Ilda Ortín. Nesta parte encontra-se uma reflexão sobre as diversas dimensões da minha actividade docente e uma análise dos aspectos que contribuíram para o meu desenvolvimento profissional. A segunda parte é constituída pelo Projecto de Investigação, cujo tema é O Ensino da Pedalização ao Piano. Aqui foi feita uma revisão da literatura e efectuado um estudo qualitativo, procurando investigar se as sugestões fornecidas pelos textos e as metodologias utilizadas em sala de aula são suficientes para a resolução dos problemas pedagógicos. Desta forma, espera-se dar um pequeno contributo para um ensino mais eficaz da pedalização ao piano, estimulando a discussão acerca deste tema.
- Literacia para a saúde e automedicação do adulto na gripe sazonal, numa amostra da população em geralPublication . Pereira, Nelson; Figueiras, Maria JoãoO presente estudo teve como objectivo investigar a automedicação do adulto na gripe sazonal. Trata-se de um estudo exploratório onde os participantes são de ambos os sexos e com idades a partir dos 18 anos. Foi aplicado um questionário com objectivo de recolher e analisar informação sobre literacia para a saúde, percepção da doença, automedicação na população em geral e informação sociodemográfica. No nível de literacia para a saúde verificaram-se diferenças entre sexos nos cuidados de saúde onde os homens apresentam valores mais elevados. Os resultados referentes à percepção da doença indicam uma relação significativa entre a identidade da gripe sazonal e a automedicação, diferenças entre o controlo pessoal e automedicação na gripe (especificamente) e diferenças entre o grupo etário18-30 anos e os restantes nas consequências da gripe. Verificou-se uma relação entre automedicação na gripe sazonal e a identidade de sintomas associados, indivíduos que se automedicam para a gripe sazonal referem maior controlo pessoal e os mais novos atribuem mais consequências à gripe sazonal. Estes resultados permitiram identificar factores que podem contribuir para o delineamento de estratégias de prevenção ao nível da automedicação.
- Adaptação e validação da escala Mental Health Literacy para a população portuguesaPublication . Rocha, Inês; Neto, DavidOs instrumentos validados para a população portuguesa, com o objetivo de avaliar a literacia em saúde mental, são bastante reduzidos. Com este estudo pretende-se traduzir adaptar e validar a escala Mental Health Literacy de O’Connor e Casey (2015) para a população portuguesa, recorrendo a uma tradução e retradução do instrumento. Pretende-se ainda avaliar a fiabilidade e validade da escala. Mental Health Literacy Scale é um instrumento que avalia o nível de literacia em saúde mental, sendo constituído por 35 itens e seis atributos: reconhecimento de perturbações; conhecimento na procura de informações relacionadas com a saúde mental; conhecimento sobre os fatores de risco e as suas causas; o conhecimento sobre tratamentos; conhecimento sobre a ajuda profissional disponível e atitudes que promovem o reconhecimento na procura de ajuda
- Os jovens universitários:Publication . Viegas, Bruno; Neto, DavidUma autoestima negativa está positivamente correlacionada com consumos significativos de álcool, bem como com vivência de sintomas psicopatológicos. A literacia em saúde mental também tem impacto nas ultimas duas variáveis referidas, sendo que quanto menor for a literacia, maiores serão os consumos, e número e gravidade dos sintomas. O objetivo central do estudo incide no impacto que a literacia em saúde mental e a autoestima podem ter no consumo de álcool e vivências da sintomática psicopatológica. Neste sentido, foram aplicados os seguintes questionários: Breve Inventário de Sintomas (Derogatis, 1993), adaptado por Canavarro (1999); Alcohol Use Disorder Identification (Cunha, 2002); Rosenberg Self Esteem Scale (Rosenberg, 1965), adaptada por Santos e Maia (1999); Mental Health Literacy Scale (Casey, Leanne & Clough, 2014) adaptada por Rocha (2016). A aplicação foi realizada com 135 estudantes universitários entre os 18 e os 29 anos, seguindo-se a análise dos dados através de uma regressão linear simples e Teste-T para amostras independentes. Os resultados indicam que uma baixa literacia em saúde mental e uma autoestima negativa, não tem um poder preditivo forte nos consumos de álcool e vivências psicopatológicas. Verificam-se apenas diferenças entre as médias obtidas na variável "vivência de sintomas psicopatológicos" nos grupos com autoestimas positiva e negativa. Os participantes mostram, na generalidade, uma autoestima positiva, literacia em saúde mental elevada, baixos consumos de álcool e uma média reduzida na vivência de sintomas, justificando os resultados apurados. Propõem-se mais estudos, a fim de clarificar qual a relação existente entre todas as variáveis consideradas.
- A associação entre as avaliações das disciplinas de maior peso nos currículos de 9º ano e a avaliação de Educação FísicaPublication . Figueiredo, Nuno; Barrigas, CarlosNo cumprimento da ordem de trabalhos do estágio surge este documento que define e resume todo o trabalho realizado ao longo deste ano letivo. O trabalho desenvolvido, ao longo deste estágio, é caraterizado pela lecionação da disciplina de Educação Física de duas turmas de anos letivos diferentes, pela minha participação num núcleo de Desporto Escolar, pela participação direta nas inúmeras atividades desenvolvidas, pelo envolvimento com o grupo de Educação Física, pela interação na direção de uma turma e pelos seminários realizados na comunidade escolar onde estive envolvido. Paralelamente ao trabalho realizado na Escola foi desenvolvido um estudo de investigação no sentido de verificar a existência de uma associação entre as avaliações das duas disciplinas de maior peso nos currículos do 9º ano (Português e Matemática), a avaliação de Educação Física e os resultados da bateria de testes do Fitnessgram aplicados nesta escola, considerando o género dos alunos. Para concluir este trabalho foi ainda realizada uma reflexão sobre o contributo deste estágio para o desenvolvimento de competências, verificando e confirmando a evolução registada.
- Guitarra de 7/8, no processo de aprendizagem de alunos de estatura física pequenaPublication . Vicente, Rui; Lopes, JoséEste trabalho é constituído por duas secções distintas. A primeira consiste numa reflexão profunda acerca da Prática de Ensino Supervisionada que teve lugar no Conservatório de Música de Santarém. Pretende-se através de uma atitude reflexiva, descrever de que forma as aulas supervisionadas e observadas, a participação na escola e comunidade assim como todas as atividades concebidas durante esta etapa influenciaram a minha condição profissional. A segunda parte contempla o projeto de investigação o qual pretende estudar a relação das caraterísticas específicas de construção da guitarra de 7/8, no processo de aprendizagem de alunos de estatura física pequena. Submetida uma amostra a determinados instrumentos de recolha de dados, pretende-se relacionar qual a influência da guitarra de 7/8 na utilização de ambas as mãos, em relação aos aspetos técnicos, interpretativos e de aprendizagem de alunos específicos.
- Preferências da população em geral em relação à comunicação nas consultas com o médico de famíliaPublication . Guedes, João; Figueiras, Maria JoãoO presente estudo pretende (1) Caracterizar as preferências da população em geral em relação à comunicação nas consultas com o médico de família. (2) Identificar se existem diferenças nas preferências da população em geral em relação à comunicação nas consultas com o médico de família em função das características sócio-demográficas. Trata-se de um estudo exploratório, em que os participantes (n=373) de ambos os sexos e maiores de 18 anos, completaram um inquérito divulgado através das redes sociais que mediu as preferências no que diz respeito à comunicação com o seu médico de família, avaliando quatro dimensões: Participação do paciente e orientação, comunicação eficaz e aberta, comunicação e apoio emocional, e comunicação sobre as circunstâncias pessoais. Foi também medida uma avaliação sobre a correspondência entre a comunicação do médico e as preferências de comunicação do utente. Verificaram-se diferenças significativas nas preferências de comunicação de acordo com as características sócio-demográficas e identificaram-se as dimensões mais relevantes para os utentes. O conhecimento das preferências de comunicação é uma dimensão importante da consulta e pode contribuir de forma significativa para a interação profissional de saúde – utente e para promoção da adesão terapêutica.